Construção e validação de um jogo didático como proposta metodológica de ensino-aprendizagem na disciplina de farmacognosia/ Construction and validation of a didactic game as a methodological proposal for teaching-learning in the subject of pharmacognosis
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38987 |
Resumo: | A construção do conhecimento em sala de aula vem se tornando um desafio para a maioria dos professores que pretendem atuar no Ensino Superior. Para que o discente consiga evoluir em um determinado domínio de conhecimento e possa obter uma educação de qualidade e uma aprendizagem significativa, é necessário que tenha compromisso, vontade e motivação para aprender. Em disciplinas com conteúdos extensos e complexos, exigidas no curso de Farmácia, como a disciplina de Farmacognosia, a inserção de materiais didáticos e lúdicos pode ser uma alternativa para o aprendizado do aluno. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo construir e validar um jogo de tabuleiro do tipo trilha para auxiliar no processo ensino aprendizagem da disciplina de Farmacognosia. O estudo foi de caráter metodológico do tipo desenvolvimento que foi realizado no período de agosto a outubro de 2019. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Católica de Quixadá, através da Plataforma Brasil sob protocolo de n° 3.541.951. Na fase do levantamento bibliográfico foram utilizados oito artigos científicos, duas dissertações de mestrado e três teses de doutorado que estivessem entre 2015 a 2018. Posteriormente, foi feito a elaboração do jogo com a seleção e construção das ilustrações, composição do jogo e regras do jogo. O material educativo foi elaborado com o auxílio de um designer. Para validar o conteúdo e aparência do material educativo participaram 07 juízes especialistas na área de docência (100%) e com predominância de pesquisas envolvendo três áreas temáticas (42,8%): plantas medicinais, validação de instrumentos e farmacognosia. O processo de avaliação constituiu a partir dos seguintes itens: Objetivos, Estrutura e Apresentação e Relevância do constructo. Dessa maneira o IVC global apresentado pelo processo de validação dos juízes especialistas foi de 0,97. Também participaram do processo de validação do conteúdo e aparência da tecnologia educacional por meio da avaliação da capacidade lúdica do jogo 18 acadêmicos do curso de Farmácia da referida disciplina como forma de garantir o atendimento das necessidades dos mesmos onde, posteriormente, obteve um IVC global de 0,99. Algumas alterações e contribuições provenientes do processo de validação foram acatadas, fazendo com que o material educativo passe por modificações com a finalidade de torna-lo mais efetivo e confiável. Por fim, todos afirmaram que o jogo educativo foi de grande auxilio para a disciplina e para os conhecimentos dos mesmos, pois possibilitou que eles conseguissem absorver o conteúdo de forma lúdica e dinâmica, tornando assim o material educativo validado para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Farmacognosia. |
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