As dimensões da função docente no atendimento especializado da sala de apoio aprendizagem no distrito federal / The dimensions of the teaching function in the specialized service of the support room learning in the federal district
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7216 |
Resumo: | A concepção de inclusão como política de Estado está em desenvolvimento, com contradições e ambiguidades entre os fatores biológicos e sociais. Dessa forma, o presente trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada de uma professora/pedagoga durante o processo pioneiro de instituição da Sala de Apoio à Aprendizagem - SAA na Coordenação Regional de Samambaia no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, analisando as dimensões da função docente no atendimento para os alunos com Transtornos Funcionais Específicos – TFE (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia, Dislalia, Transtorno de Conduta e Distúrbio do Processamento Auditivo Central - DPAC). A SAA iniciou a partir de 2012, por meio da normatização do Programa de Atendimento aos estudantes com TFE, os quais são encaminhados diante de laudo médico e avaliação pela Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem - EEAA, esses serviços fazem parte do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem - SEAA. Para abordar o tema relacionado as dimensões da função Docente e o atendimento especializado no campo da inclusão utilizamos como referencial teórico: Rios (2001); Cruz (2018), Roldão (2007) e os marcos teóricos legais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEEPEI (BRASIL, 2008) e a Portaria n°39/2012 (DISTRITO FEDERAL, 2012). Como resultados, essa experiência apresentou a importância do trabalho da SAA, não no sentido de concordar com atendimentos especializados, talvez, mas na compreensão de reconhecer que todo sujeito é capaz de aprender desde que sua peculiaridade seja vista. Apontamos, que a organização e o trabalho docente nesse atendimento mesmo diante das contradições da especialização envolveram a função social da docência como prática social de um trabalho inteiro em suas dimensões técnica, estética, política e ética. |
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