Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Patrícia Moreira Batista de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Albuquerque, Jose Danillo dos Santos, Silva, Anna Ferla Monteiro, Sousa, Eliane Marques Duarte de, Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387
Resumo: Anatomia Humana é uma disciplina obrigatória a todos os cursos da saúde, constituindo-se enquanto disciplina de base, precursora de outros conhecimentos que são adquiridos ao longo do curso. Todo discente tem o dever de consolidar bem os conhecimentos básicos adquiridos na trajetória do profissional da saúde para garantir o bom desempenho acadêmico nas disciplinas específicas. O uso de metodologias ativas nesse processo, junto com o estímulo a comunicação, faz toda a diferença nos resultados obtidos no que se refere ao aproveitamento da disciplina, buscando mostrar que diversas alternativas podem ser usadas para implementar um ensino eficiente, utilizando inclusive, materiais de baixo custo. O estudo teve como objetivo relatar uma estratégia específica de ensino adotada em um projeto de monitoria, na disciplina de Anatomia aplicada a Fonoaudiologia I, do curso de Fonoaudiologia, da Universidade Federal da Paraíba, e consistiu-se, entre outras estratégias adotadas, em uma atividade usando massa de modelar para destacar origem, inserção, ação e elementos ósseos de músculos da expressão facial e da mastigação. Observou-se um aumento significativo na média das notas dos alunos comparando os dois semestres, indicando uma boa consolidação do conteúdo. Importante ressaltar um maior empenho dos discentes em relação ao estudo da Anatomia Humana quando esses recebem estímulos externos de metodologias ativas de ensino.
id VERACRUZ-0_124356a77c20f10ae58686d10aa7ec65
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12387
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring projectAnatomiaEnsinoDifusão de inovaçõesComunicação.Anatomia Humana é uma disciplina obrigatória a todos os cursos da saúde, constituindo-se enquanto disciplina de base, precursora de outros conhecimentos que são adquiridos ao longo do curso. Todo discente tem o dever de consolidar bem os conhecimentos básicos adquiridos na trajetória do profissional da saúde para garantir o bom desempenho acadêmico nas disciplinas específicas. O uso de metodologias ativas nesse processo, junto com o estímulo a comunicação, faz toda a diferença nos resultados obtidos no que se refere ao aproveitamento da disciplina, buscando mostrar que diversas alternativas podem ser usadas para implementar um ensino eficiente, utilizando inclusive, materiais de baixo custo. O estudo teve como objetivo relatar uma estratégia específica de ensino adotada em um projeto de monitoria, na disciplina de Anatomia aplicada a Fonoaudiologia I, do curso de Fonoaudiologia, da Universidade Federal da Paraíba, e consistiu-se, entre outras estratégias adotadas, em uma atividade usando massa de modelar para destacar origem, inserção, ação e elementos ósseos de músculos da expressão facial e da mastigação. Observou-se um aumento significativo na média das notas dos alunos comparando os dois semestres, indicando uma boa consolidação do conteúdo. Importante ressaltar um maior empenho dos discentes em relação ao estudo da Anatomia Humana quando esses recebem estímulos externos de metodologias ativas de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1238710.34117/bjdv6n6-645Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41834-41843Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41834-41843Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41834-418432525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387/10435Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Patrícia Moreira Batista deAlbuquerque, Jose Danillo dos SantosSilva, Anna Ferla MonteiroSousa, Eliane Marques Duarte dePaiva, Monique Danyelle Emiliano Batista2020-07-21T19:01:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12387Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:37.266596Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project
title Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project
spellingShingle Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project
Souza, Patrícia Moreira Batista de
Anatomia
Ensino
Difusão de inovações
Comunicação.
title_short Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project
title_full Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project
title_fullStr Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project
title_full_unstemmed Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project
title_sort Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project
author Souza, Patrícia Moreira Batista de
author_facet Souza, Patrícia Moreira Batista de
Albuquerque, Jose Danillo dos Santos
Silva, Anna Ferla Monteiro
Sousa, Eliane Marques Duarte de
Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista
author_role author
author2 Albuquerque, Jose Danillo dos Santos
Silva, Anna Ferla Monteiro
Sousa, Eliane Marques Duarte de
Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Patrícia Moreira Batista de
Albuquerque, Jose Danillo dos Santos
Silva, Anna Ferla Monteiro
Sousa, Eliane Marques Duarte de
Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
Ensino
Difusão de inovações
Comunicação.
topic Anatomia
Ensino
Difusão de inovações
Comunicação.
description Anatomia Humana é uma disciplina obrigatória a todos os cursos da saúde, constituindo-se enquanto disciplina de base, precursora de outros conhecimentos que são adquiridos ao longo do curso. Todo discente tem o dever de consolidar bem os conhecimentos básicos adquiridos na trajetória do profissional da saúde para garantir o bom desempenho acadêmico nas disciplinas específicas. O uso de metodologias ativas nesse processo, junto com o estímulo a comunicação, faz toda a diferença nos resultados obtidos no que se refere ao aproveitamento da disciplina, buscando mostrar que diversas alternativas podem ser usadas para implementar um ensino eficiente, utilizando inclusive, materiais de baixo custo. O estudo teve como objetivo relatar uma estratégia específica de ensino adotada em um projeto de monitoria, na disciplina de Anatomia aplicada a Fonoaudiologia I, do curso de Fonoaudiologia, da Universidade Federal da Paraíba, e consistiu-se, entre outras estratégias adotadas, em uma atividade usando massa de modelar para destacar origem, inserção, ação e elementos ósseos de músculos da expressão facial e da mastigação. Observou-se um aumento significativo na média das notas dos alunos comparando os dois semestres, indicando uma boa consolidação do conteúdo. Importante ressaltar um maior empenho dos discentes em relação ao estudo da Anatomia Humana quando esses recebem estímulos externos de metodologias ativas de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387
10.34117/bjdv6n6-645
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387/10435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41834-41843
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41834-41843
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41834-41843
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645460715339776