Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402 |
Resumo: | A presente pesquisa se dedica a analisar a relação entre ecoturismo e marketing verde na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, a partir das discussões de autores que debatem sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi investigar as diretrizes teóricas que permitem o aperfeiçoamento dessa relação, em perspectiva interdisciplinar. Nesse contexto, observamos que a relação entre ecoturismo e marketing verde enfrenta diversos desafios na APA, que passam pela questionabilidade da existência do ecoturismo, pela ausência do poder público região e pelo pouco know-how de marketing. As soluções, por sua vez, demandam uma ação conjunta entre sociedade civil organizada e Estado, bem como a propositura de Ação Civil Pública. A pesquisa realizada foi descritiva, com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e documentais. Utilizamos, para análise do conteúdo, as três fases de Bardin (2016). Concluímos que os desafios constatados na APA são variados, mas que possuem soluções, as quais demandarão, de qualquer forma, esforço público e privado à longo prazo, sobretudo no sentido da conscientização ambiental. |
id |
VERACRUZ-0_762f5320f941edd4fb8caa140bdf5b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29402 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APAMarketing VerdeEcoturismoDelta do Parnaíba.A presente pesquisa se dedica a analisar a relação entre ecoturismo e marketing verde na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, a partir das discussões de autores que debatem sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi investigar as diretrizes teóricas que permitem o aperfeiçoamento dessa relação, em perspectiva interdisciplinar. Nesse contexto, observamos que a relação entre ecoturismo e marketing verde enfrenta diversos desafios na APA, que passam pela questionabilidade da existência do ecoturismo, pela ausência do poder público região e pelo pouco know-how de marketing. As soluções, por sua vez, demandam uma ação conjunta entre sociedade civil organizada e Estado, bem como a propositura de Ação Civil Pública. A pesquisa realizada foi descritiva, com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e documentais. Utilizamos, para análise do conteúdo, as três fases de Bardin (2016). Concluímos que os desafios constatados na APA são variados, mas que possuem soluções, as quais demandarão, de qualquer forma, esforço público e privado à longo prazo, sobretudo no sentido da conscientização ambiental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2940210.34117/bjdv.v7i5.29402Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45429-45446Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45429-45446Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45429-454462525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402/23191Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Bruno Galisa deMoura, Mara Águida PorfirioSilva, Kelsen Arcângelo Ferreira e2022-02-25T21:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29402Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:39.194654Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA |
title |
Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA |
spellingShingle |
Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA Oliveira, Bruno Galisa de Marketing Verde Ecoturismo Delta do Parnaíba. |
title_short |
Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA |
title_full |
Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA |
title_fullStr |
Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA |
title_full_unstemmed |
Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA |
title_sort |
Diretrizes teóricas para o aperfeiçoamento da relação entre ecoturismo e marketing verde na APA do Delta do Parnaíba / Theoretical guidelines for the improvement of the relationship between ecotourism and green marketing in the Parnaíba Delta APA |
author |
Oliveira, Bruno Galisa de |
author_facet |
Oliveira, Bruno Galisa de Moura, Mara Águida Porfirio Silva, Kelsen Arcângelo Ferreira e |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Mara Águida Porfirio Silva, Kelsen Arcângelo Ferreira e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Bruno Galisa de Moura, Mara Águida Porfirio Silva, Kelsen Arcângelo Ferreira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Verde Ecoturismo Delta do Parnaíba. |
topic |
Marketing Verde Ecoturismo Delta do Parnaíba. |
description |
A presente pesquisa se dedica a analisar a relação entre ecoturismo e marketing verde na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, a partir das discussões de autores que debatem sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi investigar as diretrizes teóricas que permitem o aperfeiçoamento dessa relação, em perspectiva interdisciplinar. Nesse contexto, observamos que a relação entre ecoturismo e marketing verde enfrenta diversos desafios na APA, que passam pela questionabilidade da existência do ecoturismo, pela ausência do poder público região e pelo pouco know-how de marketing. As soluções, por sua vez, demandam uma ação conjunta entre sociedade civil organizada e Estado, bem como a propositura de Ação Civil Pública. A pesquisa realizada foi descritiva, com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e documentais. Utilizamos, para análise do conteúdo, as três fases de Bardin (2016). Concluímos que os desafios constatados na APA são variados, mas que possuem soluções, as quais demandarão, de qualquer forma, esforço público e privado à longo prazo, sobretudo no sentido da conscientização ambiental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402 10.34117/bjdv.v7i5.29402 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29402/23191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45429-45446 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45429-45446 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45429-45446 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645530183499776 |