Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44093 |
Resumo: | Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, houve a migração das escolas para um contexto remoto, no qual o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) passou a ser contínuo. Sendo observado, no presente estudo, que esse atípico cenário mundial manifestou a urgência de abordagens alusivas ao ramo da Educação Ambiental (EA). Entretanto, no setor educacional, existe ainda uma grande carência na produção de ferramentas digitais que se fundamentam nos ideais da inclusão escolar para o público surdo, tornando essencial a promoção de pesquisas que busquem superar tais problemáticas. Neste contexto, o presente trabalho objetivou a ampliação de recursos audiovisuais acessíveis para pessoas surdas, nos quais foram abordados: o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), EA e os impactos causados por catalisadores orgânicos. Essa ação docente trouxe resultados satisfatórios, destacando-se entre esses o feedback positivo e a efetiva participação do aluno surdo, indicando que a interposição de metodologias favorece a construção de um conhecimento contextualizado, acessível, incorporador e eficaz, pois assim a inclusão torna-se um ato de aprendizado diante da concepção problematizadora educacional. |
id |
VERACRUZ-0_56a5cf199cc1c6e46c9b3f1e111f6502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44093 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf studentsEducação AmbientalSurdosEducação InclusivaTDICs.Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, houve a migração das escolas para um contexto remoto, no qual o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) passou a ser contínuo. Sendo observado, no presente estudo, que esse atípico cenário mundial manifestou a urgência de abordagens alusivas ao ramo da Educação Ambiental (EA). Entretanto, no setor educacional, existe ainda uma grande carência na produção de ferramentas digitais que se fundamentam nos ideais da inclusão escolar para o público surdo, tornando essencial a promoção de pesquisas que busquem superar tais problemáticas. Neste contexto, o presente trabalho objetivou a ampliação de recursos audiovisuais acessíveis para pessoas surdas, nos quais foram abordados: o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), EA e os impactos causados por catalisadores orgânicos. Essa ação docente trouxe resultados satisfatórios, destacando-se entre esses o feedback positivo e a efetiva participação do aluno surdo, indicando que a interposição de metodologias favorece a construção de um conhecimento contextualizado, acessível, incorporador e eficaz, pois assim a inclusão torna-se um ato de aprendizado diante da concepção problematizadora educacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4409310.34117/bjdv8n2-206Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11566-11576Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11566-11576Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11566-115762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44093/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Márcio Jean FernandesFerraz, Júlia Maria SoaresJúnior, Carlos Alberto da Silvade Souza, Niely Silvade Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves2022-03-02T14:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44093Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:34.670120Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students |
title |
Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students |
spellingShingle |
Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students Tavares, Márcio Jean Fernandes Educação Ambiental Surdos Educação Inclusiva TDICs. |
title_short |
Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students |
title_full |
Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students |
title_fullStr |
Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students |
title_full_unstemmed |
Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students |
title_sort |
Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students |
author |
Tavares, Márcio Jean Fernandes |
author_facet |
Tavares, Márcio Jean Fernandes Ferraz, Júlia Maria Soares Júnior, Carlos Alberto da Silva de Souza, Niely Silva de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Júlia Maria Soares Júnior, Carlos Alberto da Silva de Souza, Niely Silva de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Márcio Jean Fernandes Ferraz, Júlia Maria Soares Júnior, Carlos Alberto da Silva de Souza, Niely Silva de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Surdos Educação Inclusiva TDICs. |
topic |
Educação Ambiental Surdos Educação Inclusiva TDICs. |
description |
Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, houve a migração das escolas para um contexto remoto, no qual o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) passou a ser contínuo. Sendo observado, no presente estudo, que esse atípico cenário mundial manifestou a urgência de abordagens alusivas ao ramo da Educação Ambiental (EA). Entretanto, no setor educacional, existe ainda uma grande carência na produção de ferramentas digitais que se fundamentam nos ideais da inclusão escolar para o público surdo, tornando essencial a promoção de pesquisas que busquem superar tais problemáticas. Neste contexto, o presente trabalho objetivou a ampliação de recursos audiovisuais acessíveis para pessoas surdas, nos quais foram abordados: o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), EA e os impactos causados por catalisadores orgânicos. Essa ação docente trouxe resultados satisfatórios, destacando-se entre esses o feedback positivo e a efetiva participação do aluno surdo, indicando que a interposição de metodologias favorece a construção de um conhecimento contextualizado, acessível, incorporador e eficaz, pois assim a inclusão torna-se um ato de aprendizado diante da concepção problematizadora educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44093 10.34117/bjdv8n2-206 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44093 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44093/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11566-11576 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11566-11576 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11566-11576 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645583240396800 |