Aplicação de uma nova metodologia para o ensino de discentes surdos / Application of a new methodology for the teaching of deaf students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Márcio Jean Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferraz, Júlia Maria Soares, Júnior, Carlos Alberto da Silva, de Souza, Niely Silva, de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44093
Resumo: Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, houve a migração das escolas para um contexto remoto, no qual o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) passou a ser contínuo. Sendo observado, no presente estudo, que esse atípico cenário mundial manifestou a urgência de abordagens alusivas ao ramo da Educação Ambiental (EA). Entretanto, no setor educacional, existe ainda uma grande carência na produção de ferramentas digitais que se fundamentam nos ideais da inclusão escolar para o público surdo, tornando essencial a promoção de pesquisas que busquem superar tais problemáticas. Neste contexto, o presente trabalho objetivou a ampliação de recursos audiovisuais acessíveis para pessoas surdas, nos quais foram abordados: o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), EA e os impactos causados por catalisadores orgânicos. Essa ação docente trouxe resultados satisfatórios, destacando-se entre esses o feedback positivo e a efetiva participação do aluno surdo, indicando que a interposição de metodologias favorece a construção de um conhecimento contextualizado, acessível, incorporador e eficaz, pois assim a inclusão torna-se um ato de aprendizado diante da concepção problematizadora educacional.
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