Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271 |
Resumo: | O estudo da diversidade biológica, no processo de ensino e aprendizagem, é reconhecidamente complexo, uma vez que envolve, além dos seres mais conhecidos e próximos da realidade, também aqueles de natureza mais abstrata. Sendo os mapas conceituais uma ferramenta que permite expor temas diversos, de modo visual e sintético, tem-se neles uma possibilidade para aquisição de conhecimentos. Desta forma, este trabalho enfoca aspectos de interações colaborativas direcionados à elaboração de mapas conceituais com enfoques ao esqueleto de mapa contextualizados em relatos de experiência para promover inovações no percurso de ensino. Os relatos, contextualizando a construção e uso dos mapas como atividades didáticas e de pesquisa, são resultados de produções discentes, mediadas pela ação docente, direcionadas à aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade. Essas produções textuais, enfatizando a caracterização de grupos de animais pouco conhecidos, descrita a partir da bibliografia especializada, têm no mapa conceitual um elemento de síntese gráfica e de pontos de partida para elaboração de atividades diversas. A divulgação desses materiais, além de contribuir para ampliar a possibilidade de conhecimento sobre biodiversidade, também é uma forma de aprimorar habilidades e competências para monitores, em formação para docência no ensino superior. |
id |
VERACRUZ-0_48cc653b5f721b4ef9a6225c5382a31a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41271 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learningFauna negligenciadaFormação docenteMapeamento conceitualZoologia.O estudo da diversidade biológica, no processo de ensino e aprendizagem, é reconhecidamente complexo, uma vez que envolve, além dos seres mais conhecidos e próximos da realidade, também aqueles de natureza mais abstrata. Sendo os mapas conceituais uma ferramenta que permite expor temas diversos, de modo visual e sintético, tem-se neles uma possibilidade para aquisição de conhecimentos. Desta forma, este trabalho enfoca aspectos de interações colaborativas direcionados à elaboração de mapas conceituais com enfoques ao esqueleto de mapa contextualizados em relatos de experiência para promover inovações no percurso de ensino. Os relatos, contextualizando a construção e uso dos mapas como atividades didáticas e de pesquisa, são resultados de produções discentes, mediadas pela ação docente, direcionadas à aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade. Essas produções textuais, enfatizando a caracterização de grupos de animais pouco conhecidos, descrita a partir da bibliografia especializada, têm no mapa conceitual um elemento de síntese gráfica e de pontos de partida para elaboração de atividades diversas. A divulgação desses materiais, além de contribuir para ampliar a possibilidade de conhecimento sobre biodiversidade, também é uma forma de aprimorar habilidades e competências para monitores, em formação para docência no ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4127110.34117/bjdv7n12-443Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116880-116894Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116880-116894Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116880-1168942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAciole, Douglas de Souza BragaFilgueira, Anne AlbuquerqueXavier, Thiago Jesus da Silvada Cunha, Guilherme MarquesVieira, Maria Tereza MendesPaiva, Ruann Ramires NunesSantos, Roberto LimaAraújo-de-Almeida, Elineí2022-04-12T00:07:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41271Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:28.816411Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning |
title |
Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning |
spellingShingle |
Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning Aciole, Douglas de Souza Braga Fauna negligenciada Formação docente Mapeamento conceitual Zoologia. |
title_short |
Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning |
title_full |
Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning |
title_fullStr |
Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning |
title_full_unstemmed |
Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning |
title_sort |
Enfoques aos mapas conceituais e ao esqueleto de mapa na aprendizagem sobre biodiversidade / Approaches to concept maps and skeleton concept maps in biodiversity learning |
author |
Aciole, Douglas de Souza Braga |
author_facet |
Aciole, Douglas de Souza Braga Filgueira, Anne Albuquerque Xavier, Thiago Jesus da Silva da Cunha, Guilherme Marques Vieira, Maria Tereza Mendes Paiva, Ruann Ramires Nunes Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida, Elineí |
author_role |
author |
author2 |
Filgueira, Anne Albuquerque Xavier, Thiago Jesus da Silva da Cunha, Guilherme Marques Vieira, Maria Tereza Mendes Paiva, Ruann Ramires Nunes Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida, Elineí |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aciole, Douglas de Souza Braga Filgueira, Anne Albuquerque Xavier, Thiago Jesus da Silva da Cunha, Guilherme Marques Vieira, Maria Tereza Mendes Paiva, Ruann Ramires Nunes Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida, Elineí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fauna negligenciada Formação docente Mapeamento conceitual Zoologia. |
topic |
Fauna negligenciada Formação docente Mapeamento conceitual Zoologia. |
description |
O estudo da diversidade biológica, no processo de ensino e aprendizagem, é reconhecidamente complexo, uma vez que envolve, além dos seres mais conhecidos e próximos da realidade, também aqueles de natureza mais abstrata. Sendo os mapas conceituais uma ferramenta que permite expor temas diversos, de modo visual e sintético, tem-se neles uma possibilidade para aquisição de conhecimentos. Desta forma, este trabalho enfoca aspectos de interações colaborativas direcionados à elaboração de mapas conceituais com enfoques ao esqueleto de mapa contextualizados em relatos de experiência para promover inovações no percurso de ensino. Os relatos, contextualizando a construção e uso dos mapas como atividades didáticas e de pesquisa, são resultados de produções discentes, mediadas pela ação docente, direcionadas à aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade. Essas produções textuais, enfatizando a caracterização de grupos de animais pouco conhecidos, descrita a partir da bibliografia especializada, têm no mapa conceitual um elemento de síntese gráfica e de pontos de partida para elaboração de atividades diversas. A divulgação desses materiais, além de contribuir para ampliar a possibilidade de conhecimento sobre biodiversidade, também é uma forma de aprimorar habilidades e competências para monitores, em formação para docência no ensino superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271 10.34117/bjdv7n12-443 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41271/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116880-116894 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116880-116894 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116880-116894 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645573844107264 |