Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Daniel Cardoso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Amaral, Joyce Lucerna, Santos, Regina Rosa Leal dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5634
Resumo: Este artigo apresenta as problematizações resultantes de uma pesquisa realizada durante a execução da ação de extensão intitulada “Ciclo de Formação Docente no Museu (CFDM)”, desenvolvida em regime de parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH) e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG) no ano de 2019. Apresentando uma síntese dos três encontros realizados, o presente artigo tem o objetivo geral de estabelecer contribuições para o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem no espaço museal, segundo as opiniões dos participantes da ação, que foram coletadas e analisadas a partir de fichas de avaliação. Dentre as conclusões, foi possível apreender a partir dos resultados da pesquisa que espaços não escolares, a exemplo do MHNJB/UFMG, um espaço com acervo a céu aberto constituído por ambientes diversos e específicos, são potencializadores de uma formação docente interdisciplinar por oferecerem novos olhares ao processo de ensino e de aprendizagem, sobretudo no que se refere à possibilidade de uma maior exploração dos conteúdos que compõem os currículos escolares. 
id VERACRUZ-0_4d83a6d10bf222c5a75516e0503919af
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5634
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher educationFormação docenteEspaço não escolarProcesso de ensino e de aprendizagemMuseu.Este artigo apresenta as problematizações resultantes de uma pesquisa realizada durante a execução da ação de extensão intitulada “Ciclo de Formação Docente no Museu (CFDM)”, desenvolvida em regime de parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH) e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG) no ano de 2019. Apresentando uma síntese dos três encontros realizados, o presente artigo tem o objetivo geral de estabelecer contribuições para o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem no espaço museal, segundo as opiniões dos participantes da ação, que foram coletadas e analisadas a partir de fichas de avaliação. Dentre as conclusões, foi possível apreender a partir dos resultados da pesquisa que espaços não escolares, a exemplo do MHNJB/UFMG, um espaço com acervo a céu aberto constituído por ambientes diversos e específicos, são potencializadores de uma formação docente interdisciplinar por oferecerem novos olhares ao processo de ensino e de aprendizagem, sobretudo no que se refere à possibilidade de uma maior exploração dos conteúdos que compõem os currículos escolares. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/563410.34117/bjdv5n12-297Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32217-32241Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32217-32241Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32217-322412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5634/5092Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Daniel CardosoAmaral, Joyce LucernaSantos, Regina Rosa Leal dos2021-07-15T20:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5634Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:25.638185Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher education
title Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher education
spellingShingle Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher education
Alves, Daniel Cardoso
Formação docente
Espaço não escolar
Processo de ensino e de aprendizagem
Museu.
title_short Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher education
title_full Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher education
title_fullStr Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher education
title_full_unstemmed Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher education
title_sort Vivências e experiências pedagógicas no museu: um espaço de formação docente / Pedagogical experiences and experiences at the museum: a space for teacher education
author Alves, Daniel Cardoso
author_facet Alves, Daniel Cardoso
Amaral, Joyce Lucerna
Santos, Regina Rosa Leal dos
author_role author
author2 Amaral, Joyce Lucerna
Santos, Regina Rosa Leal dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Daniel Cardoso
Amaral, Joyce Lucerna
Santos, Regina Rosa Leal dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Espaço não escolar
Processo de ensino e de aprendizagem
Museu.
topic Formação docente
Espaço não escolar
Processo de ensino e de aprendizagem
Museu.
description Este artigo apresenta as problematizações resultantes de uma pesquisa realizada durante a execução da ação de extensão intitulada “Ciclo de Formação Docente no Museu (CFDM)”, desenvolvida em regime de parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH) e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG) no ano de 2019. Apresentando uma síntese dos três encontros realizados, o presente artigo tem o objetivo geral de estabelecer contribuições para o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem no espaço museal, segundo as opiniões dos participantes da ação, que foram coletadas e analisadas a partir de fichas de avaliação. Dentre as conclusões, foi possível apreender a partir dos resultados da pesquisa que espaços não escolares, a exemplo do MHNJB/UFMG, um espaço com acervo a céu aberto constituído por ambientes diversos e específicos, são potencializadores de uma formação docente interdisciplinar por oferecerem novos olhares ao processo de ensino e de aprendizagem, sobretudo no que se refere à possibilidade de uma maior exploração dos conteúdos que compõem os currículos escolares. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5634
10.34117/bjdv5n12-297
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5634
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5634/5092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32217-32241
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32217-32241
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32217-32241
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645434367770624