Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que o estágio curricular é de suma importância na formação do licenciando, este texto tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos licenciandos de Filosofia ao término da realização do estágio. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta relatórios de estágio e a análise de conteúdo. Os sujeitos foram seis alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Ceará que concluíram o estágio. Os dados nos revelam aspectos importantes sobre as aprendizagens docentes adquiridas pelos licenciandos no estágio que envolvem as questões internas da escola, do cotidiano, das relações que se estabelecem entre professor e aluno; mas também passam a relacionar esses saberes com o contexto histórico do ensino de filosofia no Brasil que sempre foi marcada pela sua inclusão e exclusão do currículo escolar. Essa é uma questão crucial para os estudantes de filosofia que passam perceber o não-lugar da sua área de conhecimento, o que reflete na identidade do curso e na redução de oportunidades de trabalho advindas dele. |
id |
VERACRUZ-0_52b2d96580a53f97c4e55abf9914a93e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27065 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate studentsEstágio Curricular Obrigatório. Ensino de Filosofia. Saberes docentes.Partindo do pressuposto de que o estágio curricular é de suma importância na formação do licenciando, este texto tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos licenciandos de Filosofia ao término da realização do estágio. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta relatórios de estágio e a análise de conteúdo. Os sujeitos foram seis alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Ceará que concluíram o estágio. Os dados nos revelam aspectos importantes sobre as aprendizagens docentes adquiridas pelos licenciandos no estágio que envolvem as questões internas da escola, do cotidiano, das relações que se estabelecem entre professor e aluno; mas também passam a relacionar esses saberes com o contexto histórico do ensino de filosofia no Brasil que sempre foi marcada pela sua inclusão e exclusão do currículo escolar. Essa é uma questão crucial para os estudantes de filosofia que passam perceber o não-lugar da sua área de conhecimento, o que reflete na identidade do curso e na redução de oportunidades de trabalho advindas dele.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2706510.34117/bjdv7n3-686Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30785-30799Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30785-30799Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30785-307992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065/21401Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Francione CharapaLima, Miguel Junior Zacariasdo Nascimento, Ana Maria2022-03-29T12:15:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27065Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:36.617334Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students |
title |
Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students |
spellingShingle |
Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students Alves, Francione Charapa Estágio Curricular Obrigatório. Ensino de Filosofia. Saberes docentes. |
title_short |
Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students |
title_full |
Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students |
title_fullStr |
Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students |
title_sort |
Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students |
author |
Alves, Francione Charapa |
author_facet |
Alves, Francione Charapa Lima, Miguel Junior Zacarias do Nascimento, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Miguel Junior Zacarias do Nascimento, Ana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francione Charapa Lima, Miguel Junior Zacarias do Nascimento, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Curricular Obrigatório. Ensino de Filosofia. Saberes docentes. |
topic |
Estágio Curricular Obrigatório. Ensino de Filosofia. Saberes docentes. |
description |
Partindo do pressuposto de que o estágio curricular é de suma importância na formação do licenciando, este texto tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos licenciandos de Filosofia ao término da realização do estágio. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta relatórios de estágio e a análise de conteúdo. Os sujeitos foram seis alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Ceará que concluíram o estágio. Os dados nos revelam aspectos importantes sobre as aprendizagens docentes adquiridas pelos licenciandos no estágio que envolvem as questões internas da escola, do cotidiano, das relações que se estabelecem entre professor e aluno; mas também passam a relacionar esses saberes com o contexto histórico do ensino de filosofia no Brasil que sempre foi marcada pela sua inclusão e exclusão do currículo escolar. Essa é uma questão crucial para os estudantes de filosofia que passam perceber o não-lugar da sua área de conhecimento, o que reflete na identidade do curso e na redução de oportunidades de trabalho advindas dele. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065 10.34117/bjdv7n3-686 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27065/21401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30785-30799 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30785-30799 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30785-30799 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645520705421312 |