Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciardella, Thais Monteiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Galian, Claudia Valentina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319
Resumo: A pesquisa de Mestrado (em andamento) da qual seorigina este texto está preocupada em discutir o currículo vivenciado pelas crianças brasileiras no Ensino Fundamental, em um contexto no qual a escola acolhe, pelo menos, cinco anos de sua infância. Neste artigo, trabalhamos com dados advindos da análise de fotografias tiradas por duas crianças que cursam o 1º ano, bem como do que elas contam sobre a escola que frequentam. Cotejando documentos curriculares e elementos oriundos de pesquisa bibliográfica mais ampla sobre as definições legais sobre esse nível de ensino, e seu impacto no trabalho da escola, explicitam-se algumas pistas sobre o lugar da infância na vida escolar.
id VERACRUZ-0_6746579cf889d2a483798c8362d12718
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/319
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º anoPhotographing the school: Elementary Educationin the eyes of 1st gradersCurrículo; Crianças; Infância; Ensino Fundamental.Curriculum; Children; Childhood; Elementary EducationA pesquisa de Mestrado (em andamento) da qual seorigina este texto está preocupada em discutir o currículo vivenciado pelas crianças brasileiras no Ensino Fundamental, em um contexto no qual a escola acolhe, pelo menos, cinco anos de sua infância. Neste artigo, trabalhamos com dados advindos da análise de fotografias tiradas por duas crianças que cursam o 1º ano, bem como do que elas contam sobre a escola que frequentam. Cotejando documentos curriculares e elementos oriundos de pesquisa bibliográfica mais ampla sobre as definições legais sobre esse nível de ensino, e seu impacto no trabalho da escola, explicitam-se algumas pistas sobre o lugar da infância na vida escolar.The Master’s Project (in progress), from which this paper results, seeks to discuss the curriculum experienced by Brazilian children in Elementary School, where they spend at least five years of their childhood. In this paper, we work with data obtained from the analysis of photographs taken by two first graders, as well as what they have to say about the school they attend to. Comparing curriculum documents and elements coming from a wider bibliographic research on the legal definitions of Elementary Education, and its impact on the school’s work, some evidence about the role played by childhood in school life is revealed.Vera CruzCAPESCiardella, Thais MonteiroGalian, Claudia Valentina2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/31910.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319Veras; v. 8, n. 1 (2018); 68-912236-572910.14212/veras.vol8.n1.ano2018reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/319/18http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/319/1910.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319.as1810.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319.as19Direitos autorais 2018 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T20:02:37ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano
Photographing the school: Elementary Educationin the eyes of 1st graders
title Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano
spellingShingle Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano
Ciardella, Thais Monteiro
Currículo; Crianças; Infância; Ensino Fundamental.
Curriculum; Children; Childhood; Elementary Education
title_short Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano
title_full Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano
title_fullStr Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano
title_full_unstemmed Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano
title_sort Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano
author Ciardella, Thais Monteiro
author_facet Ciardella, Thais Monteiro
Galian, Claudia Valentina
author_role author
author2 Galian, Claudia Valentina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES

dc.contributor.author.fl_str_mv Ciardella, Thais Monteiro
Galian, Claudia Valentina
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo; Crianças; Infância; Ensino Fundamental.
Curriculum; Children; Childhood; Elementary Education
topic Currículo; Crianças; Infância; Ensino Fundamental.
Curriculum; Children; Childhood; Elementary Education
description A pesquisa de Mestrado (em andamento) da qual seorigina este texto está preocupada em discutir o currículo vivenciado pelas crianças brasileiras no Ensino Fundamental, em um contexto no qual a escola acolhe, pelo menos, cinco anos de sua infância. Neste artigo, trabalhamos com dados advindos da análise de fotografias tiradas por duas crianças que cursam o 1º ano, bem como do que elas contam sobre a escola que frequentam. Cotejando documentos curriculares e elementos oriundos de pesquisa bibliográfica mais ampla sobre as definições legais sobre esse nível de ensino, e seu impacto no trabalho da escola, explicitam-se algumas pistas sobre o lugar da infância na vida escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319
10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319/pdf
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/319/18
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/319/19
10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319.as18
10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319.as19
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 8, n. 1 (2018); 68-91
2236-5729
10.14212/veras.vol8.n1.ano2018
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792105361408