Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Walter da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinto, Sérgio Renato Lima, Quaresma, Lúcia Cristina Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5728
Resumo: aproveitar essa oportunidade para desenvolver temáticas dessa natureza. Assim sendo a Lenda Amazônica, torna- se uma temática próxima ao contexto dos alunos, por isso buscamos trabalhar a Lenda da “Vitória Régia” pelo fato de caracterizar-se como um simbolismo de nossa Região Amazônica. Este trabalho proporcionou uma série de atividades em torno da sequência didática da referida lenda. Denominamos assim, Sequência Didática, segundo Schneuwly e Dolz (2004, p.97), como “o conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito”. A ideia do trabalho com a sequência deu se a partir da temática do Folclore. O objetivo foi desenvolver diversas habilidades e possibilidades, com o intuito de motivar os alunos em situações de leitura, escrita e matemática, proporcionadas por dramatizações, rodas de conversa, músicas e brincadeiras, permitindo um maior envolvimento dos mesmos no processo ensino- aprendizagem. No decorrer da semana foram trabalhadas diversas atividades que propiciaram a construção de palavras significativas com a ajuda do alfabeto móvel, do glossário, leitura de frases e pôr fim do texto que deu embasamento a todo o projeto que era a lenda da Vitória Régia. Neste sentido o uso da sequência didática permitiu ao professor organizar o tempo e o espaço no fazer pedagógico, a partir do campo semântico ligado à cultura infantil, a oralidade e ao imagináriopopular ribeirinho, buscando neste aspecto adentrar no contexto do meio ambiente e dialogar com saberes pertinentes aos direitos de aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização, como por exemplo, no eixo da oralidade, análise linguística, leitura e produção de texto (BRASIL, 2012). Ao longo da atividade os alunos demonstraram bastante interesse pela temática estudada, trabalharam a ordem alfabética e oralização das palavras, leitura individual e coletiva, forma geométrica da planta, as partes que a compõem, a influência geográfica desta espécie na Amazônia, bem como alguns aspectos históricos da mesma no contexto cultural de um modo geral, além da exploração do texto em forma de texto lacunado e fatiado. Ao término do estudo, os alunos tiveram um avanço significativo no que diz respeito a leitura, produção de texto, geografia, história, ciências e matemática passando a conhecer e valorizar mais as lendas da nossa cultura amazônica.  
id VERACRUZ-0_8258a80cba48d6caba194d54afa03d85
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5728
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy contextAmazônia. Cultura. Imaginário. Lenda. Sequência Didática.aproveitar essa oportunidade para desenvolver temáticas dessa natureza. Assim sendo a Lenda Amazônica, torna- se uma temática próxima ao contexto dos alunos, por isso buscamos trabalhar a Lenda da “Vitória Régia” pelo fato de caracterizar-se como um simbolismo de nossa Região Amazônica. Este trabalho proporcionou uma série de atividades em torno da sequência didática da referida lenda. Denominamos assim, Sequência Didática, segundo Schneuwly e Dolz (2004, p.97), como “o conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito”. A ideia do trabalho com a sequência deu se a partir da temática do Folclore. O objetivo foi desenvolver diversas habilidades e possibilidades, com o intuito de motivar os alunos em situações de leitura, escrita e matemática, proporcionadas por dramatizações, rodas de conversa, músicas e brincadeiras, permitindo um maior envolvimento dos mesmos no processo ensino- aprendizagem. No decorrer da semana foram trabalhadas diversas atividades que propiciaram a construção de palavras significativas com a ajuda do alfabeto móvel, do glossário, leitura de frases e pôr fim do texto que deu embasamento a todo o projeto que era a lenda da Vitória Régia. Neste sentido o uso da sequência didática permitiu ao professor organizar o tempo e o espaço no fazer pedagógico, a partir do campo semântico ligado à cultura infantil, a oralidade e ao imagináriopopular ribeirinho, buscando neste aspecto adentrar no contexto do meio ambiente e dialogar com saberes pertinentes aos direitos de aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização, como por exemplo, no eixo da oralidade, análise linguística, leitura e produção de texto (BRASIL, 2012). Ao longo da atividade os alunos demonstraram bastante interesse pela temática estudada, trabalharam a ordem alfabética e oralização das palavras, leitura individual e coletiva, forma geométrica da planta, as partes que a compõem, a influência geográfica desta espécie na Amazônia, bem como alguns aspectos históricos da mesma no contexto cultural de um modo geral, além da exploração do texto em forma de texto lacunado e fatiado. Ao término do estudo, os alunos tiveram um avanço significativo no que diz respeito a leitura, produção de texto, geografia, história, ciências e matemática passando a conhecer e valorizar mais as lendas da nossa cultura amazônica.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/572810.34117/bjdv5n12-343.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32856-32866Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32856-32866Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32856-328662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5728/5169Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Walter da SilvaPinto, Sérgio Renato LimaQuaresma, Lúcia Cristina Azevedo2021-07-15T20:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5728Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:28.462056Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context
title Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context
spellingShingle Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context
Braga, Walter da Silva
Amazônia. Cultura. Imaginário. Lenda. Sequência Didática.
title_short Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context
title_full Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context
title_fullStr Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context
title_full_unstemmed Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context
title_sort Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context
author Braga, Walter da Silva
author_facet Braga, Walter da Silva
Pinto, Sérgio Renato Lima
Quaresma, Lúcia Cristina Azevedo
author_role author
author2 Pinto, Sérgio Renato Lima
Quaresma, Lúcia Cristina Azevedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Walter da Silva
Pinto, Sérgio Renato Lima
Quaresma, Lúcia Cristina Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia. Cultura. Imaginário. Lenda. Sequência Didática.
topic Amazônia. Cultura. Imaginário. Lenda. Sequência Didática.
description aproveitar essa oportunidade para desenvolver temáticas dessa natureza. Assim sendo a Lenda Amazônica, torna- se uma temática próxima ao contexto dos alunos, por isso buscamos trabalhar a Lenda da “Vitória Régia” pelo fato de caracterizar-se como um simbolismo de nossa Região Amazônica. Este trabalho proporcionou uma série de atividades em torno da sequência didática da referida lenda. Denominamos assim, Sequência Didática, segundo Schneuwly e Dolz (2004, p.97), como “o conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito”. A ideia do trabalho com a sequência deu se a partir da temática do Folclore. O objetivo foi desenvolver diversas habilidades e possibilidades, com o intuito de motivar os alunos em situações de leitura, escrita e matemática, proporcionadas por dramatizações, rodas de conversa, músicas e brincadeiras, permitindo um maior envolvimento dos mesmos no processo ensino- aprendizagem. No decorrer da semana foram trabalhadas diversas atividades que propiciaram a construção de palavras significativas com a ajuda do alfabeto móvel, do glossário, leitura de frases e pôr fim do texto que deu embasamento a todo o projeto que era a lenda da Vitória Régia. Neste sentido o uso da sequência didática permitiu ao professor organizar o tempo e o espaço no fazer pedagógico, a partir do campo semântico ligado à cultura infantil, a oralidade e ao imagináriopopular ribeirinho, buscando neste aspecto adentrar no contexto do meio ambiente e dialogar com saberes pertinentes aos direitos de aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização, como por exemplo, no eixo da oralidade, análise linguística, leitura e produção de texto (BRASIL, 2012). Ao longo da atividade os alunos demonstraram bastante interesse pela temática estudada, trabalharam a ordem alfabética e oralização das palavras, leitura individual e coletiva, forma geométrica da planta, as partes que a compõem, a influência geográfica desta espécie na Amazônia, bem como alguns aspectos históricos da mesma no contexto cultural de um modo geral, além da exploração do texto em forma de texto lacunado e fatiado. Ao término do estudo, os alunos tiveram um avanço significativo no que diz respeito a leitura, produção de texto, geografia, história, ciências e matemática passando a conhecer e valorizar mais as lendas da nossa cultura amazônica.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5728
10.34117/bjdv5n12-343.
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5728
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-343.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5728/5169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32856-32866
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32856-32866
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32856-32866
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645435018936320