A percepção ética do consumidor sobre o comportamento das marcas em redes sociais / Ethical consumer perception of brand behavior on social networks
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39965 |
Resumo: | Nas últimas décadas, surgiu uma corrente de pesquisa influente, que destaca uma nova dinâmica nas relações consumidor-marca, especificamente, o conceito de engajamento do consumidor (Consumer brand engagement - CBE) que foi analisado em três dimensões incluindo o processamento: cognitivo, afetivo e ativação, dentro do contexto de mídias sociais diferentes. Assim como o conceito de percepção ética do consumidor (Consumer perceived ethicality – CPE), que analisa a percepção do consumidor sobre as atitudes ética e não éticas das marcas. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo conhecer como a Percepção Ética do Consumidor impacta o uso de uma marca de rede social. Para realizar a pesquisa optou-se por uma metodologia quantitativa para realizar o levantamento das informações e seu posterior tratamento por meio de análises estatísticas Os resultados revelam o papel central do engajamento afetivo, tanto para impactar o uso da marca bem como a conexão da marca. Outro ponto relevante é que a percepção ética do consumidor tem efeitos totais em todas as dimensões do engajamento, mas em especial a afetiva. Significa que redes sociais percebidas como éticas geram mais sentimentos e emoções positivas em seus usuários. |
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A percepção ética do consumidor sobre o comportamento das marcas em redes sociais / Ethical consumer perception of brand behavior on social networksPercepção Ética do ConsumidorEngajamento da marca do consumidorMídia SocialUso da MarcaConexão com a Marca.Nas últimas décadas, surgiu uma corrente de pesquisa influente, que destaca uma nova dinâmica nas relações consumidor-marca, especificamente, o conceito de engajamento do consumidor (Consumer brand engagement - CBE) que foi analisado em três dimensões incluindo o processamento: cognitivo, afetivo e ativação, dentro do contexto de mídias sociais diferentes. Assim como o conceito de percepção ética do consumidor (Consumer perceived ethicality – CPE), que analisa a percepção do consumidor sobre as atitudes ética e não éticas das marcas. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo conhecer como a Percepção Ética do Consumidor impacta o uso de uma marca de rede social. Para realizar a pesquisa optou-se por uma metodologia quantitativa para realizar o levantamento das informações e seu posterior tratamento por meio de análises estatísticas Os resultados revelam o papel central do engajamento afetivo, tanto para impactar o uso da marca bem como a conexão da marca. Outro ponto relevante é que a percepção ética do consumidor tem efeitos totais em todas as dimensões do engajamento, mas em especial a afetiva. Significa que redes sociais percebidas como éticas geram mais sentimentos e emoções positivas em seus usuários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3996510.34117/bjdv7n11-360Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106857-106874Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106857-106874Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106857-1068742525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39965/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTolentino, Renata de Sousa da SilvaGonçalves Filho, CidRosa Netto, Doris RibeiroGonçalves, Mateus Ferrazde Jesus, Pedro Henrique Lindolfo LucasSantos, Cléber Araújo dosSilva, Vinícius de OliveiraArantes, Fernando Augusto de Souza2021-12-01T11:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39965Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:50.805471Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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