“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pancotto, André Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Marisa Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309
Resumo: Este trabalho visa contribuir com as reflexões sobre as práticas pedagógicas que envolvem as linguagens oral e escrita nos contextos de Educação Infantil. Para tanto, analisa interações das crianças na construção de uma narrativa escrita coletiva, tendo como recurso a leitura de um livro de imagens. Na análise, enfatizou-se o olhar para as interações e como estasforam constituindo as soluções do grupo para a narrativa. Foram definidos como eixos de análise aspectos relativos ao pensamento, à fala e ao letramento emergente, além dos gestos que contribuíram com a constituição da situação interativa. Por fim, reflete-se sobre a importância de constituir práticas pedagógicas envolvendo as diferentes linguagens na Educação Infantil, articuladamente e inseridas nas práticas sociais.
id VERACRUZ-0_26b6b139245e02003067b6cb16474c8f
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/309
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling “Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil“Funny Things”: analysis of interactions in the context of building a narrative at an early childhood education schoolInteração social; Linguagem verbal; Educação Infantil; Letramento.Social interaction; Verbal language; Gesture; Early Childhood Education; Literacy.Este trabalho visa contribuir com as reflexões sobre as práticas pedagógicas que envolvem as linguagens oral e escrita nos contextos de Educação Infantil. Para tanto, analisa interações das crianças na construção de uma narrativa escrita coletiva, tendo como recurso a leitura de um livro de imagens. Na análise, enfatizou-se o olhar para as interações e como estasforam constituindo as soluções do grupo para a narrativa. Foram definidos como eixos de análise aspectos relativos ao pensamento, à fala e ao letramento emergente, além dos gestos que contribuíram com a constituição da situação interativa. Por fim, reflete-se sobre a importância de constituir práticas pedagógicas envolvendo as diferentes linguagens na Educação Infantil, articuladamente e inseridas nas práticas sociais.This paper aims to contribute with the reflections on the pedagogical practices involving oral and written languages in the contexts of Early Childhood Education. To do so, it analyses children’s interactions in the building of a collective written narrative, having as a resource the reading of a picture book. In the analysis, the focus was on the interactions and how they were used to build the group’s solutions to the narrative. Aspects related to syncretic thought, speech and emerging literacy were defined as axes of analysis, as well as the gestures that contributed to creating the interactive situation. Finally, we reflect on the importance of establishing pedagogical practices involving different languages in Early Childhood Education, integrated and contextualized in social practices.Vera CruzPancotto, André LuizFerreira, Marisa Vasconcelos2017-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/30910.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art309Veras; v. 7, n. 2 (2017); 233-2622236-572910.14212/veras.vol7.n2.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309/pdfDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:58:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv “Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil
“Funny Things”: analysis of interactions in the context of building a narrative at an early childhood education school
title “Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil
spellingShingle “Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil
Pancotto, André Luiz
Interação social; Linguagem verbal; Educação Infantil; Letramento.
Social interaction; Verbal language; Gesture; Early Childhood Education; Literacy.
title_short “Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil
title_full “Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil
title_fullStr “Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil
title_full_unstemmed “Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil
title_sort “Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil
author Pancotto, André Luiz
author_facet Pancotto, André Luiz
Ferreira, Marisa Vasconcelos
author_role author
author2 Ferreira, Marisa Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Pancotto, André Luiz
Ferreira, Marisa Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social; Linguagem verbal; Educação Infantil; Letramento.
Social interaction; Verbal language; Gesture; Early Childhood Education; Literacy.
topic Interação social; Linguagem verbal; Educação Infantil; Letramento.
Social interaction; Verbal language; Gesture; Early Childhood Education; Literacy.
description Este trabalho visa contribuir com as reflexões sobre as práticas pedagógicas que envolvem as linguagens oral e escrita nos contextos de Educação Infantil. Para tanto, analisa interações das crianças na construção de uma narrativa escrita coletiva, tendo como recurso a leitura de um livro de imagens. Na análise, enfatizou-se o olhar para as interações e como estasforam constituindo as soluções do grupo para a narrativa. Foram definidos como eixos de análise aspectos relativos ao pensamento, à fala e ao letramento emergente, além dos gestos que contribuíram com a constituição da situação interativa. Por fim, reflete-se sobre a importância de constituir práticas pedagógicas envolvendo as diferentes linguagens na Educação Infantil, articuladamente e inseridas nas práticas sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309
10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art309
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 7, n. 2 (2017); 233-262
2236-5729
10.14212/veras.vol7.n2.ano2017
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792159887360