Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016 |
Resumo: | O ensino médico tem passado por modificações, com o objetivo de estimular, por parte dos discentes, a busca por conhecimentos, ao explorar atitudes e habilidades fundamentais para a prática profissional. As metodologias ativas proporcionam uma educação crítico-reflexiva, na medida em que estimulam o aprendizado do aluno a partir de uma busca própria pelo conhecimento. Como modelos conservadores e mecanicistas já não são capazes de atingir os propósitos requeridos pela educação atual, o presente estudo objetiva avaliar a contribuição das diferentes estratégias de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da anatomia humana. Os resultados mostram que deve haver parcimônia na utilização de metodologias ativas no ensino da disciplina. Algumas metodologias não superaram o ensino tradicional e outras, se destacaram pela simples utilização e grande impacto positivo no processo ensino-aprendizagem de anatomia humana. Concluímos que, independentemente da metodologia de ensino-aprendizagem utilizada, quando os alunos são solicitados e incentivados a construir seus próprios conhecimentos sob a orientação e incentivo dos professores, esse conhecimento é construído em uma base mais profunda e duradoura. A metodologia efetiva nem sempre é a mais cara e de difícil acesso. Metodologias ativas através de atividades manuais se mostram uma excelente opção para a (re)construção de conhecimentos e conceitos de anatomia humana. |
id |
VERACRUZ-0_2e279cb788c82df54cbe59d1896c2109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36016 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative ReviewAnatomiaEnsinoAprendizagemMetodologias AtivasO ensino médico tem passado por modificações, com o objetivo de estimular, por parte dos discentes, a busca por conhecimentos, ao explorar atitudes e habilidades fundamentais para a prática profissional. As metodologias ativas proporcionam uma educação crítico-reflexiva, na medida em que estimulam o aprendizado do aluno a partir de uma busca própria pelo conhecimento. Como modelos conservadores e mecanicistas já não são capazes de atingir os propósitos requeridos pela educação atual, o presente estudo objetiva avaliar a contribuição das diferentes estratégias de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da anatomia humana. Os resultados mostram que deve haver parcimônia na utilização de metodologias ativas no ensino da disciplina. Algumas metodologias não superaram o ensino tradicional e outras, se destacaram pela simples utilização e grande impacto positivo no processo ensino-aprendizagem de anatomia humana. Concluímos que, independentemente da metodologia de ensino-aprendizagem utilizada, quando os alunos são solicitados e incentivados a construir seus próprios conhecimentos sob a orientação e incentivo dos professores, esse conhecimento é construído em uma base mais profunda e duradoura. A metodologia efetiva nem sempre é a mais cara e de difícil acesso. Metodologias ativas através de atividades manuais se mostram uma excelente opção para a (re)construção de conhecimentos e conceitos de anatomia humana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3601610.34117/bjdv7n9-253Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 90030-90047Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 90030-90047Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 90030-900472525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moura Carlos, Lynda BeatrizBastos, Filipe Sant’AnaBandeira, Hellen Raquel FortunatoClaudino, Lara Régia FreitasFerreira, Micaela Uchoa FontesLameira, Allan Pablo do Nascimento2022-06-02T12:31:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36016Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:42.224565Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review |
title |
Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review |
spellingShingle |
Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review de Moura Carlos, Lynda Beatriz Anatomia Ensino Aprendizagem Metodologias Ativas |
title_short |
Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review |
title_full |
Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review |
title_fullStr |
Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review |
title_full_unstemmed |
Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review |
title_sort |
Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa / Active Methodologies in Teaching and Learning Human Anatomy: An Integrative Review |
author |
de Moura Carlos, Lynda Beatriz |
author_facet |
de Moura Carlos, Lynda Beatriz Bastos, Filipe Sant’Ana Bandeira, Hellen Raquel Fortunato Claudino, Lara Régia Freitas Ferreira, Micaela Uchoa Fontes Lameira, Allan Pablo do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Filipe Sant’Ana Bandeira, Hellen Raquel Fortunato Claudino, Lara Régia Freitas Ferreira, Micaela Uchoa Fontes Lameira, Allan Pablo do Nascimento |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moura Carlos, Lynda Beatriz Bastos, Filipe Sant’Ana Bandeira, Hellen Raquel Fortunato Claudino, Lara Régia Freitas Ferreira, Micaela Uchoa Fontes Lameira, Allan Pablo do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia Ensino Aprendizagem Metodologias Ativas |
topic |
Anatomia Ensino Aprendizagem Metodologias Ativas |
description |
O ensino médico tem passado por modificações, com o objetivo de estimular, por parte dos discentes, a busca por conhecimentos, ao explorar atitudes e habilidades fundamentais para a prática profissional. As metodologias ativas proporcionam uma educação crítico-reflexiva, na medida em que estimulam o aprendizado do aluno a partir de uma busca própria pelo conhecimento. Como modelos conservadores e mecanicistas já não são capazes de atingir os propósitos requeridos pela educação atual, o presente estudo objetiva avaliar a contribuição das diferentes estratégias de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da anatomia humana. Os resultados mostram que deve haver parcimônia na utilização de metodologias ativas no ensino da disciplina. Algumas metodologias não superaram o ensino tradicional e outras, se destacaram pela simples utilização e grande impacto positivo no processo ensino-aprendizagem de anatomia humana. Concluímos que, independentemente da metodologia de ensino-aprendizagem utilizada, quando os alunos são solicitados e incentivados a construir seus próprios conhecimentos sob a orientação e incentivo dos professores, esse conhecimento é construído em uma base mais profunda e duradoura. A metodologia efetiva nem sempre é a mais cara e de difícil acesso. Metodologias ativas através de atividades manuais se mostram uma excelente opção para a (re)construção de conhecimentos e conceitos de anatomia humana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016 10.34117/bjdv7n9-253 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 90030-90047 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 90030-90047 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 90030-90047 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645557667725312 |