Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216 |
Resumo: | A aprendizagem de programação é um dominio de conhecimento con- siderado de difícil aprendizagem. No entanto, embora as dificuldades de ensino e de aprendizagem de programação sejam temáticas recorrentes em discussões acadêmicas, poucas soluções de fato têm sido desenvolvidas para compreen- der essas dificuldades e nelas intervir de acordo. Com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica em uma perspectiva multidimensional a partir da análise minuciosa de códigos-fontes desenvolvidos por alunos e de histórico de desempenhos, este trabalho apresenta alguns instrumentos de visualização de informação para auxiliar professores no acompanhamento da aprendizagem de seus alunos na prática da programação. Os resultados de aplicação desses instrumentos em uma turma de programação a distância demonstram que é pos- sível reconhecer, por meio de diferentes variáveis, indicadores de dificuldades de aprendizagem e diferentes classes de perfis de alunos. |
id |
VERACRUZ-0_5fd9cc3647514696955acdd38b26adc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2216 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programmingVisualização da InformaçãoAnálise de AprendizagemProgramaçãoA aprendizagem de programação é um dominio de conhecimento con- siderado de difícil aprendizagem. No entanto, embora as dificuldades de ensino e de aprendizagem de programação sejam temáticas recorrentes em discussões acadêmicas, poucas soluções de fato têm sido desenvolvidas para compreen- der essas dificuldades e nelas intervir de acordo. Com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica em uma perspectiva multidimensional a partir da análise minuciosa de códigos-fontes desenvolvidos por alunos e de histórico de desempenhos, este trabalho apresenta alguns instrumentos de visualização de informação para auxiliar professores no acompanhamento da aprendizagem de seus alunos na prática da programação. Os resultados de aplicação desses instrumentos em uma turma de programação a distância demonstram que é pos- sível reconhecer, por meio de diferentes variáveis, indicadores de dificuldades de aprendizagem e diferentes classes de perfis de alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/221610.34117/bjdv5n7-050Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8305-8317Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8305-8317Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8305-83172525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216/2242Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Márcia Gonçalves deNeves, Ádler Oliveira SilvaLopes, Mônica Ferreira SilvaMedeiros, Helen FrançaSilva, Anne Caroline2020-05-22T22:28:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2216Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:43.603019Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming |
title |
Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming |
spellingShingle |
Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming Oliveira, Márcia Gonçalves de Visualização da Informação Análise de Aprendizagem Programação |
title_short |
Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming |
title_full |
Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming |
title_fullStr |
Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming |
title_full_unstemmed |
Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming |
title_sort |
Instrumentos de visualização da informação para avaliação diagnóstica em curso de programação a distância / Information visualization instruments for ongoing diagnostic evaluation of remote programming |
author |
Oliveira, Márcia Gonçalves de |
author_facet |
Oliveira, Márcia Gonçalves de Neves, Ádler Oliveira Silva Lopes, Mônica Ferreira Silva Medeiros, Helen França Silva, Anne Caroline |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Ádler Oliveira Silva Lopes, Mônica Ferreira Silva Medeiros, Helen França Silva, Anne Caroline |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Márcia Gonçalves de Neves, Ádler Oliveira Silva Lopes, Mônica Ferreira Silva Medeiros, Helen França Silva, Anne Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualização da Informação Análise de Aprendizagem Programação |
topic |
Visualização da Informação Análise de Aprendizagem Programação |
description |
A aprendizagem de programação é um dominio de conhecimento con- siderado de difícil aprendizagem. No entanto, embora as dificuldades de ensino e de aprendizagem de programação sejam temáticas recorrentes em discussões acadêmicas, poucas soluções de fato têm sido desenvolvidas para compreen- der essas dificuldades e nelas intervir de acordo. Com o objetivo de realizar uma avaliação diagnóstica em uma perspectiva multidimensional a partir da análise minuciosa de códigos-fontes desenvolvidos por alunos e de histórico de desempenhos, este trabalho apresenta alguns instrumentos de visualização de informação para auxiliar professores no acompanhamento da aprendizagem de seus alunos na prática da programação. Os resultados de aplicação desses instrumentos em uma turma de programação a distância demonstram que é pos- sível reconhecer, por meio de diferentes variáveis, indicadores de dificuldades de aprendizagem e diferentes classes de perfis de alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216 10.34117/bjdv5n7-050 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n7-050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2216/2242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8305-8317 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8305-8317 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8305-8317 2525-8761 10.34117/bjdv5n7 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645420002279424 |