Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387 |
Resumo: | Anatomia Humana é uma disciplina obrigatória a todos os cursos da saúde, constituindo-se enquanto disciplina de base, precursora de outros conhecimentos que são adquiridos ao longo do curso. Todo discente tem o dever de consolidar bem os conhecimentos básicos adquiridos na trajetória do profissional da saúde para garantir o bom desempenho acadêmico nas disciplinas específicas. O uso de metodologias ativas nesse processo, junto com o estímulo a comunicação, faz toda a diferença nos resultados obtidos no que se refere ao aproveitamento da disciplina, buscando mostrar que diversas alternativas podem ser usadas para implementar um ensino eficiente, utilizando inclusive, materiais de baixo custo. O estudo teve como objetivo relatar uma estratégia específica de ensino adotada em um projeto de monitoria, na disciplina de Anatomia aplicada a Fonoaudiologia I, do curso de Fonoaudiologia, da Universidade Federal da Paraíba, e consistiu-se, entre outras estratégias adotadas, em uma atividade usando massa de modelar para destacar origem, inserção, ação e elementos ósseos de músculos da expressão facial e da mastigação. Observou-se um aumento significativo na média das notas dos alunos comparando os dois semestres, indicando uma boa consolidação do conteúdo. Importante ressaltar um maior empenho dos discentes em relação ao estudo da Anatomia Humana quando esses recebem estímulos externos de metodologias ativas de ensino. |
id |
VERACRUZ-0_124356a77c20f10ae58686d10aa7ec65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12387 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring projectAnatomiaEnsinoDifusão de inovaçõesComunicação.Anatomia Humana é uma disciplina obrigatória a todos os cursos da saúde, constituindo-se enquanto disciplina de base, precursora de outros conhecimentos que são adquiridos ao longo do curso. Todo discente tem o dever de consolidar bem os conhecimentos básicos adquiridos na trajetória do profissional da saúde para garantir o bom desempenho acadêmico nas disciplinas específicas. O uso de metodologias ativas nesse processo, junto com o estímulo a comunicação, faz toda a diferença nos resultados obtidos no que se refere ao aproveitamento da disciplina, buscando mostrar que diversas alternativas podem ser usadas para implementar um ensino eficiente, utilizando inclusive, materiais de baixo custo. O estudo teve como objetivo relatar uma estratégia específica de ensino adotada em um projeto de monitoria, na disciplina de Anatomia aplicada a Fonoaudiologia I, do curso de Fonoaudiologia, da Universidade Federal da Paraíba, e consistiu-se, entre outras estratégias adotadas, em uma atividade usando massa de modelar para destacar origem, inserção, ação e elementos ósseos de músculos da expressão facial e da mastigação. Observou-se um aumento significativo na média das notas dos alunos comparando os dois semestres, indicando uma boa consolidação do conteúdo. Importante ressaltar um maior empenho dos discentes em relação ao estudo da Anatomia Humana quando esses recebem estímulos externos de metodologias ativas de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1238710.34117/bjdv6n6-645Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41834-41843Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41834-41843Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41834-418432525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387/10435Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Patrícia Moreira Batista deAlbuquerque, Jose Danillo dos SantosSilva, Anna Ferla MonteiroSousa, Eliane Marques Duarte dePaiva, Monique Danyelle Emiliano Batista2020-07-21T19:01:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12387Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:37.266596Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project |
title |
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project |
spellingShingle |
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project Souza, Patrícia Moreira Batista de Anatomia Ensino Difusão de inovações Comunicação. |
title_short |
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project |
title_full |
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project |
title_fullStr |
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project |
title_sort |
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: Uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria / Active teaching and learning methodologies in the teaching of Human Anatomy: An experience using modeling clay and other communication tools in a monitoring project |
author |
Souza, Patrícia Moreira Batista de |
author_facet |
Souza, Patrícia Moreira Batista de Albuquerque, Jose Danillo dos Santos Silva, Anna Ferla Monteiro Sousa, Eliane Marques Duarte de Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Jose Danillo dos Santos Silva, Anna Ferla Monteiro Sousa, Eliane Marques Duarte de Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Patrícia Moreira Batista de Albuquerque, Jose Danillo dos Santos Silva, Anna Ferla Monteiro Sousa, Eliane Marques Duarte de Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia Ensino Difusão de inovações Comunicação. |
topic |
Anatomia Ensino Difusão de inovações Comunicação. |
description |
Anatomia Humana é uma disciplina obrigatória a todos os cursos da saúde, constituindo-se enquanto disciplina de base, precursora de outros conhecimentos que são adquiridos ao longo do curso. Todo discente tem o dever de consolidar bem os conhecimentos básicos adquiridos na trajetória do profissional da saúde para garantir o bom desempenho acadêmico nas disciplinas específicas. O uso de metodologias ativas nesse processo, junto com o estímulo a comunicação, faz toda a diferença nos resultados obtidos no que se refere ao aproveitamento da disciplina, buscando mostrar que diversas alternativas podem ser usadas para implementar um ensino eficiente, utilizando inclusive, materiais de baixo custo. O estudo teve como objetivo relatar uma estratégia específica de ensino adotada em um projeto de monitoria, na disciplina de Anatomia aplicada a Fonoaudiologia I, do curso de Fonoaudiologia, da Universidade Federal da Paraíba, e consistiu-se, entre outras estratégias adotadas, em uma atividade usando massa de modelar para destacar origem, inserção, ação e elementos ósseos de músculos da expressão facial e da mastigação. Observou-se um aumento significativo na média das notas dos alunos comparando os dois semestres, indicando uma boa consolidação do conteúdo. Importante ressaltar um maior empenho dos discentes em relação ao estudo da Anatomia Humana quando esses recebem estímulos externos de metodologias ativas de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387 10.34117/bjdv6n6-645 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387/10435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 41834-41843 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 41834-41843 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 41834-41843 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645460715339776 |