Cotas raciais na UFERSA: um estudo com estudantes e professores / Racial quotas at UFERSA: a study with students and teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kayo Rodrigo Santiago da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Pedro Ramon Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13649
Resumo: Este artigo faz parte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada “Cotas raciais e o princípio jurídico de igualdade: um estudo de caso no curso de ciência e tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)” e apresentada à Facultad Interamericana De Ciencias Sociales. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar parte dos resultados da pesquisa realizada na UFERSA, campus central, com alunos e professores do curso de Ciência e Tecnologia. Dessa forma, utilizou-se como metodologia a pesquisa do tipo quali-quantitativa sendo realizada uma entrevista semi-estruturada com 90 alunos e 6 professores da referida instituição. Como resultados, obteve-se que as cotas raciais são uma política de grande importância para a inclusão dos alunos negros na universidade e isso se tornou visível para a maioria dos entrevistados, pois, conforme relatado pelos mesmos, atualmente é possível ver maior diversidade no âmbito da instituição, porém, apenas a cota não garante a formação do estudante, pois, ainda existe muitas dificuldades por parte dos alunos cotistas em permanecer na universidade. Conclui-se, portanto, que as cotas raciais universitárias possibilitam muitos alunos negros a serem incluídos no ensino superior, porém, é preciso que as instituições criem políticas de permanência que ofereçam condições para que o aluno permaneça na universidade e consiga concluir sua graduação.
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