A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cinthia Pires dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernandes, Maria Lúcia Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56829
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa está pautado no domínio da escrita e da oralidade e em sua adaptação linguística diante de situações sociais diversas das quais os alunos participam e interagem. Este artigo se baseia nas variações da língua, no que tange as ocorrências da concordância nominal, e em sua adequação diante dos distintos fatores linguísticos e extralinguísticos que são inerentes às práticas sociais.  Para tanto, apresentaremos as concepções da gramática prescritiva, bem como as abordagens da Sociolinguística Educacional de Bortoni-Ricardo (2004) e da Pedagogia da Variação Linguística proposta por Faraco (2008).  Em seguida, faremos uma reflexão sobre o ensino de língua materna à luz da Base Nacional Comum Curricular e analisaremos as atividades propostas acerca da concordância nominal em dois livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental – Séries Finais mais utilizados nas escolas brasileiras. Por fim, apresentaremos sugestões de atividades que proporcionam uma discussão em sala de aula, as quais visam contribuir para uma aprendizagem totalitária, em que sejam considerados todos os aspectos da língua, sejam eles traçados pela gramática prescritiva ou pela sociolinguística variacionista.
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