O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816 |
Resumo: | Introdução: Devido aos impactos no cenário educacional ocasionados pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade da implementação do ensino remoto emergencial (ERE) mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Objetivo: Relatar a experiência com as TIC’s, no ERE advindo da pandemia da COVID-19, em três disciplinas ministradas em um curso Técnico em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre o uso das TIC’s em três disciplinas de um curso Técnico em Enfermagem, realizado com 20 estudantes, dos quais, 90% participaram deste estudo. Resultados: Evidenciou-se que os encontros síncronos on-line e ao vivo com a gravação e as videoaulas autorais assíncronas gravadas, disponibilizadas na plataforma presencial foram bem aceitas pelos estudantes, de modo que oportunizaram a flexibilização do cronograma de estudos, aspecto positivo devido serem alunos que conciliam vida acadêmica com trabalho. Percebeu-se também que as aulas elaboradas em ferramentas interativas, a disponibilização de vídeos interativos e as avaliações on-line, ofereceram novos caminhos para a construção de um conhecimento sólido. Conclusão: A opinião dos estudantes para a implementação dessa modalidade de ensino deve ser levada em consideração, visto que os discentes irão utilizar dessas ferramentas educacionais, obtendo resultado benéfico quando implementada de maneira adequada, todavia, serão prejudicados quando implementados sem o suporte e estrutura adequada. |
id |
VERACRUZ-0_93d7b1317028b8235b684bd6984a85be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47816 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursingenfermagemcovid-19tecnologia da informação.Introdução: Devido aos impactos no cenário educacional ocasionados pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade da implementação do ensino remoto emergencial (ERE) mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Objetivo: Relatar a experiência com as TIC’s, no ERE advindo da pandemia da COVID-19, em três disciplinas ministradas em um curso Técnico em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre o uso das TIC’s em três disciplinas de um curso Técnico em Enfermagem, realizado com 20 estudantes, dos quais, 90% participaram deste estudo. Resultados: Evidenciou-se que os encontros síncronos on-line e ao vivo com a gravação e as videoaulas autorais assíncronas gravadas, disponibilizadas na plataforma presencial foram bem aceitas pelos estudantes, de modo que oportunizaram a flexibilização do cronograma de estudos, aspecto positivo devido serem alunos que conciliam vida acadêmica com trabalho. Percebeu-se também que as aulas elaboradas em ferramentas interativas, a disponibilização de vídeos interativos e as avaliações on-line, ofereceram novos caminhos para a construção de um conhecimento sólido. Conclusão: A opinião dos estudantes para a implementação dessa modalidade de ensino deve ser levada em consideração, visto que os discentes irão utilizar dessas ferramentas educacionais, obtendo resultado benéfico quando implementada de maneira adequada, todavia, serão prejudicados quando implementados sem o suporte e estrutura adequada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4781610.34117/bjdv8n5-217Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36034-36044Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36034-36044Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36034-360442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cremilson de PaulaDias, Natércia Taveira CarvalhaesMagri, Milene Dias Ferreirade Souza, Renato AparecidoMairink, Ana Paula Alonso Reis2022-06-01T11:49:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47816Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:04.195183Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing |
title |
O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing |
spellingShingle |
O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing Silva, Cremilson de Paula enfermagem covid-19 tecnologia da informação. |
title_short |
O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing |
title_full |
O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing |
title_fullStr |
O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing |
title_sort |
O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing |
author |
Silva, Cremilson de Paula |
author_facet |
Silva, Cremilson de Paula Dias, Natércia Taveira Carvalhaes Magri, Milene Dias Ferreira de Souza, Renato Aparecido Mairink, Ana Paula Alonso Reis |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Natércia Taveira Carvalhaes Magri, Milene Dias Ferreira de Souza, Renato Aparecido Mairink, Ana Paula Alonso Reis |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cremilson de Paula Dias, Natércia Taveira Carvalhaes Magri, Milene Dias Ferreira de Souza, Renato Aparecido Mairink, Ana Paula Alonso Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem covid-19 tecnologia da informação. |
topic |
enfermagem covid-19 tecnologia da informação. |
description |
Introdução: Devido aos impactos no cenário educacional ocasionados pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade da implementação do ensino remoto emergencial (ERE) mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Objetivo: Relatar a experiência com as TIC’s, no ERE advindo da pandemia da COVID-19, em três disciplinas ministradas em um curso Técnico em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre o uso das TIC’s em três disciplinas de um curso Técnico em Enfermagem, realizado com 20 estudantes, dos quais, 90% participaram deste estudo. Resultados: Evidenciou-se que os encontros síncronos on-line e ao vivo com a gravação e as videoaulas autorais assíncronas gravadas, disponibilizadas na plataforma presencial foram bem aceitas pelos estudantes, de modo que oportunizaram a flexibilização do cronograma de estudos, aspecto positivo devido serem alunos que conciliam vida acadêmica com trabalho. Percebeu-se também que as aulas elaboradas em ferramentas interativas, a disponibilização de vídeos interativos e as avaliações on-line, ofereceram novos caminhos para a construção de um conhecimento sólido. Conclusão: A opinião dos estudantes para a implementação dessa modalidade de ensino deve ser levada em consideração, visto que os discentes irão utilizar dessas ferramentas educacionais, obtendo resultado benéfico quando implementada de maneira adequada, todavia, serão prejudicados quando implementados sem o suporte e estrutura adequada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816 10.34117/bjdv8n5-217 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36034-36044 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36034-36044 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36034-36044 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645596361228288 |