Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruvinel, Ilton Belchior
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Gabriel Fernando Pereira de, Santos, Eder Luz Xavier dos, Jesus, Rassan Solarevisky de, Castro, Paula Roberta de, Sousa, André Chagas de, Almeida, Flávio do Carmo, Feliciano, Joelmir Divino Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000
Resumo: O presente estudo tem como objetivo examinar a produção acadêmica nacional de sobre marketing verde, mensurar o perfil e a produtividade dos pesquisadores e dos fatores associados a produção, identificar os dados dos estudos levantados quando ao gênero, ano, titulação, instituição e estado. O teor metodológico foi exploratório, com a utilização da bibliometria. Para critérios de inclusão buscou-se as produções nacionais. Para os critérios de exclusão, foram desprezados os termos “marketing” e “verde”, quando estes eram encontrados separadamente do título e das palavras-chave e separadamente. A base de dados foram os portais da Scielo, Periódico da Capes e Google Scholar. Foi utilizado o software SPSS, versão 22 para a análise dos dados, e Microsoft Word 2016. Foram selecionados 45 artigos. O recorte cronológico foi de dezembro de 2005 a dezembro de 2019. Verificou-se um aumento do interesse no marketing verde com o passar dos anos. O ano que mais publicou foi 2017. Predominou-se o Qualis B4. A Instituição de ensino com a maior ocorrência na formação do primeiro autor dos artigos foi a Universidade de São Paulo. Os artigos são escritos, em sua maioria por 3, 4 autores. As palavras mais utilizadas nos artigos são “produto” e “verde”. Autores internacionais são mais citados que autores nacionais.
id VERACRUZ-0_1c5bd2d0518fe12a3b1183a4a11b67f3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13000
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian productionMarketing VerdeBibliometriaProdução AcadêmicaO presente estudo tem como objetivo examinar a produção acadêmica nacional de sobre marketing verde, mensurar o perfil e a produtividade dos pesquisadores e dos fatores associados a produção, identificar os dados dos estudos levantados quando ao gênero, ano, titulação, instituição e estado. O teor metodológico foi exploratório, com a utilização da bibliometria. Para critérios de inclusão buscou-se as produções nacionais. Para os critérios de exclusão, foram desprezados os termos “marketing” e “verde”, quando estes eram encontrados separadamente do título e das palavras-chave e separadamente. A base de dados foram os portais da Scielo, Periódico da Capes e Google Scholar. Foi utilizado o software SPSS, versão 22 para a análise dos dados, e Microsoft Word 2016. Foram selecionados 45 artigos. O recorte cronológico foi de dezembro de 2005 a dezembro de 2019. Verificou-se um aumento do interesse no marketing verde com o passar dos anos. O ano que mais publicou foi 2017. Predominou-se o Qualis B4. A Instituição de ensino com a maior ocorrência na formação do primeiro autor dos artigos foi a Universidade de São Paulo. Os artigos são escritos, em sua maioria por 3, 4 autores. As palavras mais utilizadas nos artigos são “produto” e “verde”. Autores internacionais são mais citados que autores nacionais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1300010.34117/bjdv6n7-246Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45479-45498Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45479-45498Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45479-454982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000/10933Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruvinel, Ilton BelchiorSousa, Gabriel Fernando Pereira deSantos, Eder Luz Xavier dosJesus, Rassan Solarevisky deCastro, Paula Roberta deSousa, André Chagas deAlmeida, Flávio do CarmoFeliciano, Joelmir Divino Carlos2020-08-11T15:17:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13000Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:54.469085Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production
title Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production
spellingShingle Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production
Cruvinel, Ilton Belchior
Marketing Verde
Bibliometria
Produção Acadêmica
title_short Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production
title_full Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production
title_fullStr Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production
title_full_unstemmed Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production
title_sort Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production
author Cruvinel, Ilton Belchior
author_facet Cruvinel, Ilton Belchior
Sousa, Gabriel Fernando Pereira de
Santos, Eder Luz Xavier dos
Jesus, Rassan Solarevisky de
Castro, Paula Roberta de
Sousa, André Chagas de
Almeida, Flávio do Carmo
Feliciano, Joelmir Divino Carlos
author_role author
author2 Sousa, Gabriel Fernando Pereira de
Santos, Eder Luz Xavier dos
Jesus, Rassan Solarevisky de
Castro, Paula Roberta de
Sousa, André Chagas de
Almeida, Flávio do Carmo
Feliciano, Joelmir Divino Carlos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruvinel, Ilton Belchior
Sousa, Gabriel Fernando Pereira de
Santos, Eder Luz Xavier dos
Jesus, Rassan Solarevisky de
Castro, Paula Roberta de
Sousa, André Chagas de
Almeida, Flávio do Carmo
Feliciano, Joelmir Divino Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde
Bibliometria
Produção Acadêmica
topic Marketing Verde
Bibliometria
Produção Acadêmica
description O presente estudo tem como objetivo examinar a produção acadêmica nacional de sobre marketing verde, mensurar o perfil e a produtividade dos pesquisadores e dos fatores associados a produção, identificar os dados dos estudos levantados quando ao gênero, ano, titulação, instituição e estado. O teor metodológico foi exploratório, com a utilização da bibliometria. Para critérios de inclusão buscou-se as produções nacionais. Para os critérios de exclusão, foram desprezados os termos “marketing” e “verde”, quando estes eram encontrados separadamente do título e das palavras-chave e separadamente. A base de dados foram os portais da Scielo, Periódico da Capes e Google Scholar. Foi utilizado o software SPSS, versão 22 para a análise dos dados, e Microsoft Word 2016. Foram selecionados 45 artigos. O recorte cronológico foi de dezembro de 2005 a dezembro de 2019. Verificou-se um aumento do interesse no marketing verde com o passar dos anos. O ano que mais publicou foi 2017. Predominou-se o Qualis B4. A Instituição de ensino com a maior ocorrência na formação do primeiro autor dos artigos foi a Universidade de São Paulo. Os artigos são escritos, em sua maioria por 3, 4 autores. As palavras mais utilizadas nos artigos são “produto” e “verde”. Autores internacionais são mais citados que autores nacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000
10.34117/bjdv6n7-246
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000/10933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45479-45498
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45479-45498
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45479-45498
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645463250796544