Educação infantil e gêneros nas narrativas da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Flávia Maria de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monsores, Luciana Helena, Dornelles, Priscila de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/314
Resumo: O propósito deste artigo é contribuir nos debates que se colocam para a questão dos gêneros no contexto da Educação Infantil. Entendemos que essa questão parece ocupar o lugar do silenciamento nos discursos escolares, especialmente quando enunciado “para” as crianças pequenas e suas famílias. O que propomos é um convite ao debate sobre como os corpos das crianças pequenas estão traduzidos nas narrativas das políticas públicas de educação brasileiras, principalmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação de 2017. Assim, pretendemos neste artigo tensionar as ideias que expressam o lugar dos corpos das crianças pequenas nos textos da BNCC, refletindo sobre as muitas, e necessárias, indagações que os gêneros produzem nos contextos de educação das crianças pequenas.
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spelling Educação infantil e gêneros nas narrativas da BNCCEarly Childhood Education and gender in narratives of the National Common Curricular Base (BNCC)Educação Infantil; BNCC; Gênero.Early Childhood Education; National Common Curricular Base (BNCC); Gender.O propósito deste artigo é contribuir nos debates que se colocam para a questão dos gêneros no contexto da Educação Infantil. Entendemos que essa questão parece ocupar o lugar do silenciamento nos discursos escolares, especialmente quando enunciado “para” as crianças pequenas e suas famílias. O que propomos é um convite ao debate sobre como os corpos das crianças pequenas estão traduzidos nas narrativas das políticas públicas de educação brasileiras, principalmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação de 2017. Assim, pretendemos neste artigo tensionar as ideias que expressam o lugar dos corpos das crianças pequenas nos textos da BNCC, refletindo sobre as muitas, e necessárias, indagações que os gêneros produzem nos contextos de educação das crianças pequenas.The purpose of this paper is to contribute to the debate on the issue of gender in Early Childhood Education. We understand that this issue seems to be silenced speeches, especially when enunciated “for” young children and their families. What we propose is an invitation to the debate about how the bodies of young children are translated into the narratives of Brazilian public education policies, especially in the National CommonCurricular Base (BNCC) of the Ministry of Education of 2017. Thus, in this paper we intend to stress the ideas that express the place of the bodies of young children in the BNCC texts, reflecting on the many and necessary questions raised by the genders in the contexts of young children education.Vera CruzMenezes, Flávia Maria deMonsores, Luciana HelenaDornelles, Priscila de Oliveira2017-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/31410.14212/veras.vol7.n2.ano2017.art314Veras; v. 7, n. 2 (2017); 285-2972236-572910.14212/veras.vol7.n2.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/314/PDFDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:58:00ZRevista
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