A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891 |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar a produção na literatura nacional desenvolvida pela área da educação física no que diz respeito à inclusão da criança com síndrome de Down em aulas de educação física no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo qualitativa. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura nos periódicos da área da Educação Física classificados conforme o critério Qualis Capes com extratos A1, A2, B1 e B2. Para realização da primeira seleção dos estudos, utilizou-se as palavras de busca, educação física, inclusão e síndrome de down relacionadas com o operador Booleano AND. Como critérios de inclusão considerou-se a produção científica nacional realizada nos últimos 10 anos. Foram excluídos artigos repetidos, estudos inconclusivos ou fora do recorte temporal estabelecido. Para elegibilidade inicial, foram considerados os títulos de cada registro para verificar compatibilidade com o tema abordado. Levantou-se 166 periódicos classificados na área de avaliação em educação física, após seleção dos periódicos encontrou-se 224 estudos, dos quais após a aplicação da seleção de elegibilidade com critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 73 estudos sendo que após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 3 estudos para compor a versão final da pesquisa. Concluímos o estudo evidenciando que além da carência de publicações sobre a temática em questão nesses últimos 10 anos, os profissionais enfrentam o desconhecimento sobre as limitações e abordagens para a inclusão. Fazem-se necessárias pesquisas a fim de contribuir com a temática. |
id |
VERACRUZ-0_3a7c6ec793386e1c16278a0a6b87668f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24891 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature ReviewEducação FísicaInclusão e Síndrome de Down.O presente estudo buscou investigar a produção na literatura nacional desenvolvida pela área da educação física no que diz respeito à inclusão da criança com síndrome de Down em aulas de educação física no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo qualitativa. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura nos periódicos da área da Educação Física classificados conforme o critério Qualis Capes com extratos A1, A2, B1 e B2. Para realização da primeira seleção dos estudos, utilizou-se as palavras de busca, educação física, inclusão e síndrome de down relacionadas com o operador Booleano AND. Como critérios de inclusão considerou-se a produção científica nacional realizada nos últimos 10 anos. Foram excluídos artigos repetidos, estudos inconclusivos ou fora do recorte temporal estabelecido. Para elegibilidade inicial, foram considerados os títulos de cada registro para verificar compatibilidade com o tema abordado. Levantou-se 166 periódicos classificados na área de avaliação em educação física, após seleção dos periódicos encontrou-se 224 estudos, dos quais após a aplicação da seleção de elegibilidade com critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 73 estudos sendo que após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 3 estudos para compor a versão final da pesquisa. Concluímos o estudo evidenciando que além da carência de publicações sobre a temática em questão nesses últimos 10 anos, os profissionais enfrentam o desconhecimento sobre as limitações e abordagens para a inclusão. Fazem-se necessárias pesquisas a fim de contribuir com a temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2489110.34117/bjdv7n2-352Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16860-16868Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16860-16868Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16860-168682525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891/19842Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, GabrielSavarezzi, Guilherme RochaGimenez, Roberto2022-06-24T19:06:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24891Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:37.706163Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review |
title |
A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review |
spellingShingle |
A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review Macedo, Gabriel Educação Física Inclusão e Síndrome de Down. |
title_short |
A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review |
title_full |
A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review |
title_fullStr |
A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review |
title_full_unstemmed |
A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review |
title_sort |
A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review |
author |
Macedo, Gabriel |
author_facet |
Macedo, Gabriel Savarezzi, Guilherme Rocha Gimenez, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Savarezzi, Guilherme Rocha Gimenez, Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Gabriel Savarezzi, Guilherme Rocha Gimenez, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Inclusão e Síndrome de Down. |
topic |
Educação Física Inclusão e Síndrome de Down. |
description |
O presente estudo buscou investigar a produção na literatura nacional desenvolvida pela área da educação física no que diz respeito à inclusão da criança com síndrome de Down em aulas de educação física no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo qualitativa. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura nos periódicos da área da Educação Física classificados conforme o critério Qualis Capes com extratos A1, A2, B1 e B2. Para realização da primeira seleção dos estudos, utilizou-se as palavras de busca, educação física, inclusão e síndrome de down relacionadas com o operador Booleano AND. Como critérios de inclusão considerou-se a produção científica nacional realizada nos últimos 10 anos. Foram excluídos artigos repetidos, estudos inconclusivos ou fora do recorte temporal estabelecido. Para elegibilidade inicial, foram considerados os títulos de cada registro para verificar compatibilidade com o tema abordado. Levantou-se 166 periódicos classificados na área de avaliação em educação física, após seleção dos periódicos encontrou-se 224 estudos, dos quais após a aplicação da seleção de elegibilidade com critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 73 estudos sendo que após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 3 estudos para compor a versão final da pesquisa. Concluímos o estudo evidenciando que além da carência de publicações sobre a temática em questão nesses últimos 10 anos, os profissionais enfrentam o desconhecimento sobre as limitações e abordagens para a inclusão. Fazem-se necessárias pesquisas a fim de contribuir com a temática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891 10.34117/bjdv7n2-352 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891/19842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16860-16868 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16860-16868 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16860-16868 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645512078786560 |