É possível transformar a escola pública!/ It is possible to transform the public school!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartz, Onaide
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kodama, Katia M. R. de O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35002
Resumo: Este texto apresenta resultados de projeto realizado por docentes das áreas de Alfabetização e Arte com bolsistas PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência/MEC), Subgrupo de Pedagogia, da FCT/Unesp de Presidente Prudente (2011-2017) e bolsista PROEX (Projeto de Extensão/UNESP), em escola com o IDEB mais baixo do município. Considerando os resultados de avaliações, e buscando verificar o que era ou não defasagem de aprendizagem, foi feita triagem médica e psicológica pelos órgãos competentes das crianças consideradas “com problemas”. Em seguida, como em fevereiro de 2014 a escola já havia detectado em sondagem que 44.2% das crianças do 3º, 4º e 5º Anos não estavam alfabetizadas, houve a necessidade da realização de uma readequação dos alunos por nível de aprendizagem. Conjuntamente, teve início um intenso trabalho de alfabetização, ensino de valores e sensibilização das crianças por meio da Arte, uma vez que elas não sabiam para que estavam na escola, nem como se comportar ali. As sondagens mostraram que no início dos trabalhos (fevereiro/2015) apenas 9,3% dos alunos de 1º e 2º Anos estavam no nível alfabético de escrita, mas que em novembro do mesmo ano 79% tinham aprendido a ler e escrever. Com relação ao 3º, 4º e 5º Anos, maior preocupação da escola e da Secretaria de Educação, em fevereiro de 2014 apenas 55.2% dos alunos estavam no nível alfabético, mas após intervenção da Universidade, em fevereiro de 2015, 71.3% atingiram o nível alfabético e em novembro desse mesmo ano 93.7% estavam alfabetizados. Portanto, esse projeto mostrou que quando há envolvimento e parceria entre gestores e professores, e aplicação de estratégias de ensino adequadas e fundamentadas na ciência, é possível transformar a realidade da escola pública.
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