Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41421 |
Resumo: | Um dos sistemas mais afetados pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus foi o setor educacional, por conta do isolamento social toda comunidade escolar foi privada do convívio que é essencial ao desenvolvimento do aluno. Os objetivos deste estudo consistem em compreender os aspectos psicossociais que interferem no desempenho escolar do aluno; compreender como a falta de convivência pode gerar bloqueios nos processos de comunicação e quais seriam as contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa mediante a tais dificuldades nos adolescentes. A referente pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico. Para a coleta de dados, as bibliografias consultadas centravam nos temas psicologia escolar no contexto de pandemia e os impactos da privação da convivência escolar. Para a aquisição do material de estudo, consultaram-se livros impressos e artigos científicos disponíveis nas principais bases de dados. O referencial teórico para reflexão foi a abordagem humanista de Carl Rogers, que evidencia a empatia, a congruência e a consideração positiva incondicional como elementos facilitadores no processo de aprendizagem através da experiência priorizando as relações interpessoais. Como exposto nos resultados as possibilidades de conviver e se relacionar estão limitadas dentro da vida social, a falta de interações, por conta do isolamento, podem caracterizar vulnerabilidade e incongruência nas comunicações o que prejudica a visão de mundo dos jovens que é adquirida pela vivência social. Esta pesquisa norteada pela ação do psicólogo escolar evidencia a necessidade de intervenções potencializadoras para propiciar vínculos entre os alunos neste cenário o qual a convivência escolar não é mais habitual. |
id |
VERACRUZ-0_434ccb9f5748666f552f696bafabbca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41421 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at schoolComunicaçãoConvivênciaPsicologia EscolarIsolamento Social .Um dos sistemas mais afetados pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus foi o setor educacional, por conta do isolamento social toda comunidade escolar foi privada do convívio que é essencial ao desenvolvimento do aluno. Os objetivos deste estudo consistem em compreender os aspectos psicossociais que interferem no desempenho escolar do aluno; compreender como a falta de convivência pode gerar bloqueios nos processos de comunicação e quais seriam as contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa mediante a tais dificuldades nos adolescentes. A referente pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico. Para a coleta de dados, as bibliografias consultadas centravam nos temas psicologia escolar no contexto de pandemia e os impactos da privação da convivência escolar. Para a aquisição do material de estudo, consultaram-se livros impressos e artigos científicos disponíveis nas principais bases de dados. O referencial teórico para reflexão foi a abordagem humanista de Carl Rogers, que evidencia a empatia, a congruência e a consideração positiva incondicional como elementos facilitadores no processo de aprendizagem através da experiência priorizando as relações interpessoais. Como exposto nos resultados as possibilidades de conviver e se relacionar estão limitadas dentro da vida social, a falta de interações, por conta do isolamento, podem caracterizar vulnerabilidade e incongruência nas comunicações o que prejudica a visão de mundo dos jovens que é adquirida pela vivência social. Esta pesquisa norteada pela ação do psicólogo escolar evidencia a necessidade de intervenções potencializadoras para propiciar vínculos entre os alunos neste cenário o qual a convivência escolar não é mais habitual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4142110.34117/bjdv7n12-506Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 117814-117821Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 117814-117821Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 117814-1178212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41421/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernanda Ferreira daGaspar, Maria Aurora Dias2022-04-12T00:07:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41421Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:32.486174Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school |
title |
Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school |
spellingShingle |
Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school Silva, Fernanda Ferreira da Comunicação Convivência Psicologia Escolar Isolamento Social . |
title_short |
Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school |
title_full |
Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school |
title_fullStr |
Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school |
title_sort |
Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa perante as dificuldades nos processos de comunicação dos adolescentes na escola / Contributions of the Person-Centered Approach to the difficulties in the communication processes of adolescents at school |
author |
Silva, Fernanda Ferreira da |
author_facet |
Silva, Fernanda Ferreira da Gaspar, Maria Aurora Dias |
author_role |
author |
author2 |
Gaspar, Maria Aurora Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Ferreira da Gaspar, Maria Aurora Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Convivência Psicologia Escolar Isolamento Social . |
topic |
Comunicação Convivência Psicologia Escolar Isolamento Social . |
description |
Um dos sistemas mais afetados pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus foi o setor educacional, por conta do isolamento social toda comunidade escolar foi privada do convívio que é essencial ao desenvolvimento do aluno. Os objetivos deste estudo consistem em compreender os aspectos psicossociais que interferem no desempenho escolar do aluno; compreender como a falta de convivência pode gerar bloqueios nos processos de comunicação e quais seriam as contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa mediante a tais dificuldades nos adolescentes. A referente pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico. Para a coleta de dados, as bibliografias consultadas centravam nos temas psicologia escolar no contexto de pandemia e os impactos da privação da convivência escolar. Para a aquisição do material de estudo, consultaram-se livros impressos e artigos científicos disponíveis nas principais bases de dados. O referencial teórico para reflexão foi a abordagem humanista de Carl Rogers, que evidencia a empatia, a congruência e a consideração positiva incondicional como elementos facilitadores no processo de aprendizagem através da experiência priorizando as relações interpessoais. Como exposto nos resultados as possibilidades de conviver e se relacionar estão limitadas dentro da vida social, a falta de interações, por conta do isolamento, podem caracterizar vulnerabilidade e incongruência nas comunicações o que prejudica a visão de mundo dos jovens que é adquirida pela vivência social. Esta pesquisa norteada pela ação do psicólogo escolar evidencia a necessidade de intervenções potencializadoras para propiciar vínculos entre os alunos neste cenário o qual a convivência escolar não é mais habitual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41421 10.34117/bjdv7n12-506 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41421 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41421/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 117814-117821 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 117814-117821 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 117814-117821 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645573976227840 |