Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francione Charapa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Miguel Junior Zacarias, do Nascimento, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065
Resumo: Partindo do pressuposto de que o estágio curricular é de suma importância na formação do licenciando, este texto tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos licenciandos de Filosofia ao término da realização do estágio. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta relatórios de estágio e a análise de conteúdo. Os sujeitos foram seis alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Ceará que concluíram o estágio. Os dados nos revelam aspectos importantes sobre as aprendizagens docentes adquiridas pelos licenciandos no estágio que envolvem as questões internas da escola, do cotidiano, das relações que se estabelecem entre professor e aluno; mas também passam a relacionar esses saberes com o contexto histórico do ensino de filosofia no Brasil que sempre foi marcada pela sua inclusão e exclusão do currículo escolar. Essa é uma questão crucial para os estudantes de filosofia que passam perceber o não-lugar da sua área de conhecimento, o que reflete na identidade do curso e na redução de oportunidades de trabalho advindas dele.
id VERACRUZ-0_52b2d96580a53f97c4e55abf9914a93e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27065
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate studentsEstágio Curricular Obrigatório. Ensino de Filosofia. Saberes docentes.Partindo do pressuposto de que o estágio curricular é de suma importância na formação do licenciando, este texto tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos licenciandos de Filosofia ao término da realização do estágio. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta relatórios de estágio e a análise de conteúdo. Os sujeitos foram seis alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Ceará que concluíram o estágio. Os dados nos revelam aspectos importantes sobre as aprendizagens docentes adquiridas pelos licenciandos no estágio que envolvem as questões internas da escola, do cotidiano, das relações que se estabelecem entre professor e aluno; mas também passam a relacionar esses saberes com o contexto histórico do ensino de filosofia no Brasil que sempre foi marcada pela sua inclusão e exclusão do currículo escolar. Essa é uma questão crucial para os estudantes de filosofia que passam perceber o não-lugar da sua área de conhecimento, o que reflete na identidade do curso e na redução de oportunidades de trabalho advindas dele.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2706510.34117/bjdv7n3-686Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30785-30799Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30785-30799Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30785-307992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065/21401Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Francione CharapaLima, Miguel Junior Zacariasdo Nascimento, Ana Maria2022-03-29T12:15:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27065Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:36.617334Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students
title Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students
spellingShingle Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students
Alves, Francione Charapa
Estágio Curricular Obrigatório. Ensino de Filosofia. Saberes docentes.
title_short Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students
title_full Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students
title_fullStr Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students
title_full_unstemmed Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students
title_sort Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students
author Alves, Francione Charapa
author_facet Alves, Francione Charapa
Lima, Miguel Junior Zacarias
do Nascimento, Ana Maria
author_role author
author2 Lima, Miguel Junior Zacarias
do Nascimento, Ana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francione Charapa
Lima, Miguel Junior Zacarias
do Nascimento, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular Obrigatório. Ensino de Filosofia. Saberes docentes.
topic Estágio Curricular Obrigatório. Ensino de Filosofia. Saberes docentes.
description Partindo do pressuposto de que o estágio curricular é de suma importância na formação do licenciando, este texto tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos licenciandos de Filosofia ao término da realização do estágio. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta relatórios de estágio e a análise de conteúdo. Os sujeitos foram seis alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Ceará que concluíram o estágio. Os dados nos revelam aspectos importantes sobre as aprendizagens docentes adquiridas pelos licenciandos no estágio que envolvem as questões internas da escola, do cotidiano, das relações que se estabelecem entre professor e aluno; mas também passam a relacionar esses saberes com o contexto histórico do ensino de filosofia no Brasil que sempre foi marcada pela sua inclusão e exclusão do currículo escolar. Essa é uma questão crucial para os estudantes de filosofia que passam perceber o não-lugar da sua área de conhecimento, o que reflete na identidade do curso e na redução de oportunidades de trabalho advindas dele.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065
10.34117/bjdv7n3-686
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065/21401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30785-30799
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30785-30799
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30785-30799
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645520705421312