“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309 |
Resumo: | Este trabalho visa contribuir com as reflexões sobre as práticas pedagógicas que envolvem as linguagens oral e escrita nos contextos de Educação Infantil. Para tanto, analisa interações das crianças na construção de uma narrativa escrita coletiva, tendo como recurso a leitura de um livro de imagens. Na análise, enfatizou-se o olhar para as interações e como estasforam constituindo as soluções do grupo para a narrativa. Foram definidos como eixos de análise aspectos relativos ao pensamento, à fala e ao letramento emergente, além dos gestos que contribuíram com a constituição da situação interativa. Por fim, reflete-se sobre a importância de constituir práticas pedagógicas envolvendo as diferentes linguagens na Educação Infantil, articuladamente e inseridas nas práticas sociais. |
id |
VERACRUZ-0_26b6b139245e02003067b6cb16474c8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/309 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil“Funny Things”: analysis of interactions in the context of building a narrative at an early childhood education schoolInteração social; Linguagem verbal; Educação Infantil; Letramento.Social interaction; Verbal language; Gesture; Early Childhood Education; Literacy.Este trabalho visa contribuir com as reflexões sobre as práticas pedagógicas que envolvem as linguagens oral e escrita nos contextos de Educação Infantil. Para tanto, analisa interações das crianças na construção de uma narrativa escrita coletiva, tendo como recurso a leitura de um livro de imagens. Na análise, enfatizou-se o olhar para as interações e como estasforam constituindo as soluções do grupo para a narrativa. Foram definidos como eixos de análise aspectos relativos ao pensamento, à fala e ao letramento emergente, além dos gestos que contribuíram com a constituição da situação interativa. Por fim, reflete-se sobre a importância de constituir práticas pedagógicas envolvendo as diferentes linguagens na Educação Infantil, articuladamente e inseridas nas práticas sociais.This paper aims to contribute with the reflections on the pedagogical practices involving oral and written languages in the contexts of Early Childhood Education. To do so, it analyses children’s interactions in the building of a collective written narrative, having as a resource the reading of a picture book. In the analysis, the focus was on the interactions and how they were used to build the group’s solutions to the narrative. Aspects related to syncretic thought, speech and emerging literacy were defined as axes of analysis, as well as the gestures that contributed to creating the interactive situation. Finally, we reflect on the importance of establishing pedagogical practices involving different languages in Early Childhood Education, integrated and contextualized in social practices.Vera CruzPancotto, André LuizFerreira, Marisa Vasconcelos2017-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/30910.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art309Veras; v. 7, n. 2 (2017); 233-2622236-572910.14212/veras.vol7.n2.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309/pdfDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:58:00ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil “Funny Things”: analysis of interactions in the context of building a narrative at an early childhood education school |
title |
“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil |
spellingShingle |
“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil Pancotto, André Luiz Interação social; Linguagem verbal; Educação Infantil; Letramento. Social interaction; Verbal language; Gesture; Early Childhood Education; Literacy. |
title_short |
“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil |
title_full |
“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil |
title_fullStr |
“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil |
title_sort |
“Coisas Engraçadas”: análise de interações no contexto de construção de uma narrativa em uma escola de Educação Infantil |
author |
Pancotto, André Luiz |
author_facet |
Pancotto, André Luiz Ferreira, Marisa Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Marisa Vasconcelos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pancotto, André Luiz Ferreira, Marisa Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação social; Linguagem verbal; Educação Infantil; Letramento. Social interaction; Verbal language; Gesture; Early Childhood Education; Literacy. |
topic |
Interação social; Linguagem verbal; Educação Infantil; Letramento. Social interaction; Verbal language; Gesture; Early Childhood Education; Literacy. |
description |
Este trabalho visa contribuir com as reflexões sobre as práticas pedagógicas que envolvem as linguagens oral e escrita nos contextos de Educação Infantil. Para tanto, analisa interações das crianças na construção de uma narrativa escrita coletiva, tendo como recurso a leitura de um livro de imagens. Na análise, enfatizou-se o olhar para as interações e como estasforam constituindo as soluções do grupo para a narrativa. Foram definidos como eixos de análise aspectos relativos ao pensamento, à fala e ao letramento emergente, além dos gestos que contribuíram com a constituição da situação interativa. Por fim, reflete-se sobre a importância de constituir práticas pedagógicas envolvendo as diferentes linguagens na Educação Infantil, articuladamente e inseridas nas práticas sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309 10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art309 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/309/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 7, n. 2 (2017); 233-262 2236-5729 10.14212/veras.vol7.n2.ano2017 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792159887360 |