O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cremilson de Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Natércia Taveira Carvalhaes, Magri, Milene Dias Ferreira, de Souza, Renato Aparecido, Mairink, Ana Paula Alonso Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816
Resumo: Introdução: Devido aos impactos no cenário educacional ocasionados pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade da implementação do ensino remoto emergencial (ERE) mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Objetivo: Relatar a experiência com as TIC’s, no ERE advindo da pandemia da COVID-19, em três disciplinas ministradas em um curso Técnico em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre o uso das TIC’s em três disciplinas de um curso Técnico em Enfermagem, realizado com 20 estudantes, dos quais, 90% participaram deste estudo. Resultados: Evidenciou-se que os encontros síncronos on-line e ao vivo com a gravação e as videoaulas autorais assíncronas gravadas, disponibilizadas na plataforma presencial foram bem aceitas pelos estudantes, de modo que oportunizaram a flexibilização do cronograma de estudos, aspecto positivo devido serem alunos que conciliam vida acadêmica com trabalho. Percebeu-se também que as aulas elaboradas em ferramentas interativas, a disponibilização de vídeos interativos e as avaliações on-line, ofereceram novos caminhos para a construção de um conhecimento sólido. Conclusão: A opinião dos estudantes para a implementação dessa modalidade de ensino deve ser levada em consideração, visto que os discentes irão utilizar dessas ferramentas educacionais, obtendo resultado benéfico quando implementada de maneira adequada, todavia, serão prejudicados quando implementados sem o suporte e estrutura adequada.
id VERACRUZ-0_93d7b1317028b8235b684bd6984a85be
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47816
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursingenfermagemcovid-19tecnologia da informação.Introdução: Devido aos impactos no cenário educacional ocasionados pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade da implementação do ensino remoto emergencial (ERE) mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Objetivo: Relatar a experiência com as TIC’s, no ERE advindo da pandemia da COVID-19, em três disciplinas ministradas em um curso Técnico em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre o uso das TIC’s em três disciplinas de um curso Técnico em Enfermagem, realizado com 20 estudantes, dos quais, 90% participaram deste estudo. Resultados: Evidenciou-se que os encontros síncronos on-line e ao vivo com a gravação e as videoaulas autorais assíncronas gravadas, disponibilizadas na plataforma presencial foram bem aceitas pelos estudantes, de modo que oportunizaram a flexibilização do cronograma de estudos, aspecto positivo devido serem alunos que conciliam vida acadêmica com trabalho. Percebeu-se também que as aulas elaboradas em ferramentas interativas, a disponibilização de vídeos interativos e as avaliações on-line, ofereceram novos caminhos para a construção de um conhecimento sólido. Conclusão: A opinião dos estudantes para a implementação dessa modalidade de ensino deve ser levada em consideração, visto que os discentes irão utilizar dessas ferramentas educacionais, obtendo resultado benéfico quando implementada de maneira adequada, todavia, serão prejudicados quando implementados sem o suporte e estrutura adequada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4781610.34117/bjdv8n5-217Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36034-36044Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36034-36044Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36034-360442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cremilson de PaulaDias, Natércia Taveira CarvalhaesMagri, Milene Dias Ferreirade Souza, Renato AparecidoMairink, Ana Paula Alonso Reis2022-06-01T11:49:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47816Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:04.195183Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing
title O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing
spellingShingle O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing
Silva, Cremilson de Paula
enfermagem
covid-19
tecnologia da informação.
title_short O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing
title_full O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing
title_fullStr O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing
title_full_unstemmed O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing
title_sort O uso das tecnologias da comunicação e informação durante o ensino remoto em um curso técnico em enfermagem / The use of information and communication technologies during remote teaching in a technical course in nursing
author Silva, Cremilson de Paula
author_facet Silva, Cremilson de Paula
Dias, Natércia Taveira Carvalhaes
Magri, Milene Dias Ferreira
de Souza, Renato Aparecido
Mairink, Ana Paula Alonso Reis
author_role author
author2 Dias, Natércia Taveira Carvalhaes
Magri, Milene Dias Ferreira
de Souza, Renato Aparecido
Mairink, Ana Paula Alonso Reis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cremilson de Paula
Dias, Natércia Taveira Carvalhaes
Magri, Milene Dias Ferreira
de Souza, Renato Aparecido
Mairink, Ana Paula Alonso Reis
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
covid-19
tecnologia da informação.
topic enfermagem
covid-19
tecnologia da informação.
description Introdução: Devido aos impactos no cenário educacional ocasionados pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade da implementação do ensino remoto emergencial (ERE) mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Objetivo: Relatar a experiência com as TIC’s, no ERE advindo da pandemia da COVID-19, em três disciplinas ministradas em um curso Técnico em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre o uso das TIC’s em três disciplinas de um curso Técnico em Enfermagem, realizado com 20 estudantes, dos quais, 90% participaram deste estudo. Resultados: Evidenciou-se que os encontros síncronos on-line e ao vivo com a gravação e as videoaulas autorais assíncronas gravadas, disponibilizadas na plataforma presencial foram bem aceitas pelos estudantes, de modo que oportunizaram a flexibilização do cronograma de estudos, aspecto positivo devido serem alunos que conciliam vida acadêmica com trabalho. Percebeu-se também que as aulas elaboradas em ferramentas interativas, a disponibilização de vídeos interativos e as avaliações on-line, ofereceram novos caminhos para a construção de um conhecimento sólido. Conclusão: A opinião dos estudantes para a implementação dessa modalidade de ensino deve ser levada em consideração, visto que os discentes irão utilizar dessas ferramentas educacionais, obtendo resultado benéfico quando implementada de maneira adequada, todavia, serão prejudicados quando implementados sem o suporte e estrutura adequada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816
10.34117/bjdv8n5-217
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47816/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36034-36044
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36034-36044
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36034-36044
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645596361228288