Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy context
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5728 |
Resumo: | aproveitar essa oportunidade para desenvolver temáticas dessa natureza. Assim sendo a Lenda Amazônica, torna- se uma temática próxima ao contexto dos alunos, por isso buscamos trabalhar a Lenda da “Vitória Régia” pelo fato de caracterizar-se como um simbolismo de nossa Região Amazônica. Este trabalho proporcionou uma série de atividades em torno da sequência didática da referida lenda. Denominamos assim, Sequência Didática, segundo Schneuwly e Dolz (2004, p.97), como “o conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito”. A ideia do trabalho com a sequência deu se a partir da temática do Folclore. O objetivo foi desenvolver diversas habilidades e possibilidades, com o intuito de motivar os alunos em situações de leitura, escrita e matemática, proporcionadas por dramatizações, rodas de conversa, músicas e brincadeiras, permitindo um maior envolvimento dos mesmos no processo ensino- aprendizagem. No decorrer da semana foram trabalhadas diversas atividades que propiciaram a construção de palavras significativas com a ajuda do alfabeto móvel, do glossário, leitura de frases e pôr fim do texto que deu embasamento a todo o projeto que era a lenda da Vitória Régia. Neste sentido o uso da sequência didática permitiu ao professor organizar o tempo e o espaço no fazer pedagógico, a partir do campo semântico ligado à cultura infantil, a oralidade e ao imagináriopopular ribeirinho, buscando neste aspecto adentrar no contexto do meio ambiente e dialogar com saberes pertinentes aos direitos de aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização, como por exemplo, no eixo da oralidade, análise linguística, leitura e produção de texto (BRASIL, 2012). Ao longo da atividade os alunos demonstraram bastante interesse pela temática estudada, trabalharam a ordem alfabética e oralização das palavras, leitura individual e coletiva, forma geométrica da planta, as partes que a compõem, a influência geográfica desta espécie na Amazônia, bem como alguns aspectos históricos da mesma no contexto cultural de um modo geral, além da exploração do texto em forma de texto lacunado e fatiado. Ao término do estudo, os alunos tiveram um avanço significativo no que diz respeito a leitura, produção de texto, geografia, história, ciências e matemática passando a conhecer e valorizar mais as lendas da nossa cultura amazônica. |
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Saberes da cultura amazônica: a lenda da vitória régia no contexto da alfabetização / Knowledge of amazon culture: a legend of regular victory in the literacy contextAmazônia. Cultura. Imaginário. Lenda. Sequência Didática.aproveitar essa oportunidade para desenvolver temáticas dessa natureza. Assim sendo a Lenda Amazônica, torna- se uma temática próxima ao contexto dos alunos, por isso buscamos trabalhar a Lenda da “Vitória Régia” pelo fato de caracterizar-se como um simbolismo de nossa Região Amazônica. Este trabalho proporcionou uma série de atividades em torno da sequência didática da referida lenda. Denominamos assim, Sequência Didática, segundo Schneuwly e Dolz (2004, p.97), como “o conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito”. A ideia do trabalho com a sequência deu se a partir da temática do Folclore. O objetivo foi desenvolver diversas habilidades e possibilidades, com o intuito de motivar os alunos em situações de leitura, escrita e matemática, proporcionadas por dramatizações, rodas de conversa, músicas e brincadeiras, permitindo um maior envolvimento dos mesmos no processo ensino- aprendizagem. No decorrer da semana foram trabalhadas diversas atividades que propiciaram a construção de palavras significativas com a ajuda do alfabeto móvel, do glossário, leitura de frases e pôr fim do texto que deu embasamento a todo o projeto que era a lenda da Vitória Régia. Neste sentido o uso da sequência didática permitiu ao professor organizar o tempo e o espaço no fazer pedagógico, a partir do campo semântico ligado à cultura infantil, a oralidade e ao imagináriopopular ribeirinho, buscando neste aspecto adentrar no contexto do meio ambiente e dialogar com saberes pertinentes aos direitos de aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização, como por exemplo, no eixo da oralidade, análise linguística, leitura e produção de texto (BRASIL, 2012). Ao longo da atividade os alunos demonstraram bastante interesse pela temática estudada, trabalharam a ordem alfabética e oralização das palavras, leitura individual e coletiva, forma geométrica da planta, as partes que a compõem, a influência geográfica desta espécie na Amazônia, bem como alguns aspectos históricos da mesma no contexto cultural de um modo geral, além da exploração do texto em forma de texto lacunado e fatiado. Ao término do estudo, os alunos tiveram um avanço significativo no que diz respeito a leitura, produção de texto, geografia, história, ciências e matemática passando a conhecer e valorizar mais as lendas da nossa cultura amazônica. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/572810.34117/bjdv5n12-343.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32856-32866Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32856-32866Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32856-328662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5728/5169Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Walter da SilvaPinto, Sérgio Renato LimaQuaresma, Lúcia Cristina Azevedo2021-07-15T20:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5728Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:28.462056Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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