Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/414 |
Resumo: | O Método de Preocupação Compartilhada, desenvolvido pelo pesquisador Anatol Pikas, é indicado para intervir nas situações de violência entre pares (bullying). Este relato de experiência tem como objetivo analisar e discutir a aplicabilidade do Método a partir do registro de uma situação ocorrida entre jovens de 13 e 14 anos. Foram elaboradas duas categorias de análise para avaliar o emprego do procedimento: estrutura física e pessoal da instituição participante e a atuação do mediador. A análise realizada indica uma correspondência parcial entre as etapas do Método e a ação desenvolvida. Enfatizamos que, à luz dos estudos em educação moral, esse método é indicado como intervenção ao bullying. |
id |
VERACRUZ-0_1a1828db303e6c43976ec1b3b791606f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/414 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre paresBullying. Método de Preocupação Compartilhada. Método Pikas.O Método de Preocupação Compartilhada, desenvolvido pelo pesquisador Anatol Pikas, é indicado para intervir nas situações de violência entre pares (bullying). Este relato de experiência tem como objetivo analisar e discutir a aplicabilidade do Método a partir do registro de uma situação ocorrida entre jovens de 13 e 14 anos. Foram elaboradas duas categorias de análise para avaliar o emprego do procedimento: estrutura física e pessoal da instituição participante e a atuação do mediador. A análise realizada indica uma correspondência parcial entre as etapas do Método e a ação desenvolvida. Enfatizamos que, à luz dos estudos em educação moral, esse método é indicado como intervenção ao bullying.Vera CruzRodrigo Pereira Veras, DanielBozza é Pedagoga, Thais2021-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/41410.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art414Veras; v. 10, n. 2 (2020); 268 - 2922236-572910.14212/veras.vol10.n2.ano2020reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/414/pdfDireitos autorais 2021 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-11T20:56:55ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares |
title |
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares |
spellingShingle |
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares Rodrigo Pereira Veras, Daniel Bullying. Método de Preocupação Compartilhada. Método Pikas. |
title_short |
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares |
title_full |
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares |
title_fullStr |
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares |
title_full_unstemmed |
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares |
title_sort |
Análise do emprego do Método de Preocupação Compartilhada (Método Pikas) em uma situação de maus-tratos entre pares |
author |
Rodrigo Pereira Veras, Daniel |
author_facet |
Rodrigo Pereira Veras, Daniel Bozza é Pedagoga, Thais |
author_role |
author |
author2 |
Bozza é Pedagoga, Thais |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo Pereira Veras, Daniel Bozza é Pedagoga, Thais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying. Método de Preocupação Compartilhada. Método Pikas. |
topic |
Bullying. Método de Preocupação Compartilhada. Método Pikas. |
description |
O Método de Preocupação Compartilhada, desenvolvido pelo pesquisador Anatol Pikas, é indicado para intervir nas situações de violência entre pares (bullying). Este relato de experiência tem como objetivo analisar e discutir a aplicabilidade do Método a partir do registro de uma situação ocorrida entre jovens de 13 e 14 anos. Foram elaboradas duas categorias de análise para avaliar o emprego do procedimento: estrutura física e pessoal da instituição participante e a atuação do mediador. A análise realizada indica uma correspondência parcial entre as etapas do Método e a ação desenvolvida. Enfatizamos que, à luz dos estudos em educação moral, esse método é indicado como intervenção ao bullying. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/414 10.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art414 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/414 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/414/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 10, n. 2 (2020); 268 - 292 2236-5729 10.14212/veras.vol10.n2.ano2020 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734791765622784 |