Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limanski, Luciana Carla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bezerra, Renata Camacho, Pereira, Eliane Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983
Resumo: As instituições de ensino superior em atendimento a sua missão, devem buscar apresentar à sociedade suas contribuições e de forma especial no território nas quais estão inseridas. Uma das possibilidades é por meio da identificação de seus egressos. Neste contexto, este artigo apresenta os modelos utilizados por diferentes pesquisas para identificar o perfil dos egressos de diferentes instituições de ensino superior por meio de uma Revisão Sistemática, realizada em três bases de dados. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de levantar os principais estudos sobre a identificação do perfil de egressos de ensino superior e quais os modelos utilizados na identificação do perfil atual. Resultados: Foram identificados 96 artigos nas três bases de dados (Science Direct, Scopus e Portal Capes) e utilizado o Parsifal para análise qualitativa dos critérios estabelecidos, resultando assim em 17 pesquisas que foram lidas na íntegra para extração de dados, focado no método utilizado e nos resultados obtidos. Conclusão: O acompanhamento dos egressos pelas instituições de ensino superior é uma importante ferramenta para monitorar e propor melhorias de acordo com as necessidades identificadas pelos egressos seja em relação ao mercado de trabalho, a sociedade, a universidade e ao próprio curso frequentado. Há similaridades entre as pesquisas realizadas sobre o tema, tendo como principais a utilização do método quantitativo e descritivo e a utilização de questionários para a obtenção de dados.
id VERACRUZ-0_9016c1e407a9d96cd978d27ba5dc0d96
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49983
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic reviewperfil do egressoensino superioravaliação institucional.As instituições de ensino superior em atendimento a sua missão, devem buscar apresentar à sociedade suas contribuições e de forma especial no território nas quais estão inseridas. Uma das possibilidades é por meio da identificação de seus egressos. Neste contexto, este artigo apresenta os modelos utilizados por diferentes pesquisas para identificar o perfil dos egressos de diferentes instituições de ensino superior por meio de uma Revisão Sistemática, realizada em três bases de dados. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de levantar os principais estudos sobre a identificação do perfil de egressos de ensino superior e quais os modelos utilizados na identificação do perfil atual. Resultados: Foram identificados 96 artigos nas três bases de dados (Science Direct, Scopus e Portal Capes) e utilizado o Parsifal para análise qualitativa dos critérios estabelecidos, resultando assim em 17 pesquisas que foram lidas na íntegra para extração de dados, focado no método utilizado e nos resultados obtidos. Conclusão: O acompanhamento dos egressos pelas instituições de ensino superior é uma importante ferramenta para monitorar e propor melhorias de acordo com as necessidades identificadas pelos egressos seja em relação ao mercado de trabalho, a sociedade, a universidade e ao próprio curso frequentado. Há similaridades entre as pesquisas realizadas sobre o tema, tendo como principais a utilização do método quantitativo e descritivo e a utilização de questionários para a obtenção de dados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4998310.34117/bjdv8n7-058Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49542-49567Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49542-49567Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49542-495672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLimanski, Luciana CarlaBezerra, Renata CamachoPereira, Eliane Nascimento2022-07-27T18:34:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49983Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:52.882967Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review
title Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review
spellingShingle Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review
Limanski, Luciana Carla
perfil do egresso
ensino superior
avaliação institucional.
title_short Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review
title_full Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review
title_fullStr Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review
title_full_unstemmed Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review
title_sort Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review
author Limanski, Luciana Carla
author_facet Limanski, Luciana Carla
Bezerra, Renata Camacho
Pereira, Eliane Nascimento
author_role author
author2 Bezerra, Renata Camacho
Pereira, Eliane Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Limanski, Luciana Carla
Bezerra, Renata Camacho
Pereira, Eliane Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv perfil do egresso
ensino superior
avaliação institucional.
topic perfil do egresso
ensino superior
avaliação institucional.
description As instituições de ensino superior em atendimento a sua missão, devem buscar apresentar à sociedade suas contribuições e de forma especial no território nas quais estão inseridas. Uma das possibilidades é por meio da identificação de seus egressos. Neste contexto, este artigo apresenta os modelos utilizados por diferentes pesquisas para identificar o perfil dos egressos de diferentes instituições de ensino superior por meio de uma Revisão Sistemática, realizada em três bases de dados. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de levantar os principais estudos sobre a identificação do perfil de egressos de ensino superior e quais os modelos utilizados na identificação do perfil atual. Resultados: Foram identificados 96 artigos nas três bases de dados (Science Direct, Scopus e Portal Capes) e utilizado o Parsifal para análise qualitativa dos critérios estabelecidos, resultando assim em 17 pesquisas que foram lidas na íntegra para extração de dados, focado no método utilizado e nos resultados obtidos. Conclusão: O acompanhamento dos egressos pelas instituições de ensino superior é uma importante ferramenta para monitorar e propor melhorias de acordo com as necessidades identificadas pelos egressos seja em relação ao mercado de trabalho, a sociedade, a universidade e ao próprio curso frequentado. Há similaridades entre as pesquisas realizadas sobre o tema, tendo como principais a utilização do método quantitativo e descritivo e a utilização de questionários para a obtenção de dados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983
10.34117/bjdv8n7-058
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49542-49567
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49542-49567
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49542-49567
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645604006395904