Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, José Alexandre da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vaz, Jucimara Vieira, Carvalho, Ricardo Haroldo de, Souza, Jorge Raimundo da Trindade, Valente, Isabel Lopes, Brito, Licurgo Peixoto de, Araújo, Marcelo Marques de, Valente, Alex Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5398
Resumo: Este trabalho tem como temática alimentação saudável e objetiva identificar as concepções prévias sobre esse conceito e os hábitos alimentares de estudantes do ensino fundamental, bem como discutir os aspectos atitudinais desses estudantes no decorrer de uma ação pedagógica, durante as aulas de ciências em uma escola pública de São Miguel do Guamá (PA). A pesquisa é considerada qualitativa no sentido da pesquisa-ação, sendo sujeitos 26 estudantes do 8º Ano e os pesquisadores. Como instrumentos de coleta de informações foram utilizados questionário, diário de pesquisa e registros audiovisuais da ação pedagógica. Os resultados apontaram que os estudantes concebem o conceito de alimentação saudável na direção da literatura científica vigente, porém de forma simplória, reducionista e fragmentada; quehádeformaçãonohábitoalimentardessesestudantes;eque,pormeiodaaçãopedagógica, foi possível identificar reflexões e indícios de alterações de postura e atitudes de estudantes no sentido da alimentação saudável. 
id VERACRUZ-0_8ee4d95bf0ed14e73df672f235af9745
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5398
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approachalimentação saudávelcontextualizaçãoeducação em ciências.Este trabalho tem como temática alimentação saudável e objetiva identificar as concepções prévias sobre esse conceito e os hábitos alimentares de estudantes do ensino fundamental, bem como discutir os aspectos atitudinais desses estudantes no decorrer de uma ação pedagógica, durante as aulas de ciências em uma escola pública de São Miguel do Guamá (PA). A pesquisa é considerada qualitativa no sentido da pesquisa-ação, sendo sujeitos 26 estudantes do 8º Ano e os pesquisadores. Como instrumentos de coleta de informações foram utilizados questionário, diário de pesquisa e registros audiovisuais da ação pedagógica. Os resultados apontaram que os estudantes concebem o conceito de alimentação saudável na direção da literatura científica vigente, porém de forma simplória, reducionista e fragmentada; quehádeformaçãonohábitoalimentardessesestudantes;eque,pormeiodaaçãopedagógica, foi possível identificar reflexões e indícios de alterações de postura e atitudes de estudantes no sentido da alimentação saudável. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/539810.34117/bjdv5n12-184Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 30720-30729Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 30720-30729Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 30720-307292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5398/4929Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, José Alexandre da SilvaVaz, Jucimara VieiraCarvalho, Ricardo Haroldo deSouza, Jorge Raimundo da TrindadeValente, Isabel LopesBrito, Licurgo Peixoto deAraújo, Marcelo Marques deValente, Alex Lopes2021-07-15T20:44:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5398Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:18.909267Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approach
title Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approach
spellingShingle Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approach
Valente, José Alexandre da Silva
alimentação saudável
contextualização
educação em ciências.
title_short Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approach
title_full Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approach
title_fullStr Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approach
title_full_unstemmed Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approach
title_sort Contextualização no ensino de ciências: a alimentação saudável como abordagem temática / Contextualization in science education: healthy eating as a thematic approach
author Valente, José Alexandre da Silva
author_facet Valente, José Alexandre da Silva
Vaz, Jucimara Vieira
Carvalho, Ricardo Haroldo de
Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Valente, Isabel Lopes
Brito, Licurgo Peixoto de
Araújo, Marcelo Marques de
Valente, Alex Lopes
author_role author
author2 Vaz, Jucimara Vieira
Carvalho, Ricardo Haroldo de
Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Valente, Isabel Lopes
Brito, Licurgo Peixoto de
Araújo, Marcelo Marques de
Valente, Alex Lopes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, José Alexandre da Silva
Vaz, Jucimara Vieira
Carvalho, Ricardo Haroldo de
Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Valente, Isabel Lopes
Brito, Licurgo Peixoto de
Araújo, Marcelo Marques de
Valente, Alex Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv alimentação saudável
contextualização
educação em ciências.
topic alimentação saudável
contextualização
educação em ciências.
description Este trabalho tem como temática alimentação saudável e objetiva identificar as concepções prévias sobre esse conceito e os hábitos alimentares de estudantes do ensino fundamental, bem como discutir os aspectos atitudinais desses estudantes no decorrer de uma ação pedagógica, durante as aulas de ciências em uma escola pública de São Miguel do Guamá (PA). A pesquisa é considerada qualitativa no sentido da pesquisa-ação, sendo sujeitos 26 estudantes do 8º Ano e os pesquisadores. Como instrumentos de coleta de informações foram utilizados questionário, diário de pesquisa e registros audiovisuais da ação pedagógica. Os resultados apontaram que os estudantes concebem o conceito de alimentação saudável na direção da literatura científica vigente, porém de forma simplória, reducionista e fragmentada; quehádeformaçãonohábitoalimentardessesestudantes;eque,pormeiodaaçãopedagógica, foi possível identificar reflexões e indícios de alterações de postura e atitudes de estudantes no sentido da alimentação saudável. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5398
10.34117/bjdv5n12-184
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5398
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5398/4929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 30720-30729
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 30720-30729
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 30720-30729
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645433380012032