A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Gabriel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Savarezzi, Guilherme Rocha, Gimenez, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891
Resumo: O presente estudo buscou investigar a produção na literatura nacional desenvolvida pela área da educação física no que diz respeito à inclusão da criança com síndrome de Down em aulas de educação física no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo qualitativa. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura nos periódicos da área da Educação Física classificados conforme o critério Qualis Capes com extratos A1, A2, B1 e B2. Para realização da primeira seleção dos estudos, utilizou-se as palavras de busca, educação física, inclusão e síndrome de down relacionadas com o operador Booleano AND. Como critérios de inclusão considerou-se a produção científica nacional realizada nos últimos 10 anos. Foram excluídos artigos repetidos, estudos inconclusivos ou fora do recorte temporal estabelecido. Para elegibilidade inicial, foram considerados os títulos de cada registro para verificar compatibilidade com o tema abordado. Levantou-se 166 periódicos classificados na área de avaliação em educação física, após seleção dos periódicos encontrou-se 224 estudos, dos quais após a aplicação da seleção de elegibilidade com critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 73 estudos sendo que após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 3 estudos para compor a versão final da pesquisa. Concluímos o estudo evidenciando que além da carência de publicações sobre a temática em questão nesses últimos 10 anos, os profissionais enfrentam o desconhecimento sobre as limitações e abordagens para a inclusão. Fazem-se necessárias pesquisas a fim de contribuir com a temática.
id VERACRUZ-0_3a7c6ec793386e1c16278a0a6b87668f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24891
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature ReviewEducação FísicaInclusão e Síndrome de Down.O presente estudo buscou investigar a produção na literatura nacional desenvolvida pela área da educação física no que diz respeito à inclusão da criança com síndrome de Down em aulas de educação física no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo qualitativa. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura nos periódicos da área da Educação Física classificados conforme o critério Qualis Capes com extratos A1, A2, B1 e B2. Para realização da primeira seleção dos estudos, utilizou-se as palavras de busca, educação física, inclusão e síndrome de down relacionadas com o operador Booleano AND. Como critérios de inclusão considerou-se a produção científica nacional realizada nos últimos 10 anos. Foram excluídos artigos repetidos, estudos inconclusivos ou fora do recorte temporal estabelecido. Para elegibilidade inicial, foram considerados os títulos de cada registro para verificar compatibilidade com o tema abordado. Levantou-se 166 periódicos classificados na área de avaliação em educação física, após seleção dos periódicos encontrou-se 224 estudos, dos quais após a aplicação da seleção de elegibilidade com critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 73 estudos sendo que após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 3 estudos para compor a versão final da pesquisa. Concluímos o estudo evidenciando que além da carência de publicações sobre a temática em questão nesses últimos 10 anos, os profissionais enfrentam o desconhecimento sobre as limitações e abordagens para a inclusão. Fazem-se necessárias pesquisas a fim de contribuir com a temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2489110.34117/bjdv7n2-352Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16860-16868Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16860-16868Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16860-168682525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891/19842Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, GabrielSavarezzi, Guilherme RochaGimenez, Roberto2022-06-24T19:06:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24891Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:37.706163Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review
title A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review
spellingShingle A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review
Macedo, Gabriel
Educação Física
Inclusão e Síndrome de Down.
title_short A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review
title_full A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review
title_fullStr A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review
title_full_unstemmed A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review
title_sort A Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em aulas de Educação Física: Revisão de Literatura / The Inclusion of Children with Down Syndrome in Physical Education classes: Literature Review
author Macedo, Gabriel
author_facet Macedo, Gabriel
Savarezzi, Guilherme Rocha
Gimenez, Roberto
author_role author
author2 Savarezzi, Guilherme Rocha
Gimenez, Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Gabriel
Savarezzi, Guilherme Rocha
Gimenez, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Inclusão e Síndrome de Down.
topic Educação Física
Inclusão e Síndrome de Down.
description O presente estudo buscou investigar a produção na literatura nacional desenvolvida pela área da educação física no que diz respeito à inclusão da criança com síndrome de Down em aulas de educação física no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo qualitativa. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura nos periódicos da área da Educação Física classificados conforme o critério Qualis Capes com extratos A1, A2, B1 e B2. Para realização da primeira seleção dos estudos, utilizou-se as palavras de busca, educação física, inclusão e síndrome de down relacionadas com o operador Booleano AND. Como critérios de inclusão considerou-se a produção científica nacional realizada nos últimos 10 anos. Foram excluídos artigos repetidos, estudos inconclusivos ou fora do recorte temporal estabelecido. Para elegibilidade inicial, foram considerados os títulos de cada registro para verificar compatibilidade com o tema abordado. Levantou-se 166 periódicos classificados na área de avaliação em educação física, após seleção dos periódicos encontrou-se 224 estudos, dos quais após a aplicação da seleção de elegibilidade com critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 73 estudos sendo que após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 3 estudos para compor a versão final da pesquisa. Concluímos o estudo evidenciando que além da carência de publicações sobre a temática em questão nesses últimos 10 anos, os profissionais enfrentam o desconhecimento sobre as limitações e abordagens para a inclusão. Fazem-se necessárias pesquisas a fim de contribuir com a temática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891
10.34117/bjdv7n2-352
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24891/19842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16860-16868
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16860-16868
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16860-16868
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645512078786560