Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Galisa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Mara Águida Porfirio, Silva, Kelsen Arcângelo Ferreira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402
Resumo: A presente pesquisa se dedica a analisar a relação entre ecoturismo e marketing verde na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, a partir das discussões de autores que debatem sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi investigar as diretrizes teóricas que permitem o aperfeiçoamento dessa relação, em perspectiva interdisciplinar. Nesse contexto, observamos que a relação entre ecoturismo e marketing verde enfrenta diversos desafios na APA, que passam pela questionabilidade da existência do ecoturismo, pela ausência do poder público região e pelo pouco know-how de marketing. As soluções, por sua vez, demandam uma ação conjunta entre sociedade civil organizada e Estado, bem como a propositura de Ação Civil Pública. A pesquisa realizada foi descritiva, com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e documentais. Utilizamos, para análise do conteúdo, as três fases de Bardin (2016). Concluímos que os desafios constatados na APA são variados, mas que possuem soluções, as quais demandarão, de qualquer forma, esforço público e privado à longo prazo, sobretudo no sentido da conscientização ambiental.
id VERACRUZ-0_762f5320f941edd4fb8caa140bdf5b1a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29402
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APAMarketing VerdeEcoturismoDelta do Parnaíba.A presente pesquisa se dedica a analisar a relação entre ecoturismo e marketing verde na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, a partir das discussões de autores que debatem sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi investigar as diretrizes teóricas que permitem o aperfeiçoamento dessa relação, em perspectiva interdisciplinar. Nesse contexto, observamos que a relação entre ecoturismo e marketing verde enfrenta diversos desafios na APA, que passam pela questionabilidade da existência do ecoturismo, pela ausência do poder público região e pelo pouco know-how de marketing. As soluções, por sua vez, demandam uma ação conjunta entre sociedade civil organizada e Estado, bem como a propositura de Ação Civil Pública. A pesquisa realizada foi descritiva, com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e documentais. Utilizamos, para análise do conteúdo, as três fases de Bardin (2016). Concluímos que os desafios constatados na APA são variados, mas que possuem soluções, as quais demandarão, de qualquer forma, esforço público e privado à longo prazo, sobretudo no sentido da conscientização ambiental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2940210.34117/bjdv.v7i5.29402Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45429-45446Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45429-45446Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45429-454462525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402/23191Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Bruno Galisa deMoura, Mara Águida PorfirioSilva, Kelsen Arcângelo Ferreira e2022-02-25T21:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29402Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:39.194654Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA
title Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA
spellingShingle Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA
Oliveira, Bruno Galisa de
Marketing Verde
Ecoturismo
Delta do Parnaíba.
title_short Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA
title_full Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA
title_fullStr Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA
title_full_unstemmed Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA
title_sort Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA
author Oliveira, Bruno Galisa de
author_facet Oliveira, Bruno Galisa de
Moura, Mara Águida Porfirio
Silva, Kelsen Arcângelo Ferreira e
author_role author
author2 Moura, Mara Águida Porfirio
Silva, Kelsen Arcângelo Ferreira e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bruno Galisa de
Moura, Mara Águida Porfirio
Silva, Kelsen Arcângelo Ferreira e
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde
Ecoturismo
Delta do Parnaíba.
topic Marketing Verde
Ecoturismo
Delta do Parnaíba.
description A presente pesquisa se dedica a analisar a relação entre ecoturismo e marketing verde na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, a partir das discussões de autores que debatem sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi investigar as diretrizes teóricas que permitem o aperfeiçoamento dessa relação, em perspectiva interdisciplinar. Nesse contexto, observamos que a relação entre ecoturismo e marketing verde enfrenta diversos desafios na APA, que passam pela questionabilidade da existência do ecoturismo, pela ausência do poder público região e pelo pouco know-how de marketing. As soluções, por sua vez, demandam uma ação conjunta entre sociedade civil organizada e Estado, bem como a propositura de Ação Civil Pública. A pesquisa realizada foi descritiva, com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e documentais. Utilizamos, para análise do conteúdo, as três fases de Bardin (2016). Concluímos que os desafios constatados na APA são variados, mas que possuem soluções, as quais demandarão, de qualquer forma, esforço público e privado à longo prazo, sobretudo no sentido da conscientização ambiental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402
10.34117/bjdv.v7i5.29402
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402/23191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45429-45446
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45429-45446
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45429-45446
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645530183499776