Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moura Carlos, Lynda Beatriz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bastos, Filipe Sant’Ana, Bandeira, Hellen Raquel Fortunato, Claudino, Lara Régia Freitas, Ferreira, Micaela Uchoa Fontes, Lameira, Allan Pablo do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016
Resumo: O ensino médico tem passado por modificações, com o objetivo de estimular, por parte dos discentes, a busca por conhecimentos, ao explorar atitudes e habilidades fundamentais para a prática profissional. As metodologias ativas proporcionam uma educação crítico-reflexiva, na medida em que estimulam o aprendizado do aluno a partir de uma busca própria pelo conhecimento. Como modelos conservadores e mecanicistas já não são capazes de atingir os propósitos requeridos pela educação atual, o presente estudo objetiva avaliar a contribuição das diferentes estratégias de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da anatomia humana. Os resultados mostram que deve haver parcimônia na utilização de metodologias ativas no ensino da disciplina. Algumas metodologias não superaram o ensino tradicional e outras, se destacaram pela simples utilização e grande impacto positivo no processo ensino-aprendizagem de anatomia humana. Concluímos que, independentemente da metodologia de ensino-aprendizagem utilizada, quando os alunos são solicitados e incentivados a construir seus próprios conhecimentos sob a orientação e incentivo dos professores, esse conhecimento é construído em uma base mais profunda e duradoura. A metodologia efetiva nem sempre é a mais cara e de difícil acesso. Metodologias ativas através de atividades manuais se mostram uma excelente opção para a (re)construção de conhecimentos e conceitos de anatomia humana.
id VERACRUZ-0_2e279cb788c82df54cbe59d1896c2109
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36016
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative ReviewAnatomiaEnsinoAprendizagemMetodologias AtivasO ensino médico tem passado por modificações, com o objetivo de estimular, por parte dos discentes, a busca por conhecimentos, ao explorar atitudes e habilidades fundamentais para a prática profissional. As metodologias ativas proporcionam uma educação crítico-reflexiva, na medida em que estimulam o aprendizado do aluno a partir de uma busca própria pelo conhecimento. Como modelos conservadores e mecanicistas já não são capazes de atingir os propósitos requeridos pela educação atual, o presente estudo objetiva avaliar a contribuição das diferentes estratégias de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da anatomia humana. Os resultados mostram que deve haver parcimônia na utilização de metodologias ativas no ensino da disciplina. Algumas metodologias não superaram o ensino tradicional e outras, se destacaram pela simples utilização e grande impacto positivo no processo ensino-aprendizagem de anatomia humana. Concluímos que, independentemente da metodologia de ensino-aprendizagem utilizada, quando os alunos são solicitados e incentivados a construir seus próprios conhecimentos sob a orientação e incentivo dos professores, esse conhecimento é construído em uma base mais profunda e duradoura. A metodologia efetiva nem sempre é a mais cara e de difícil acesso. Metodologias ativas através de atividades manuais se mostram uma excelente opção para a (re)construção de conhecimentos e conceitos de anatomia humana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3601610.34117/bjdv7n9-253Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 90030-90047Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 90030-90047Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 90030-900472525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moura Carlos, Lynda BeatrizBastos, Filipe Sant’AnaBandeira, Hellen Raquel FortunatoClaudino, Lara Régia FreitasFerreira, Micaela Uchoa FontesLameira, Allan Pablo do Nascimento2022-06-02T12:31:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36016Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:42.224565Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review
title Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review
spellingShingle Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review
de Moura Carlos, Lynda Beatriz
Anatomia
Ensino
Aprendizagem
Metodologias Ativas
title_short Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review
title_full Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review
title_fullStr Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review
title_full_unstemmed Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review
title_sort Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review
author de Moura Carlos, Lynda Beatriz
author_facet de Moura Carlos, Lynda Beatriz
Bastos, Filipe Sant’Ana
Bandeira, Hellen Raquel Fortunato
Claudino, Lara Régia Freitas
Ferreira, Micaela Uchoa Fontes
Lameira, Allan Pablo do Nascimento
author_role author
author2 Bastos, Filipe Sant’Ana
Bandeira, Hellen Raquel Fortunato
Claudino, Lara Régia Freitas
Ferreira, Micaela Uchoa Fontes
Lameira, Allan Pablo do Nascimento
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moura Carlos, Lynda Beatriz
Bastos, Filipe Sant’Ana
Bandeira, Hellen Raquel Fortunato
Claudino, Lara Régia Freitas
Ferreira, Micaela Uchoa Fontes
Lameira, Allan Pablo do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
Ensino
Aprendizagem
Metodologias Ativas
topic Anatomia
Ensino
Aprendizagem
Metodologias Ativas
description O ensino médico tem passado por modificações, com o objetivo de estimular, por parte dos discentes, a busca por conhecimentos, ao explorar atitudes e habilidades fundamentais para a prática profissional. As metodologias ativas proporcionam uma educação crítico-reflexiva, na medida em que estimulam o aprendizado do aluno a partir de uma busca própria pelo conhecimento. Como modelos conservadores e mecanicistas já não são capazes de atingir os propósitos requeridos pela educação atual, o presente estudo objetiva avaliar a contribuição das diferentes estratégias de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da anatomia humana. Os resultados mostram que deve haver parcimônia na utilização de metodologias ativas no ensino da disciplina. Algumas metodologias não superaram o ensino tradicional e outras, se destacaram pela simples utilização e grande impacto positivo no processo ensino-aprendizagem de anatomia humana. Concluímos que, independentemente da metodologia de ensino-aprendizagem utilizada, quando os alunos são solicitados e incentivados a construir seus próprios conhecimentos sob a orientação e incentivo dos professores, esse conhecimento é construído em uma base mais profunda e duradoura. A metodologia efetiva nem sempre é a mais cara e de difícil acesso. Metodologias ativas através de atividades manuais se mostram uma excelente opção para a (re)construção de conhecimentos e conceitos de anatomia humana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016
10.34117/bjdv7n9-253
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 90030-90047
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 90030-90047
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 90030-90047
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645557667725312