A percepção ética do consumidor sobre o comportamento das marcas em redes sociais / Ethical consumer perception of brand behavior on social networks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolentino, Renata de Sousa da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves Filho, Cid, Rosa Netto, Doris Ribeiro, Gonçalves, Mateus Ferraz, de Jesus, Pedro Henrique Lindolfo Lucas, Santos, Cléber Araújo dos, Silva, Vinícius de Oliveira, Arantes, Fernando Augusto de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39965
Resumo: Nas últimas décadas, surgiu uma corrente de pesquisa influente, que destaca uma nova dinâmica nas relações consumidor-marca, especificamente, o conceito de engajamento do consumidor (Consumer brand engagement - CBE) que foi analisado em três dimensões incluindo o processamento: cognitivo, afetivo e ativação, dentro do contexto de mídias sociais diferentes. Assim como o conceito de percepção ética do consumidor (Consumer perceived ethicality – CPE), que analisa a percepção do consumidor sobre as atitudes ética e não éticas das marcas. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo conhecer como a Percepção Ética do Consumidor impacta o uso de uma marca de rede social. Para realizar a pesquisa optou-se por uma metodologia quantitativa para realizar o levantamento das informações e seu posterior tratamento por meio de análises estatísticas Os resultados revelam o papel central do engajamento afetivo, tanto para impactar o uso da marca bem como a conexão da marca. Outro ponto relevante é que a percepção ética do consumidor tem efeitos totais em todas as dimensões do engajamento, mas em especial a afetiva. Significa que redes sociais percebidas como éticas geram mais sentimentos e emoções positivas em seus usuários.
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