O projeto educação patrimonial e artística (EPA) como forma de (RE) conhecimento do patrimônio histórico, cultural e artístico de feira de Santana – BA / The heritage and artistic education project (EPA) as a form of (RE)knowledge of the historical, cultural and artistic heritage of feira de Santana – BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Leonardo Justino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Jackeline Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36459
Resumo: Criado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia em 2012, o Projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) é uma política cultural voltada para a juventude estudantil, que visa incentivar o debate e promover às práticas culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes e dos espaços históricos, com vistas à identificação do patrimônio baiano, a preservação da memória cultural e a apropriação da história e da cultura. O presente artigo visa apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Projeto Lugar, formação docente e elaboração de material didático-pedagógico sobre Feira de Santana/BA, através do Programa de Estágio Voluntário de Iniciação Científica (PEVIC), e se propõe a refletir a contribuição do Projeto EPA para a construção do saber histórico do Colégio Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC) e uma educação patrimonial sobre Feira de Santana-BA. Para tanto, foi feita uma pesquisa etnográfica no CIEAC, no ano de 2018, junto aos professores de história do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand responsáveis pela aplicação do projeto EPA, além dos estudantes das turmas de segundo ano do ensino médio que participaram da aplicação do EPA no citado ano. Os dados foram coletados através de entrevistas orais-semiestruturadas com professores do CIEAC responsáveis pela aplicação do Projeto, aplicação de questionários junto aos estudantes, observações com produção de diário de bordo, análise do projeto EPA e análise da proposta pedagógica da escola, os quais foram analisados quantitativa e qualitativamente.
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