Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenco, Milena Karine de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Heraldo Simões, Barros, Elainny Patrícia Lima, Mota, Mabelle Maia, Nascimento, Kessiane Fernandes, de Oliveira, Talisson Mota, Araújo, Caio Cesar da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544
Resumo: O debate acerca dos saberes docentes no âmbito das licenciaturas mostra-se cada vez mais pertinente, uma vez que, nestes espaços, ainda encontramos professores formadores com práticas pedagógicas ancoradas em uma visão linear; unilateral; vertical e fragmentada do saber ensinar. Esta inferência fomentou o desejo em traçar o perfil profissiográfico do professor universitário em Educação Física no que tange a interface com as trajetórias profissionais, formativas e expressão dos saberes docentes. Optou-se por uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa envolvendo 13 professores do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Ceará. Através de um questionário foram obtidos dados referentes a idade e sexo, percurso formativo, experiência profissional anterior à docência universitária A interpretação dos dados foi subsidiada pelo método estatística descritiva simples, permitindo ampla visão dos resultados e identificação de três categorias de análise: 1. Sexo e idade, 2. Formação, 3. Atuação docente. Os dados revelaram que o perfil do docente universitário é formado em sua maioria por homens, com idades entre 36 e 55 anos, com formação situada no campo das ciências biológicas e atuação profissional anterior à docência universitária em ambiente não-escolar. Infere-se que houve maior investimento no campo disciplinar relacionado à área do bacharelado em detrimento do campo pedagógico de constituição do ser docente. Portanto, conclui-se que a trajetória profissional vinculada ao campo escolar prevaleceu no ensino pré-universitário, assim como uma reflexão sobre esta construção. 
id VERACRUZ-0_0dcb691edc60ea89de4d75faf4db56cd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29544
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation1. Formação de Professores. 2. Saberes Docentes. 3. Educação FísicaO debate acerca dos saberes docentes no âmbito das licenciaturas mostra-se cada vez mais pertinente, uma vez que, nestes espaços, ainda encontramos professores formadores com práticas pedagógicas ancoradas em uma visão linear; unilateral; vertical e fragmentada do saber ensinar. Esta inferência fomentou o desejo em traçar o perfil profissiográfico do professor universitário em Educação Física no que tange a interface com as trajetórias profissionais, formativas e expressão dos saberes docentes. Optou-se por uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa envolvendo 13 professores do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Ceará. Através de um questionário foram obtidos dados referentes a idade e sexo, percurso formativo, experiência profissional anterior à docência universitária A interpretação dos dados foi subsidiada pelo método estatística descritiva simples, permitindo ampla visão dos resultados e identificação de três categorias de análise: 1. Sexo e idade, 2. Formação, 3. Atuação docente. Os dados revelaram que o perfil do docente universitário é formado em sua maioria por homens, com idades entre 36 e 55 anos, com formação situada no campo das ciências biológicas e atuação profissional anterior à docência universitária em ambiente não-escolar. Infere-se que houve maior investimento no campo disciplinar relacionado à área do bacharelado em detrimento do campo pedagógico de constituição do ser docente. Portanto, conclui-se que a trajetória profissional vinculada ao campo escolar prevaleceu no ensino pré-universitário, assim como uma reflexão sobre esta construção. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2954410.34117/bjdv.v7i5.29544Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46640-46657Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46640-46657Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46640-466572525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544/23292Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenco, Milena Karine de SousaFerreira, Heraldo SimõesBarros, Elainny Patrícia LimaMota, Mabelle MaiaNascimento, Kessiane Fernandesde Oliveira, Talisson MotaAraújo, Caio Cesar da Silva2022-02-25T21:44:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29544Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:43.993714Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation
title Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation
spellingShingle Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation
Lourenco, Milena Karine de Sousa
1. Formação de Professores. 2. Saberes Docentes. 3. Educação Física
title_short Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation
title_full Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation
title_fullStr Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation
title_full_unstemmed Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation
title_sort Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation
author Lourenco, Milena Karine de Sousa
author_facet Lourenco, Milena Karine de Sousa
Ferreira, Heraldo Simões
Barros, Elainny Patrícia Lima
Mota, Mabelle Maia
Nascimento, Kessiane Fernandes
de Oliveira, Talisson Mota
Araújo, Caio Cesar da Silva
author_role author
author2 Ferreira, Heraldo Simões
Barros, Elainny Patrícia Lima
Mota, Mabelle Maia
Nascimento, Kessiane Fernandes
de Oliveira, Talisson Mota
Araújo, Caio Cesar da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenco, Milena Karine de Sousa
Ferreira, Heraldo Simões
Barros, Elainny Patrícia Lima
Mota, Mabelle Maia
Nascimento, Kessiane Fernandes
de Oliveira, Talisson Mota
Araújo, Caio Cesar da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Formação de Professores. 2. Saberes Docentes. 3. Educação Física
topic 1. Formação de Professores. 2. Saberes Docentes. 3. Educação Física
description O debate acerca dos saberes docentes no âmbito das licenciaturas mostra-se cada vez mais pertinente, uma vez que, nestes espaços, ainda encontramos professores formadores com práticas pedagógicas ancoradas em uma visão linear; unilateral; vertical e fragmentada do saber ensinar. Esta inferência fomentou o desejo em traçar o perfil profissiográfico do professor universitário em Educação Física no que tange a interface com as trajetórias profissionais, formativas e expressão dos saberes docentes. Optou-se por uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa envolvendo 13 professores do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Ceará. Através de um questionário foram obtidos dados referentes a idade e sexo, percurso formativo, experiência profissional anterior à docência universitária A interpretação dos dados foi subsidiada pelo método estatística descritiva simples, permitindo ampla visão dos resultados e identificação de três categorias de análise: 1. Sexo e idade, 2. Formação, 3. Atuação docente. Os dados revelaram que o perfil do docente universitário é formado em sua maioria por homens, com idades entre 36 e 55 anos, com formação situada no campo das ciências biológicas e atuação profissional anterior à docência universitária em ambiente não-escolar. Infere-se que houve maior investimento no campo disciplinar relacionado à área do bacharelado em detrimento do campo pedagógico de constituição do ser docente. Portanto, conclui-se que a trajetória profissional vinculada ao campo escolar prevaleceu no ensino pré-universitário, assim como uma reflexão sobre esta construção. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544
10.34117/bjdv.v7i5.29544
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544/23292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46640-46657
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46640-46657
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46640-46657
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645531095760896