Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319 |
Resumo: | A pesquisa de Mestrado (em andamento) da qual seorigina este texto está preocupada em discutir o currículo vivenciado pelas crianças brasileiras no Ensino Fundamental, em um contexto no qual a escola acolhe, pelo menos, cinco anos de sua infância. Neste artigo, trabalhamos com dados advindos da análise de fotografias tiradas por duas crianças que cursam o 1º ano, bem como do que elas contam sobre a escola que frequentam. Cotejando documentos curriculares e elementos oriundos de pesquisa bibliográfica mais ampla sobre as definições legais sobre esse nível de ensino, e seu impacto no trabalho da escola, explicitam-se algumas pistas sobre o lugar da infância na vida escolar. |
id |
VERACRUZ-0_6746579cf889d2a483798c8362d12718 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/319 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º anoPhotographing the school: Elementary Educationin the eyes of 1st gradersCurrículo; Crianças; Infância; Ensino Fundamental.Curriculum; Children; Childhood; Elementary EducationA pesquisa de Mestrado (em andamento) da qual seorigina este texto está preocupada em discutir o currículo vivenciado pelas crianças brasileiras no Ensino Fundamental, em um contexto no qual a escola acolhe, pelo menos, cinco anos de sua infância. Neste artigo, trabalhamos com dados advindos da análise de fotografias tiradas por duas crianças que cursam o 1º ano, bem como do que elas contam sobre a escola que frequentam. Cotejando documentos curriculares e elementos oriundos de pesquisa bibliográfica mais ampla sobre as definições legais sobre esse nível de ensino, e seu impacto no trabalho da escola, explicitam-se algumas pistas sobre o lugar da infância na vida escolar.The Master’s Project (in progress), from which this paper results, seeks to discuss the curriculum experienced by Brazilian children in Elementary School, where they spend at least five years of their childhood. In this paper, we work with data obtained from the analysis of photographs taken by two first graders, as well as what they have to say about the school they attend to. Comparing curriculum documents and elements coming from a wider bibliographic research on the legal definitions of Elementary Education, and its impact on the school’s work, some evidence about the role played by childhood in school life is revealed.Vera CruzCAPESCiardella, Thais MonteiroGalian, Claudia Valentina2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/31910.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319Veras; v. 8, n. 1 (2018); 68-912236-572910.14212/veras.vol8.n1.ano2018reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/319/18http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/319/1910.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319.as1810.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319.as19Direitos autorais 2018 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T20:02:37ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano Photographing the school: Elementary Educationin the eyes of 1st graders |
title |
Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano |
spellingShingle |
Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano Ciardella, Thais Monteiro Currículo; Crianças; Infância; Ensino Fundamental. Curriculum; Children; Childhood; Elementary Education |
title_short |
Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano |
title_full |
Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano |
title_fullStr |
Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano |
title_full_unstemmed |
Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano |
title_sort |
Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano |
author |
Ciardella, Thais Monteiro |
author_facet |
Ciardella, Thais Monteiro Galian, Claudia Valentina |
author_role |
author |
author2 |
Galian, Claudia Valentina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciardella, Thais Monteiro Galian, Claudia Valentina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo; Crianças; Infância; Ensino Fundamental. Curriculum; Children; Childhood; Elementary Education |
topic |
Currículo; Crianças; Infância; Ensino Fundamental. Curriculum; Children; Childhood; Elementary Education |
description |
A pesquisa de Mestrado (em andamento) da qual seorigina este texto está preocupada em discutir o currículo vivenciado pelas crianças brasileiras no Ensino Fundamental, em um contexto no qual a escola acolhe, pelo menos, cinco anos de sua infância. Neste artigo, trabalhamos com dados advindos da análise de fotografias tiradas por duas crianças que cursam o 1º ano, bem como do que elas contam sobre a escola que frequentam. Cotejando documentos curriculares e elementos oriundos de pesquisa bibliográfica mais ampla sobre as definições legais sobre esse nível de ensino, e seu impacto no trabalho da escola, explicitam-se algumas pistas sobre o lugar da infância na vida escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319 10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/319/pdf http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/319/18 http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/319/19 10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319.as18 10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319.as19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 8, n. 1 (2018); 68-91 2236-5729 10.14212/veras.vol8.n1.ano2018 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792105361408 |