A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: amorim, Cleyton da silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: júnior, Cleyton da silva amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40733
Resumo: A broncoaspiração é considerada o evento adverso que mais agrava o quadro clínico do paciente disfágico. Pode aumentar tempo de internação, custo para o sistema de saúde e possibilidade de óbito do paciente. O presente estudo, pretendeu avaliar a incidência de broncoaspiração em indivíduos internados num hospital terciário no período de um ano, bem como os efeitos das medidas preventivas. A pesquisa foi de caráter longitudinal e retrospectivo. Dentre os 16.242 indivíduos  admitidos na unidade durante um ano, 11.041 (68,0%)  apresentaram risco para broncoaspiração. Estes pacientes passaram por avaliação fonoaudiológica para determinação da presença do quadro aspirativo. 26 indivíduos incluídos neste estudo, a maioria era do sexo masculino e apresentaram o episódio broncoaspiração durante o período de internação hospitalar. As doenças de base mais frequentes nestas pessoas foram as de origem neurológica e oncológicos. Em relação a via de alimentação, grande parte era nutrido por via oral e enteral.  14 (53,8%) passaram a utilizar via alternativa de alimentação e em 18 (69,2%) participantes a broncoaspiração se deu pela presença de vômito. Há elevada prevalência de risco de broncoaspiração, com maior prevalência em idosos, cuja doença de base tem origem neurológica. A maior causa de broncoaspiração nestes pacientes foi o vômito e o óbito foi apontado como um desfecho prevalente. As medidas intra-hospitalares de prevenção contribuíram para a prevenção da broncoaspiração.
id VERACRUZ-0_56b07719636e1e01fde3c323c5317d7e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40733
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.Prevalência de broncoaspiração. Prevenção. Sistema de Saúde.A broncoaspiração é considerada o evento adverso que mais agrava o quadro clínico do paciente disfágico. Pode aumentar tempo de internação, custo para o sistema de saúde e possibilidade de óbito do paciente. O presente estudo, pretendeu avaliar a incidência de broncoaspiração em indivíduos internados num hospital terciário no período de um ano, bem como os efeitos das medidas preventivas. A pesquisa foi de caráter longitudinal e retrospectivo. Dentre os 16.242 indivíduos  admitidos na unidade durante um ano, 11.041 (68,0%)  apresentaram risco para broncoaspiração. Estes pacientes passaram por avaliação fonoaudiológica para determinação da presença do quadro aspirativo. 26 indivíduos incluídos neste estudo, a maioria era do sexo masculino e apresentaram o episódio broncoaspiração durante o período de internação hospitalar. As doenças de base mais frequentes nestas pessoas foram as de origem neurológica e oncológicos. Em relação a via de alimentação, grande parte era nutrido por via oral e enteral.  14 (53,8%) passaram a utilizar via alternativa de alimentação e em 18 (69,2%) participantes a broncoaspiração se deu pela presença de vômito. Há elevada prevalência de risco de broncoaspiração, com maior prevalência em idosos, cuja doença de base tem origem neurológica. A maior causa de broncoaspiração nestes pacientes foi o vômito e o óbito foi apontado como um desfecho prevalente. As medidas intra-hospitalares de prevenção contribuíram para a prevenção da broncoaspiração.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4073310.34117/bjdv7n12-148Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 112218-112229Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 112218-112229Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 112218-1122292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40733/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessamorim, Cleyton da silvajúnior, Cleyton da silva amorim2022-04-12T00:05:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40733Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:11.399462Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.
title A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.
spellingShingle A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.
amorim, Cleyton da silva
Prevalência de broncoaspiração. Prevenção. Sistema de Saúde.
title_short A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.
title_full A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.
title_fullStr A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.
title_full_unstemmed A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.
title_sort A incidência de broncoaspiração e o impacto da prevenção em pacientes internados em um hospital terciário. / The incidence of bronchoaspiration and the impact of prevention in patients admitted to a tertiary care hospital.
author amorim, Cleyton da silva
author_facet amorim, Cleyton da silva
júnior, Cleyton da silva amorim
author_role author
author2 júnior, Cleyton da silva amorim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv amorim, Cleyton da silva
júnior, Cleyton da silva amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Prevalência de broncoaspiração. Prevenção. Sistema de Saúde.
topic Prevalência de broncoaspiração. Prevenção. Sistema de Saúde.
description A broncoaspiração é considerada o evento adverso que mais agrava o quadro clínico do paciente disfágico. Pode aumentar tempo de internação, custo para o sistema de saúde e possibilidade de óbito do paciente. O presente estudo, pretendeu avaliar a incidência de broncoaspiração em indivíduos internados num hospital terciário no período de um ano, bem como os efeitos das medidas preventivas. A pesquisa foi de caráter longitudinal e retrospectivo. Dentre os 16.242 indivíduos  admitidos na unidade durante um ano, 11.041 (68,0%)  apresentaram risco para broncoaspiração. Estes pacientes passaram por avaliação fonoaudiológica para determinação da presença do quadro aspirativo. 26 indivíduos incluídos neste estudo, a maioria era do sexo masculino e apresentaram o episódio broncoaspiração durante o período de internação hospitalar. As doenças de base mais frequentes nestas pessoas foram as de origem neurológica e oncológicos. Em relação a via de alimentação, grande parte era nutrido por via oral e enteral.  14 (53,8%) passaram a utilizar via alternativa de alimentação e em 18 (69,2%) participantes a broncoaspiração se deu pela presença de vômito. Há elevada prevalência de risco de broncoaspiração, com maior prevalência em idosos, cuja doença de base tem origem neurológica. A maior causa de broncoaspiração nestes pacientes foi o vômito e o óbito foi apontado como um desfecho prevalente. As medidas intra-hospitalares de prevenção contribuíram para a prevenção da broncoaspiração.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40733
10.34117/bjdv7n12-148
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40733
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-148
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40733/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 112218-112229
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 112218-112229
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 112218-112229
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645571055943680