Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Gonçalves de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neves, Ádler Oliveira Silva, Lopes, Mônica Ferreira Silva, Medeiros, Helen França, Silva, Anne Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216
Resumo: A aprendizagem de programação é um dominio de conhecimento con- siderado de difícil aprendizagem. No entanto, embora as dificuldades de ensino e de aprendizagem de programação sejam temáticas recorrentes em discussões acadêmicas, poucas soluções de fato têm sido desenvolvidas para compreen- der essas dificuldades e nelas intervir de acordo. Com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica em uma perspectiva multidimensional a partir da análise minuciosa de códigos-fontes desenvolvidos por alunos e de histórico de desempenhos, este trabalho apresenta alguns instrumentos de visualização de informação para auxiliar professores no acompanhamento da aprendizagem de seus alunos na prática da programação. Os resultados de aplicação desses instrumentos em uma turma de programação a distância demonstram que é pos- sível reconhecer, por meio de diferentes variáveis, indicadores de dificuldades de aprendizagem e diferentes classes de perfis de alunos.
id VERACRUZ-0_5fd9cc3647514696955acdd38b26adc3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2216
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programmingVisualização da InformaçãoAnálise de AprendizagemProgramaçãoA aprendizagem de programação é um dominio de conhecimento con- siderado de difícil aprendizagem. No entanto, embora as dificuldades de ensino e de aprendizagem de programação sejam temáticas recorrentes em discussões acadêmicas, poucas soluções de fato têm sido desenvolvidas para compreen- der essas dificuldades e nelas intervir de acordo. Com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica em uma perspectiva multidimensional a partir da análise minuciosa de códigos-fontes desenvolvidos por alunos e de histórico de desempenhos, este trabalho apresenta alguns instrumentos de visualização de informação para auxiliar professores no acompanhamento da aprendizagem de seus alunos na prática da programação. Os resultados de aplicação desses instrumentos em uma turma de programação a distância demonstram que é pos- sível reconhecer, por meio de diferentes variáveis, indicadores de dificuldades de aprendizagem e diferentes classes de perfis de alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/221610.34117/bjdv5n7-050Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8305-8317Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8305-8317Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8305-83172525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216/2242Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Márcia Gonçalves deNeves, Ádler Oliveira SilvaLopes, Mônica Ferreira SilvaMedeiros, Helen FrançaSilva, Anne Caroline2020-05-22T22:28:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2216Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:43.603019Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming
title Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming
spellingShingle Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming
Oliveira, Márcia Gonçalves de
Visualização da Informação
Análise de Aprendizagem
Programação
title_short Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming
title_full Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming
title_fullStr Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming
title_full_unstemmed Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming
title_sort Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming
author Oliveira, Márcia Gonçalves de
author_facet Oliveira, Márcia Gonçalves de
Neves, Ádler Oliveira Silva
Lopes, Mônica Ferreira Silva
Medeiros, Helen França
Silva, Anne Caroline
author_role author
author2 Neves, Ádler Oliveira Silva
Lopes, Mônica Ferreira Silva
Medeiros, Helen França
Silva, Anne Caroline
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcia Gonçalves de
Neves, Ádler Oliveira Silva
Lopes, Mônica Ferreira Silva
Medeiros, Helen França
Silva, Anne Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Visualização da Informação
Análise de Aprendizagem
Programação
topic Visualização da Informação
Análise de Aprendizagem
Programação
description A aprendizagem de programação é um dominio de conhecimento con- siderado de difícil aprendizagem. No entanto, embora as dificuldades de ensino e de aprendizagem de programação sejam temáticas recorrentes em discussões acadêmicas, poucas soluções de fato têm sido desenvolvidas para compreen- der essas dificuldades e nelas intervir de acordo. Com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica em uma perspectiva multidimensional a partir da análise minuciosa de códigos-fontes desenvolvidos por alunos e de histórico de desempenhos, este trabalho apresenta alguns instrumentos de visualização de informação para auxiliar professores no acompanhamento da aprendizagem de seus alunos na prática da programação. Os resultados de aplicação desses instrumentos em uma turma de programação a distância demonstram que é pos- sível reconhecer, por meio de diferentes variáveis, indicadores de dificuldades de aprendizagem e diferentes classes de perfis de alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216
10.34117/bjdv5n7-050
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n7-050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216/2242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8305-8317
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8305-8317
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8305-8317
2525-8761
10.34117/bjdv5n7
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645420002279424