Construção e validação de um jogo didático como proposta metodológica de ensino-aprendizagem na disciplina de farmacognosia/ Construction and validation of a didactic game as a methodological proposal for teaching-learning in the subject of pharmacognosis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ranieri Sales de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pessoa, Cinara Vidal, Mormino, Karla Bruna Nogueira Torres, Bandeira, Izabel Cristina Justino, Barros, Antonio Jonatas da Silva, Morais, Isabel Cristina Oliveira de, Vasconcelos, Leina Mércia de Oliveira, Lima, Liene Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38987
Resumo: A construção do conhecimento em sala de aula vem se tornando um desafio para a maioria dos professores que pretendem atuar no Ensino Superior. Para que o discente consiga evoluir em um determinado domínio de conhecimento e possa obter uma educação de qualidade e uma aprendizagem significativa, é necessário que tenha compromisso, vontade e motivação para aprender. Em disciplinas com conteúdos extensos e complexos, exigidas no curso de Farmácia, como a disciplina de Farmacognosia, a inserção de materiais didáticos e lúdicos pode ser uma alternativa para o aprendizado do aluno. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo construir e validar um jogo de tabuleiro do tipo trilha para auxiliar no processo ensino aprendizagem da disciplina de Farmacognosia. O estudo foi de caráter metodológico do tipo desenvolvimento que foi realizado no período de agosto a outubro de 2019. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Católica de Quixadá, através da Plataforma Brasil sob protocolo de n° 3.541.951. Na fase do levantamento bibliográfico foram utilizados oito artigos científicos, duas dissertações de mestrado e três teses de doutorado que estivessem entre 2015 a 2018. Posteriormente, foi feito a elaboração do jogo com a seleção e construção das ilustrações, composição do jogo e regras do jogo. O material educativo foi elaborado com o auxílio de um designer. Para validar o conteúdo e aparência do material educativo participaram 07 juízes especialistas na área de docência (100%) e com predominância de pesquisas envolvendo três áreas temáticas (42,8%): plantas medicinais, validação de instrumentos e farmacognosia. O processo de avaliação constituiu a partir dos seguintes itens: Objetivos, Estrutura e Apresentação e Relevância do constructo. Dessa maneira o IVC global apresentado pelo processo de validação dos juízes especialistas foi de 0,97. Também participaram do processo de validação do conteúdo e aparência da tecnologia educacional por meio da avaliação da capacidade lúdica do jogo 18 acadêmicos do curso de Farmácia da referida disciplina como forma de garantir o atendimento das necessidades dos mesmos onde, posteriormente, obteve um IVC global de 0,99. Algumas alterações e contribuições provenientes do processo de validação foram acatadas, fazendo com que o material educativo passe por modificações com a finalidade de torna-lo mais efetivo e confiável. Por fim, todos afirmaram que o jogo educativo foi de grande auxilio para a disciplina e para os conhecimentos dos mesmos, pois possibilitou que eles conseguissem absorver o conteúdo de forma lúdica e dinâmica, tornando assim o material educativo validado para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Farmacognosia.
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