Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo examinar a produção acadêmica nacional de sobre marketing verde, mensurar o perfil e a produtividade dos pesquisadores e dos fatores associados a produção, identificar os dados dos estudos levantados quando ao gênero, ano, titulação, instituição e estado. O teor metodológico foi exploratório, com a utilização da bibliometria. Para critérios de inclusão buscou-se as produções nacionais. Para os critérios de exclusão, foram desprezados os termos “marketing” e “verde”, quando estes eram encontrados separadamente do título e das palavras-chave e separadamente. A base de dados foram os portais da Scielo, Periódico da Capes e Google Scholar. Foi utilizado o software SPSS, versão 22 para a análise dos dados, e Microsoft Word 2016. Foram selecionados 45 artigos. O recorte cronológico foi de dezembro de 2005 a dezembro de 2019. Verificou-se um aumento do interesse no marketing verde com o passar dos anos. O ano que mais publicou foi 2017. Predominou-se o Qualis B4. A Instituição de ensino com a maior ocorrência na formação do primeiro autor dos artigos foi a Universidade de São Paulo. Os artigos são escritos, em sua maioria por 3, 4 autores. As palavras mais utilizadas nos artigos são “produto” e “verde”. Autores internacionais são mais citados que autores nacionais. |
id |
VERACRUZ-0_1c5bd2d0518fe12a3b1183a4a11b67f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13000 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian productionMarketing VerdeBibliometriaProdução AcadêmicaO presente estudo tem como objetivo examinar a produção acadêmica nacional de sobre marketing verde, mensurar o perfil e a produtividade dos pesquisadores e dos fatores associados a produção, identificar os dados dos estudos levantados quando ao gênero, ano, titulação, instituição e estado. O teor metodológico foi exploratório, com a utilização da bibliometria. Para critérios de inclusão buscou-se as produções nacionais. Para os critérios de exclusão, foram desprezados os termos “marketing” e “verde”, quando estes eram encontrados separadamente do título e das palavras-chave e separadamente. A base de dados foram os portais da Scielo, Periódico da Capes e Google Scholar. Foi utilizado o software SPSS, versão 22 para a análise dos dados, e Microsoft Word 2016. Foram selecionados 45 artigos. O recorte cronológico foi de dezembro de 2005 a dezembro de 2019. Verificou-se um aumento do interesse no marketing verde com o passar dos anos. O ano que mais publicou foi 2017. Predominou-se o Qualis B4. A Instituição de ensino com a maior ocorrência na formação do primeiro autor dos artigos foi a Universidade de São Paulo. Os artigos são escritos, em sua maioria por 3, 4 autores. As palavras mais utilizadas nos artigos são “produto” e “verde”. Autores internacionais são mais citados que autores nacionais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1300010.34117/bjdv6n7-246Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45479-45498Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45479-45498Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45479-454982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000/10933Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruvinel, Ilton BelchiorSousa, Gabriel Fernando Pereira deSantos, Eder Luz Xavier dosJesus, Rassan Solarevisky deCastro, Paula Roberta deSousa, André Chagas deAlmeida, Flávio do CarmoFeliciano, Joelmir Divino Carlos2020-08-11T15:17:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13000Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:54.469085Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production |
title |
Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production |
spellingShingle |
Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production Cruvinel, Ilton Belchior Marketing Verde Bibliometria Produção Acadêmica |
title_short |
Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production |
title_full |
Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production |
title_fullStr |
Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production |
title_full_unstemmed |
Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production |
title_sort |
Marketing verde: uma perspectiva bibliométrica da produção brasileira / Green marketing: a bibliometric perspective of Brazilian production |
author |
Cruvinel, Ilton Belchior |
author_facet |
Cruvinel, Ilton Belchior Sousa, Gabriel Fernando Pereira de Santos, Eder Luz Xavier dos Jesus, Rassan Solarevisky de Castro, Paula Roberta de Sousa, André Chagas de Almeida, Flávio do Carmo Feliciano, Joelmir Divino Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Gabriel Fernando Pereira de Santos, Eder Luz Xavier dos Jesus, Rassan Solarevisky de Castro, Paula Roberta de Sousa, André Chagas de Almeida, Flávio do Carmo Feliciano, Joelmir Divino Carlos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruvinel, Ilton Belchior Sousa, Gabriel Fernando Pereira de Santos, Eder Luz Xavier dos Jesus, Rassan Solarevisky de Castro, Paula Roberta de Sousa, André Chagas de Almeida, Flávio do Carmo Feliciano, Joelmir Divino Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Verde Bibliometria Produção Acadêmica |
topic |
Marketing Verde Bibliometria Produção Acadêmica |
description |
O presente estudo tem como objetivo examinar a produção acadêmica nacional de sobre marketing verde, mensurar o perfil e a produtividade dos pesquisadores e dos fatores associados a produção, identificar os dados dos estudos levantados quando ao gênero, ano, titulação, instituição e estado. O teor metodológico foi exploratório, com a utilização da bibliometria. Para critérios de inclusão buscou-se as produções nacionais. Para os critérios de exclusão, foram desprezados os termos “marketing” e “verde”, quando estes eram encontrados separadamente do título e das palavras-chave e separadamente. A base de dados foram os portais da Scielo, Periódico da Capes e Google Scholar. Foi utilizado o software SPSS, versão 22 para a análise dos dados, e Microsoft Word 2016. Foram selecionados 45 artigos. O recorte cronológico foi de dezembro de 2005 a dezembro de 2019. Verificou-se um aumento do interesse no marketing verde com o passar dos anos. O ano que mais publicou foi 2017. Predominou-se o Qualis B4. A Instituição de ensino com a maior ocorrência na formação do primeiro autor dos artigos foi a Universidade de São Paulo. Os artigos são escritos, em sua maioria por 3, 4 autores. As palavras mais utilizadas nos artigos são “produto” e “verde”. Autores internacionais são mais citados que autores nacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000 10.34117/bjdv6n7-246 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13000/10933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45479-45498 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45479-45498 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45479-45498 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645463250796544 |