Meningite bacteriana na infância e adolescência - perspectivas atuais e desafios futuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schott, Abraão dos Reis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araujo, João Vitor Gontijo, Alvarenga, Ana Clara Ali, Yochida, Bruna Maria Rodrigues, Pohlmann, Bruna Kelren Freitas, Duarte, Júlia Maria Dantas Costa, de Souza, Arthur Vieira, Watanabe, Lucca D Heronville, de Souza, Diogo Quintino, Conterini, Mylena Ventury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58655
Resumo: As meninges podem ser infectadas por bactérias patogênicas que resultam em uma resposta inflamatória desregulada no organismo, levando a um quadro clínico grave, com alta possibilidade de óbito e sequelas neurológicas, denominado meningite. Os principais agentes patogênicos associados a essa infecção são o Streptococcus pneumoniae (S. pneumoniae), a Neisseria meningitidis (N. meningitidis) e o Haemophilus influenzae (H. influenzae), que frequentemente colonizam a nasofaringe de crianças e adolescentes e se disseminam hematologicamente. Os bebês de até dois meses de idade são a faixa etária mais comumente acometida pela meningite bacteriana (MB), em comparação com outras faixas etárias. A patogênese da meningite bacteriana aguda envolve a colonização nasofaríngea, a invasão da corrente sanguínea e da placa cribiforme, a associação com outros agentes infecciosos, a bacteremia e a translocação para o sistema nervoso central (SNC). Em alguns casos, a bactéria pode invadir diretamente o SNC através dos gangliosídeos, da aderência ao bulbo olfatório ou da infiltração de fagócitos. Ademais, a doença está associada a fatores de risco como a não vacinação, países de baixa renda, alterações anatômicas, idade <5 anos e alterações da resposta imune. Essa infecção pode resultar em sequelas agudas ou a longo prazo, incluindo transtornos comportamentais, além de fatores socioeconômicos e biológicos, como baixo desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
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