Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983 |
Resumo: | As instituições de ensino superior em atendimento a sua missão, devem buscar apresentar à sociedade suas contribuições e de forma especial no território nas quais estão inseridas. Uma das possibilidades é por meio da identificação de seus egressos. Neste contexto, este artigo apresenta os modelos utilizados por diferentes pesquisas para identificar o perfil dos egressos de diferentes instituições de ensino superior por meio de uma Revisão Sistemática, realizada em três bases de dados. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de levantar os principais estudos sobre a identificação do perfil de egressos de ensino superior e quais os modelos utilizados na identificação do perfil atual. Resultados: Foram identificados 96 artigos nas três bases de dados (Science Direct, Scopus e Portal Capes) e utilizado o Parsifal para análise qualitativa dos critérios estabelecidos, resultando assim em 17 pesquisas que foram lidas na íntegra para extração de dados, focado no método utilizado e nos resultados obtidos. Conclusão: O acompanhamento dos egressos pelas instituições de ensino superior é uma importante ferramenta para monitorar e propor melhorias de acordo com as necessidades identificadas pelos egressos seja em relação ao mercado de trabalho, a sociedade, a universidade e ao próprio curso frequentado. Há similaridades entre as pesquisas realizadas sobre o tema, tendo como principais a utilização do método quantitativo e descritivo e a utilização de questionários para a obtenção de dados. |
id |
VERACRUZ-0_9016c1e407a9d96cd978d27ba5dc0d96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49983 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic reviewperfil do egressoensino superioravaliação institucional.As instituições de ensino superior em atendimento a sua missão, devem buscar apresentar à sociedade suas contribuições e de forma especial no território nas quais estão inseridas. Uma das possibilidades é por meio da identificação de seus egressos. Neste contexto, este artigo apresenta os modelos utilizados por diferentes pesquisas para identificar o perfil dos egressos de diferentes instituições de ensino superior por meio de uma Revisão Sistemática, realizada em três bases de dados. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de levantar os principais estudos sobre a identificação do perfil de egressos de ensino superior e quais os modelos utilizados na identificação do perfil atual. Resultados: Foram identificados 96 artigos nas três bases de dados (Science Direct, Scopus e Portal Capes) e utilizado o Parsifal para análise qualitativa dos critérios estabelecidos, resultando assim em 17 pesquisas que foram lidas na íntegra para extração de dados, focado no método utilizado e nos resultados obtidos. Conclusão: O acompanhamento dos egressos pelas instituições de ensino superior é uma importante ferramenta para monitorar e propor melhorias de acordo com as necessidades identificadas pelos egressos seja em relação ao mercado de trabalho, a sociedade, a universidade e ao próprio curso frequentado. Há similaridades entre as pesquisas realizadas sobre o tema, tendo como principais a utilização do método quantitativo e descritivo e a utilização de questionários para a obtenção de dados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4998310.34117/bjdv8n7-058Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49542-49567Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49542-49567Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49542-495672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLimanski, Luciana CarlaBezerra, Renata CamachoPereira, Eliane Nascimento2022-07-27T18:34:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49983Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:52.882967Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review |
title |
Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review |
spellingShingle |
Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review Limanski, Luciana Carla perfil do egresso ensino superior avaliação institucional. |
title_short |
Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review |
title_full |
Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review |
title_fullStr |
Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review |
title_full_unstemmed |
Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review |
title_sort |
Modelos para identificar o egresso do ensino superior a partir de uma revisão sistemática / Models to identify the graduate of higher education from a systematic review |
author |
Limanski, Luciana Carla |
author_facet |
Limanski, Luciana Carla Bezerra, Renata Camacho Pereira, Eliane Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Renata Camacho Pereira, Eliane Nascimento |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Limanski, Luciana Carla Bezerra, Renata Camacho Pereira, Eliane Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
perfil do egresso ensino superior avaliação institucional. |
topic |
perfil do egresso ensino superior avaliação institucional. |
description |
As instituições de ensino superior em atendimento a sua missão, devem buscar apresentar à sociedade suas contribuições e de forma especial no território nas quais estão inseridas. Uma das possibilidades é por meio da identificação de seus egressos. Neste contexto, este artigo apresenta os modelos utilizados por diferentes pesquisas para identificar o perfil dos egressos de diferentes instituições de ensino superior por meio de uma Revisão Sistemática, realizada em três bases de dados. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de levantar os principais estudos sobre a identificação do perfil de egressos de ensino superior e quais os modelos utilizados na identificação do perfil atual. Resultados: Foram identificados 96 artigos nas três bases de dados (Science Direct, Scopus e Portal Capes) e utilizado o Parsifal para análise qualitativa dos critérios estabelecidos, resultando assim em 17 pesquisas que foram lidas na íntegra para extração de dados, focado no método utilizado e nos resultados obtidos. Conclusão: O acompanhamento dos egressos pelas instituições de ensino superior é uma importante ferramenta para monitorar e propor melhorias de acordo com as necessidades identificadas pelos egressos seja em relação ao mercado de trabalho, a sociedade, a universidade e ao próprio curso frequentado. Há similaridades entre as pesquisas realizadas sobre o tema, tendo como principais a utilização do método quantitativo e descritivo e a utilização de questionários para a obtenção de dados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983 10.34117/bjdv8n7-058 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49983/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49542-49567 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49542-49567 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49542-49567 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645604006395904 |