Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544 |
Resumo: | O debate acerca dos saberes docentes no âmbito das licenciaturas mostra-se cada vez mais pertinente, uma vez que, nestes espaços, ainda encontramos professores formadores com práticas pedagógicas ancoradas em uma visão linear; unilateral; vertical e fragmentada do saber ensinar. Esta inferência fomentou o desejo em traçar o perfil profissiográfico do professor universitário em Educação Física no que tange a interface com as trajetórias profissionais, formativas e expressão dos saberes docentes. Optou-se por uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa envolvendo 13 professores do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Ceará. Através de um questionário foram obtidos dados referentes a idade e sexo, percurso formativo, experiência profissional anterior à docência universitária A interpretação dos dados foi subsidiada pelo método estatística descritiva simples, permitindo ampla visão dos resultados e identificação de três categorias de análise: 1. Sexo e idade, 2. Formação, 3. Atuação docente. Os dados revelaram que o perfil do docente universitário é formado em sua maioria por homens, com idades entre 36 e 55 anos, com formação situada no campo das ciências biológicas e atuação profissional anterior à docência universitária em ambiente não-escolar. Infere-se que houve maior investimento no campo disciplinar relacionado à área do bacharelado em detrimento do campo pedagógico de constituição do ser docente. Portanto, conclui-se que a trajetória profissional vinculada ao campo escolar prevaleceu no ensino pré-universitário, assim como uma reflexão sobre esta construção. |
id |
VERACRUZ-0_0dcb691edc60ea89de4d75faf4db56cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29544 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation1. Formação de Professores. 2. Saberes Docentes. 3. Educação FísicaO debate acerca dos saberes docentes no âmbito das licenciaturas mostra-se cada vez mais pertinente, uma vez que, nestes espaços, ainda encontramos professores formadores com práticas pedagógicas ancoradas em uma visão linear; unilateral; vertical e fragmentada do saber ensinar. Esta inferência fomentou o desejo em traçar o perfil profissiográfico do professor universitário em Educação Física no que tange a interface com as trajetórias profissionais, formativas e expressão dos saberes docentes. Optou-se por uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa envolvendo 13 professores do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Ceará. Através de um questionário foram obtidos dados referentes a idade e sexo, percurso formativo, experiência profissional anterior à docência universitária A interpretação dos dados foi subsidiada pelo método estatística descritiva simples, permitindo ampla visão dos resultados e identificação de três categorias de análise: 1. Sexo e idade, 2. Formação, 3. Atuação docente. Os dados revelaram que o perfil do docente universitário é formado em sua maioria por homens, com idades entre 36 e 55 anos, com formação situada no campo das ciências biológicas e atuação profissional anterior à docência universitária em ambiente não-escolar. Infere-se que houve maior investimento no campo disciplinar relacionado à área do bacharelado em detrimento do campo pedagógico de constituição do ser docente. Portanto, conclui-se que a trajetória profissional vinculada ao campo escolar prevaleceu no ensino pré-universitário, assim como uma reflexão sobre esta construção. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2954410.34117/bjdv.v7i5.29544Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46640-46657Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46640-46657Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46640-466572525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544/23292Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenco, Milena Karine de SousaFerreira, Heraldo SimõesBarros, Elainny Patrícia LimaMota, Mabelle MaiaNascimento, Kessiane Fernandesde Oliveira, Talisson MotaAraújo, Caio Cesar da Silva2022-02-25T21:44:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29544Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:43.993714Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation |
title |
Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation |
spellingShingle |
Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation Lourenco, Milena Karine de Sousa 1. Formação de Professores. 2. Saberes Docentes. 3. Educação Física |
title_short |
Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation |
title_full |
Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation |
title_fullStr |
Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation |
title_full_unstemmed |
Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation |
title_sort |
Perfil do docente universitário em educação física: uma discussão sobre os saberes de sua formação / Profile of university teachers in physical education: a discussion about the knowlegde of their formation |
author |
Lourenco, Milena Karine de Sousa |
author_facet |
Lourenco, Milena Karine de Sousa Ferreira, Heraldo Simões Barros, Elainny Patrícia Lima Mota, Mabelle Maia Nascimento, Kessiane Fernandes de Oliveira, Talisson Mota Araújo, Caio Cesar da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Heraldo Simões Barros, Elainny Patrícia Lima Mota, Mabelle Maia Nascimento, Kessiane Fernandes de Oliveira, Talisson Mota Araújo, Caio Cesar da Silva |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenco, Milena Karine de Sousa Ferreira, Heraldo Simões Barros, Elainny Patrícia Lima Mota, Mabelle Maia Nascimento, Kessiane Fernandes de Oliveira, Talisson Mota Araújo, Caio Cesar da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Formação de Professores. 2. Saberes Docentes. 3. Educação Física |
topic |
1. Formação de Professores. 2. Saberes Docentes. 3. Educação Física |
description |
O debate acerca dos saberes docentes no âmbito das licenciaturas mostra-se cada vez mais pertinente, uma vez que, nestes espaços, ainda encontramos professores formadores com práticas pedagógicas ancoradas em uma visão linear; unilateral; vertical e fragmentada do saber ensinar. Esta inferência fomentou o desejo em traçar o perfil profissiográfico do professor universitário em Educação Física no que tange a interface com as trajetórias profissionais, formativas e expressão dos saberes docentes. Optou-se por uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa envolvendo 13 professores do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Ceará. Através de um questionário foram obtidos dados referentes a idade e sexo, percurso formativo, experiência profissional anterior à docência universitária A interpretação dos dados foi subsidiada pelo método estatística descritiva simples, permitindo ampla visão dos resultados e identificação de três categorias de análise: 1. Sexo e idade, 2. Formação, 3. Atuação docente. Os dados revelaram que o perfil do docente universitário é formado em sua maioria por homens, com idades entre 36 e 55 anos, com formação situada no campo das ciências biológicas e atuação profissional anterior à docência universitária em ambiente não-escolar. Infere-se que houve maior investimento no campo disciplinar relacionado à área do bacharelado em detrimento do campo pedagógico de constituição do ser docente. Portanto, conclui-se que a trajetória profissional vinculada ao campo escolar prevaleceu no ensino pré-universitário, assim como uma reflexão sobre esta construção. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544 10.34117/bjdv.v7i5.29544 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29544/23292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 46640-46657 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 46640-46657 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 46640-46657 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645531095760896 |