INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239 |
Resumo: | O contato com o método científico a partir da educação básica pode estimular modificações no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concepções e perspectivas de estudantes e docentes da Escola Estadual Santa Quitéria, Esmeraldas- MG, a partir das experiências vivenciadas durante a participação no eixo “Territórios de Iniciação Científica - (TICs)”, do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, de Minas Gerais. O projeto teve por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa em escolas da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram obtidos por intermédio de questionários, disponibilizados de forma eletrônica, e entrevistas. Os alunos reconheceram que a participação em projetos científicos pode ser um instrumento de mudança e que o contato com a pesquisa, já na educação básica, pode incentivar a entrada dos alunos na graduação. Relataram também que os TICs podem facilitar a inserção desses estudantes, quando no ensino superior, em programas de iniciação científica, tendo em vista a familiarização com a metodologia. Além das experiências vivenciadas pelos estudantes, que tiveram seu primeiro contato com a investigação científica, projetos dessa natureza podem incentivar a formação continuada dos docentes, acarretando em um aumento no número de professores com titulação de mestrado e doutorado dentro das escolas, o que pode favorecer, por sua vez, a continuidade no desenvolvimento de pesquisas nas instituições de ensino fundamental e médio. |
id |
UVRV-2_dfce753fb6143be5de5af517d4ae8719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6239 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAISIniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente. Método Científico. Formação DiscenteO contato com o método científico a partir da educação básica pode estimular modificações no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concepções e perspectivas de estudantes e docentes da Escola Estadual Santa Quitéria, Esmeraldas- MG, a partir das experiências vivenciadas durante a participação no eixo “Territórios de Iniciação Científica - (TICs)”, do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, de Minas Gerais. O projeto teve por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa em escolas da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram obtidos por intermédio de questionários, disponibilizados de forma eletrônica, e entrevistas. Os alunos reconheceram que a participação em projetos científicos pode ser um instrumento de mudança e que o contato com a pesquisa, já na educação básica, pode incentivar a entrada dos alunos na graduação. Relataram também que os TICs podem facilitar a inserção desses estudantes, quando no ensino superior, em programas de iniciação científica, tendo em vista a familiarização com a metodologia. Além das experiências vivenciadas pelos estudantes, que tiveram seu primeiro contato com a investigação científica, projetos dessa natureza podem incentivar a formação continuada dos docentes, acarretando em um aumento no número de professores com titulação de mestrado e doutorado dentro das escolas, o que pode favorecer, por sua vez, a continuidade no desenvolvimento de pesquisas nas instituições de ensino fundamental e médio. ABECDiniz, Fernanda Medeiros Diniz MedeirosCordeiro Júnior, Dirceu Antônio; Universidade Vale do Rio Verde - UninCor2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/623910.5892/ruvrd.v1i18.6239Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 79-882236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239/pdf_974http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6239/51810.5892/ruvrd.v18i1.6239.g1095198010.5892/ruvrd.v1i18.6239.s518Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS |
title |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS |
spellingShingle |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS Diniz, Fernanda Medeiros Diniz Medeiros Iniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente. Método Científico. Formação Discente |
title_short |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS |
title_full |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS |
title_fullStr |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS |
title_sort |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS |
author |
Diniz, Fernanda Medeiros Diniz Medeiros |
author_facet |
Diniz, Fernanda Medeiros Diniz Medeiros Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio; Universidade Vale do Rio Verde - UninCor |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio; Universidade Vale do Rio Verde - UninCor |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Fernanda Medeiros Diniz Medeiros Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio; Universidade Vale do Rio Verde - UninCor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente. Método Científico. Formação Discente |
topic |
Iniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente. Método Científico. Formação Discente |
description |
O contato com o método científico a partir da educação básica pode estimular modificações no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concepções e perspectivas de estudantes e docentes da Escola Estadual Santa Quitéria, Esmeraldas- MG, a partir das experiências vivenciadas durante a participação no eixo “Territórios de Iniciação Científica - (TICs)”, do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, de Minas Gerais. O projeto teve por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa em escolas da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram obtidos por intermédio de questionários, disponibilizados de forma eletrônica, e entrevistas. Os alunos reconheceram que a participação em projetos científicos pode ser um instrumento de mudança e que o contato com a pesquisa, já na educação básica, pode incentivar a entrada dos alunos na graduação. Relataram também que os TICs podem facilitar a inserção desses estudantes, quando no ensino superior, em programas de iniciação científica, tendo em vista a familiarização com a metodologia. Além das experiências vivenciadas pelos estudantes, que tiveram seu primeiro contato com a investigação científica, projetos dessa natureza podem incentivar a formação continuada dos docentes, acarretando em um aumento no número de professores com titulação de mestrado e doutorado dentro das escolas, o que pode favorecer, por sua vez, a continuidade no desenvolvimento de pesquisas nas instituições de ensino fundamental e médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239 10.5892/ruvrd.v1i18.6239 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v1i18.6239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6239/pdf_974 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6239/518 10.5892/ruvrd.v18i1.6239.g10951980 10.5892/ruvrd.v1i18.6239.s518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 79-88 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v1i18 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454437108252672 |