O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o importante papel das escolas no processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em sua funcionalidade nas atividades práticas do dia a dia. A necessidade de tratar deste tema surge a partir da prática profissional das autoras e do relacionamento destas com pessoas com a Síndrome em tela, bem como seus familiares. Pautada em um referencial bibliográfico, a pesquisa apresenta uma breve caracterização da Síndrome de Sotos como forma de esclarecer quanto às suas especificidades e potencialidades, revisita teóricos que tratam dos aspectos relacionados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem dos indivíduos e que são balizadores do trabalho pedagógico como Piaget e Vigotski com seu importante conceito de mediação. Sendo a deficiência/impedimento intelectual uma das comorbidades que podem estar associadas à Síndrome de Sotos, serão abordados os paradigmas abordados pela AAIDD – American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento) assim como, conceitos de suporte, capacidades adaptativas e funcionalidades. |
id |
VERACRUZ-0_acd09b12477afcac51446d7d5aed24ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35740 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supportsProcesso de aprendizagemSíndrome de SotosDeficiência IntelectualCapacidades adaptativasFuncionalidades.O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o importante papel das escolas no processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em sua funcionalidade nas atividades práticas do dia a dia. A necessidade de tratar deste tema surge a partir da prática profissional das autoras e do relacionamento destas com pessoas com a Síndrome em tela, bem como seus familiares. Pautada em um referencial bibliográfico, a pesquisa apresenta uma breve caracterização da Síndrome de Sotos como forma de esclarecer quanto às suas especificidades e potencialidades, revisita teóricos que tratam dos aspectos relacionados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem dos indivíduos e que são balizadores do trabalho pedagógico como Piaget e Vigotski com seu importante conceito de mediação. Sendo a deficiência/impedimento intelectual uma das comorbidades que podem estar associadas à Síndrome de Sotos, serão abordados os paradigmas abordados pela AAIDD – American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento) assim como, conceitos de suporte, capacidades adaptativas e funcionalidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3574010.34117/bjdv7n9-156Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88585-88597Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88585-88597Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88585-885972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Vânia de MattosFernandes, Edicléa Mascarenhas2022-06-02T12:31:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35740Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:36.612531Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports |
title |
O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports |
spellingShingle |
O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports Azevedo, Vânia de Mattos Processo de aprendizagem Síndrome de Sotos Deficiência Intelectual Capacidades adaptativas Funcionalidades. |
title_short |
O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports |
title_full |
O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports |
title_fullStr |
O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports |
title_full_unstemmed |
O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports |
title_sort |
O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports |
author |
Azevedo, Vânia de Mattos |
author_facet |
Azevedo, Vânia de Mattos Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Vânia de Mattos Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de aprendizagem Síndrome de Sotos Deficiência Intelectual Capacidades adaptativas Funcionalidades. |
topic |
Processo de aprendizagem Síndrome de Sotos Deficiência Intelectual Capacidades adaptativas Funcionalidades. |
description |
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o importante papel das escolas no processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em sua funcionalidade nas atividades práticas do dia a dia. A necessidade de tratar deste tema surge a partir da prática profissional das autoras e do relacionamento destas com pessoas com a Síndrome em tela, bem como seus familiares. Pautada em um referencial bibliográfico, a pesquisa apresenta uma breve caracterização da Síndrome de Sotos como forma de esclarecer quanto às suas especificidades e potencialidades, revisita teóricos que tratam dos aspectos relacionados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem dos indivíduos e que são balizadores do trabalho pedagógico como Piaget e Vigotski com seu importante conceito de mediação. Sendo a deficiência/impedimento intelectual uma das comorbidades que podem estar associadas à Síndrome de Sotos, serão abordados os paradigmas abordados pela AAIDD – American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento) assim como, conceitos de suporte, capacidades adaptativas e funcionalidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740 10.34117/bjdv7n9-156 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88585-88597 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88585-88597 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88585-88597 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645556912750592 |