A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56829 |
Resumo: | O ensino de Língua Portuguesa está pautado no domínio da escrita e da oralidade e em sua adaptação linguística diante de situações sociais diversas das quais os alunos participam e interagem. Este artigo se baseia nas variações da língua, no que tange as ocorrências da concordância nominal, e em sua adequação diante dos distintos fatores linguísticos e extralinguísticos que são inerentes às práticas sociais. Para tanto, apresentaremos as concepções da gramática prescritiva, bem como as abordagens da Sociolinguística Educacional de Bortoni-Ricardo (2004) e da Pedagogia da Variação Linguística proposta por Faraco (2008). Em seguida, faremos uma reflexão sobre o ensino de língua materna à luz da Base Nacional Comum Curricular e analisaremos as atividades propostas acerca da concordância nominal em dois livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental – Séries Finais mais utilizados nas escolas brasileiras. Por fim, apresentaremos sugestões de atividades que proporcionam uma discussão em sala de aula, as quais visam contribuir para uma aprendizagem totalitária, em que sejam considerados todos os aspectos da língua, sejam eles traçados pela gramática prescritiva ou pela sociolinguística variacionista. |
id |
VERACRUZ-0_331420579f17b16b1ca3da66367193b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56829 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionistagramáticavariação linguísticaconcordância nominalO ensino de Língua Portuguesa está pautado no domínio da escrita e da oralidade e em sua adaptação linguística diante de situações sociais diversas das quais os alunos participam e interagem. Este artigo se baseia nas variações da língua, no que tange as ocorrências da concordância nominal, e em sua adequação diante dos distintos fatores linguísticos e extralinguísticos que são inerentes às práticas sociais. Para tanto, apresentaremos as concepções da gramática prescritiva, bem como as abordagens da Sociolinguística Educacional de Bortoni-Ricardo (2004) e da Pedagogia da Variação Linguística proposta por Faraco (2008). Em seguida, faremos uma reflexão sobre o ensino de língua materna à luz da Base Nacional Comum Curricular e analisaremos as atividades propostas acerca da concordância nominal em dois livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental – Séries Finais mais utilizados nas escolas brasileiras. Por fim, apresentaremos sugestões de atividades que proporcionam uma discussão em sala de aula, as quais visam contribuir para uma aprendizagem totalitária, em que sejam considerados todos os aspectos da língua, sejam eles traçados pela gramática prescritiva ou pela sociolinguística variacionista.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5682910.34117/bjdv9n1-380Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5569-5596Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5569-5596Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5569-55962525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56829/41681Santos, Cinthia Pires dosFernandes, Maria Lúcia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-27T15:00:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56829Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:11.899517Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista |
title |
A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista |
spellingShingle |
A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista Santos, Cinthia Pires dos gramática variação linguística concordância nominal |
title_short |
A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista |
title_full |
A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista |
title_fullStr |
A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista |
title_full_unstemmed |
A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista |
title_sort |
A concordância nominal no cenário escolar: por uma pedagogia mais variacionista |
author |
Santos, Cinthia Pires dos |
author_facet |
Santos, Cinthia Pires dos Fernandes, Maria Lúcia Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Maria Lúcia Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cinthia Pires dos Fernandes, Maria Lúcia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gramática variação linguística concordância nominal |
topic |
gramática variação linguística concordância nominal |
description |
O ensino de Língua Portuguesa está pautado no domínio da escrita e da oralidade e em sua adaptação linguística diante de situações sociais diversas das quais os alunos participam e interagem. Este artigo se baseia nas variações da língua, no que tange as ocorrências da concordância nominal, e em sua adequação diante dos distintos fatores linguísticos e extralinguísticos que são inerentes às práticas sociais. Para tanto, apresentaremos as concepções da gramática prescritiva, bem como as abordagens da Sociolinguística Educacional de Bortoni-Ricardo (2004) e da Pedagogia da Variação Linguística proposta por Faraco (2008). Em seguida, faremos uma reflexão sobre o ensino de língua materna à luz da Base Nacional Comum Curricular e analisaremos as atividades propostas acerca da concordância nominal em dois livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental – Séries Finais mais utilizados nas escolas brasileiras. Por fim, apresentaremos sugestões de atividades que proporcionam uma discussão em sala de aula, as quais visam contribuir para uma aprendizagem totalitária, em que sejam considerados todos os aspectos da língua, sejam eles traçados pela gramática prescritiva ou pela sociolinguística variacionista. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56829 10.34117/bjdv9n1-380 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56829 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56829/41681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5569-5596 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5569-5596 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5569-5596 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645627270103040 |