Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aciole, Douglas de Souza Braga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Filgueira, Anne Albuquerque, Xavier, Thiago Jesus da Silva, da Cunha, Guilherme Marques, Vieira, Maria Tereza Mendes, Paiva, Ruann Ramires Nunes, Santos, Roberto Lima, Araújo-de-Almeida, Elineí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271
Resumo: O estudo da diversidade biológica, no processo de ensino e aprendizagem, é reconhecidamente complexo, uma vez que envolve, além dos seres mais conhecidos e próximos da realidade, também aqueles de natureza mais abstrata. Sendo os mapas conceituais uma ferramenta que permite expor temas diversos, de modo visual e sintético, tem-se neles uma possibilidade para aquisição de conhecimentos. Desta forma, este trabalho enfoca aspectos de interações colaborativas direcionados à elaboração de mapas conceituais com enfoques ao esqueleto de mapa contextualizados em relatos de experiência para promover inovações no percurso de ensino. Os relatos, contextualizando a construção e uso dos mapas como atividades didáticas e de pesquisa, são resultados de produções discentes, mediadas pela ação docente, direcionadas à aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade. Essas produções textuais, enfatizando a caracterização de grupos de animais pouco conhecidos, descrita a partir da bibliografia especializada, têm no mapa conceitual um elemento de síntese gráfica e de pontos de partida para elaboração de atividades diversas. A divulgação desses materiais, além de contribuir para ampliar a possibilidade de conhecimento sobre biodiversidade, também é uma forma de aprimorar habilidades e competências para monitores, em formação para docência no ensino superior.
id VERACRUZ-0_48cc653b5f721b4ef9a6225c5382a31a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41271
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learningFauna negligenciadaFormação docenteMapeamento conceitualZoologia.O estudo da diversidade biológica, no processo de ensino e aprendizagem, é reconhecidamente complexo, uma vez que envolve, além dos seres mais conhecidos e próximos da realidade, também aqueles de natureza mais abstrata. Sendo os mapas conceituais uma ferramenta que permite expor temas diversos, de modo visual e sintético, tem-se neles uma possibilidade para aquisição de conhecimentos. Desta forma, este trabalho enfoca aspectos de interações colaborativas direcionados à elaboração de mapas conceituais com enfoques ao esqueleto de mapa contextualizados em relatos de experiência para promover inovações no percurso de ensino. Os relatos, contextualizando a construção e uso dos mapas como atividades didáticas e de pesquisa, são resultados de produções discentes, mediadas pela ação docente, direcionadas à aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade. Essas produções textuais, enfatizando a caracterização de grupos de animais pouco conhecidos, descrita a partir da bibliografia especializada, têm no mapa conceitual um elemento de síntese gráfica e de pontos de partida para elaboração de atividades diversas. A divulgação desses materiais, além de contribuir para ampliar a possibilidade de conhecimento sobre biodiversidade, também é uma forma de aprimorar habilidades e competências para monitores, em formação para docência no ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4127110.34117/bjdv7n12-443Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116880-116894Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116880-116894Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116880-1168942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAciole, Douglas de Souza BragaFilgueira, Anne AlbuquerqueXavier, Thiago Jesus da Silvada Cunha, Guilherme MarquesVieira, Maria Tereza MendesPaiva, Ruann Ramires NunesSantos, Roberto LimaAraújo-de-Almeida, Elineí2022-04-12T00:07:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41271Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:28.816411Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning
title Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning
spellingShingle Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning
Aciole, Douglas de Souza Braga
Fauna negligenciada
Formação docente
Mapeamento conceitual
Zoologia.
title_short Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning
title_full Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning
title_fullStr Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning
title_full_unstemmed Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning
title_sort Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning
author Aciole, Douglas de Souza Braga
author_facet Aciole, Douglas de Souza Braga
Filgueira, Anne Albuquerque
Xavier, Thiago Jesus da Silva
da Cunha, Guilherme Marques
Vieira, Maria Tereza Mendes
Paiva, Ruann Ramires Nunes
Santos, Roberto Lima
Araújo-de-Almeida, Elineí
author_role author
author2 Filgueira, Anne Albuquerque
Xavier, Thiago Jesus da Silva
da Cunha, Guilherme Marques
Vieira, Maria Tereza Mendes
Paiva, Ruann Ramires Nunes
Santos, Roberto Lima
Araújo-de-Almeida, Elineí
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aciole, Douglas de Souza Braga
Filgueira, Anne Albuquerque
Xavier, Thiago Jesus da Silva
da Cunha, Guilherme Marques
Vieira, Maria Tereza Mendes
Paiva, Ruann Ramires Nunes
Santos, Roberto Lima
Araújo-de-Almeida, Elineí
dc.subject.por.fl_str_mv Fauna negligenciada
Formação docente
Mapeamento conceitual
Zoologia.
topic Fauna negligenciada
Formação docente
Mapeamento conceitual
Zoologia.
description O estudo da diversidade biológica, no processo de ensino e aprendizagem, é reconhecidamente complexo, uma vez que envolve, além dos seres mais conhecidos e próximos da realidade, também aqueles de natureza mais abstrata. Sendo os mapas conceituais uma ferramenta que permite expor temas diversos, de modo visual e sintético, tem-se neles uma possibilidade para aquisição de conhecimentos. Desta forma, este trabalho enfoca aspectos de interações colaborativas direcionados à elaboração de mapas conceituais com enfoques ao esqueleto de mapa contextualizados em relatos de experiência para promover inovações no percurso de ensino. Os relatos, contextualizando a construção e uso dos mapas como atividades didáticas e de pesquisa, são resultados de produções discentes, mediadas pela ação docente, direcionadas à aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade. Essas produções textuais, enfatizando a caracterização de grupos de animais pouco conhecidos, descrita a partir da bibliografia especializada, têm no mapa conceitual um elemento de síntese gráfica e de pontos de partida para elaboração de atividades diversas. A divulgação desses materiais, além de contribuir para ampliar a possibilidade de conhecimento sobre biodiversidade, também é uma forma de aprimorar habilidades e competências para monitores, em formação para docência no ensino superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271
10.34117/bjdv7n12-443
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116880-116894
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116880-116894
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116880-116894
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645573844107264