Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's music
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44019 |
Resumo: | A partir da Revolução Industrial, criaram-se instituições especializadas para pessoas com deficiência. Sendo assim, as tecnologias assistivas foram necessárias para o desenvolvimento da educação na perspectiva da inclusão. Nesse contexto educacional, a audiodescrição deve estar inserida, inclusive nas atividades de musicalização infantil. Essa pesquisa em andamento, de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, tem como objetivo provocar reflexões e conhecimentos sobre o processo de musicalização inclusiva em ambientes formais e informais de ensino. A metodologia é constituída por um curso oferecido pelo pesquisador e um questionário como instrumento de pesquisa. A partir do cruzamento de informações entre o curso e o questionário, os dados serão produzidos. Concluiu-se que são necessárias revisões nas práticas de ensino para que todos tenham acesso de maneira equânime. |
id |
VERACRUZ-0_9271508323dce6e885bcfc7a0055ef03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44019 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's musicEducação especialMusicalização inclusivaAcessibilidadeAudiodescriçãoPessoas com deficiência visual.A partir da Revolução Industrial, criaram-se instituições especializadas para pessoas com deficiência. Sendo assim, as tecnologias assistivas foram necessárias para o desenvolvimento da educação na perspectiva da inclusão. Nesse contexto educacional, a audiodescrição deve estar inserida, inclusive nas atividades de musicalização infantil. Essa pesquisa em andamento, de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, tem como objetivo provocar reflexões e conhecimentos sobre o processo de musicalização inclusiva em ambientes formais e informais de ensino. A metodologia é constituída por um curso oferecido pelo pesquisador e um questionário como instrumento de pesquisa. A partir do cruzamento de informações entre o curso e o questionário, os dados serão produzidos. Concluiu-se que são necessárias revisões nas práticas de ensino para que todos tenham acesso de maneira equânime. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4401910.34117/bjdv8n2-182Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11208-11219Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11208-11219Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11208-112192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44019/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Felipe VieiraFernandes, Edicléa Mascarenhas2022-03-02T14:25:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44019Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:33.343912Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's music |
title |
Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's music |
spellingShingle |
Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's music Monteiro, Felipe Vieira Educação especial Musicalização inclusiva Acessibilidade Audiodescrição Pessoas com deficiência visual. |
title_short |
Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's music |
title_full |
Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's music |
title_fullStr |
Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's music |
title_full_unstemmed |
Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's music |
title_sort |
Audiodescrição em prol da musicalização infantil inclusiva / Audio description for inclusive children's music |
author |
Monteiro, Felipe Vieira |
author_facet |
Monteiro, Felipe Vieira Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Felipe Vieira Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Musicalização inclusiva Acessibilidade Audiodescrição Pessoas com deficiência visual. |
topic |
Educação especial Musicalização inclusiva Acessibilidade Audiodescrição Pessoas com deficiência visual. |
description |
A partir da Revolução Industrial, criaram-se instituições especializadas para pessoas com deficiência. Sendo assim, as tecnologias assistivas foram necessárias para o desenvolvimento da educação na perspectiva da inclusão. Nesse contexto educacional, a audiodescrição deve estar inserida, inclusive nas atividades de musicalização infantil. Essa pesquisa em andamento, de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, tem como objetivo provocar reflexões e conhecimentos sobre o processo de musicalização inclusiva em ambientes formais e informais de ensino. A metodologia é constituída por um curso oferecido pelo pesquisador e um questionário como instrumento de pesquisa. A partir do cruzamento de informações entre o curso e o questionário, os dados serão produzidos. Concluiu-se que são necessárias revisões nas práticas de ensino para que todos tenham acesso de maneira equânime. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44019 10.34117/bjdv8n2-182 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44019 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44019/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11208-11219 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11208-11219 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11208-11219 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645583198453760 |