POLES OF OPPOSITION IN DRUMMOND’S POETRY: A READING OF THE POEM PASSAGEM DA NOIT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Santos, Natália Gonçalves de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias (Cascavel. Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2756
Resumo: A short interpretation of the poem “Passagem da noite” by Carlos Drummond de Andrade, written on the poems book A rosa do povo, of 1945. The chosen way for the interpretation text follows the direction of the two opposite poles found in Drummond’s poetry, MY OWN versus THE WORLD, especially at this book. Our objective is to demonstrate how Drummond works with these two perspectives. If in some poems, the poet chooses only one of the poles, as in “Versos à boca da noite”, in “Passagem da noite” we find a kind of harmony or maybe, a conflict. Brazilian Modernism – poetry – Drummond.
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spelling POLES OF OPPOSITION IN DRUMMOND’S POETRY: A READING OF THE POEM PASSAGEM DA NOITPÓLOS DE OPOSIÇÃO NA POESIA DRUMMONDIANA: UMA LEITURA DO POEMA “PASSAGEM DA NOITE”Modernismo brasileiroPoesiaDrummond.A short interpretation of the poem “Passagem da noite” by Carlos Drummond de Andrade, written on the poems book A rosa do povo, of 1945. The chosen way for the interpretation text follows the direction of the two opposite poles found in Drummond’s poetry, MY OWN versus THE WORLD, especially at this book. Our objective is to demonstrate how Drummond works with these two perspectives. If in some poems, the poet chooses only one of the poles, as in “Versos à boca da noite”, in “Passagem da noite” we find a kind of harmony or maybe, a conflict. Brazilian Modernism – poetry – Drummond.Uma breve análise do poema “Passagem da noite”, de Carlos Drummond de Andrade, localizado no livro de poemas A rosa do povo, de 1945. O caminho privilegiado para a leitura do texto segue a direção dos dois pólos de oposição encontrados na poesia de Drummond, o EU versus o MUNDO, especialmente neste livro. Nosso objetivo é mostrar como Drummond trabalha com estas duas perspectivas. Se em alguns poemas, o poeta privilegia somente um dos pólos, como em “Versos à boca da noite”, em “Passagem da noite” encontraremos uma espécie de harmonia ou mesmo, um embate. Modernismo brasileiro – poesia – Drummond.Unioeste2007-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2756Travessias; Vol. 1 No. 1 (2007)Travessias; Vol. 1 Núm. 1 (2007)Travessias; v. 1 n. 1 (2007)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2756/2152Copyright (c) 2007 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Santos, Natália Gonçalves de2021-05-25T09:16:45Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/2756Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2021-05-25T09:16:45Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false
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