O uso da tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem de alunos com tea no componente curricular de ciências na educação básica / The use of assistive technology in the teaching and learning process of students with asd in the science curriculum component in basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Bianca de Fátima Fonseca Jardim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araújo, Marcelo Marques de, Nascimento, Jussara Cassiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45826
Resumo: Este trabalho objetivou refletir a respeito do processo de ensino e aprendizagem de estudante com Transtorno do Espectro Autista - TEA da educação básica, nas aulas do componente curricular de Ciências. O objetivo foi verificar a contribuição das tecnologias assistivas produzidas com materiais de baixo custo, para a aprendizagem dos estudantes com TEA. O trabalho foi realizado com um (1) aluno do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede federal de ensino de Belém do Pará. A coleta dos dados ocorreu em dois períodos, o primeiro com atividades tradicionais com uso do livro didático como auxílio do processo de ensino e aprendizagem, e o segundo com intervenções com a utilização da tecnologia assistiva como ferramenta. Em ambos, foi realizada observação e registro em diário de bordo durante as atividades previamente planejadas. No primeiro momento, realizamos atividade sem adaptações e sem auxílio da tecnologia assistiva e foram observadas, várias dificuldades por parte do estudante com TEA, que apresentava muitas lacunas nos conhecimentos relacionados aos assuntos do componente curricular voltado para o ensino de Ciências, como órgãos dos sentidos, partes do corpo humano, higiene e saúde. No segundo momento, foi observado que há necessidade de que o currículo, as unidades temáticas e os objetos do conhecimento trabalhados pelo professor, estejam adequadamente adaptados para alunos com TEA, devido as especificidades do transtorno. Pois foi constatado que com a utilização da tecnologia assistiva, verificou-se que houve uma melhora significativa para o discente com TEA, fato notório que nos revelou a importância dessa ferramenta, e de sua eficiência para o ensino do componente curricular de Ciências.
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