O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Vânia de Mattos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o importante papel das escolas no processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em sua funcionalidade nas atividades práticas do dia a dia.  A necessidade de tratar deste tema surge a partir da prática profissional das autoras e do relacionamento destas com pessoas com a Síndrome em tela, bem como seus familiares. Pautada em um referencial bibliográfico, a pesquisa apresenta uma breve caracterização da Síndrome de Sotos como forma de esclarecer quanto às suas especificidades e potencialidades, revisita teóricos que tratam dos aspectos relacionados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem dos indivíduos e que são balizadores do trabalho pedagógico como Piaget e Vigotski com seu importante conceito de mediação. Sendo a deficiência/impedimento intelectual uma das comorbidades que podem estar associadas à Síndrome de Sotos, serão abordados os paradigmas abordados pela AAIDD – American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento) assim como, conceitos de suporte, capacidades adaptativas e funcionalidades. 
id VERACRUZ-0_acd09b12477afcac51446d7d5aed24ee
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35740
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supportsProcesso de aprendizagemSíndrome de SotosDeficiência IntelectualCapacidades adaptativasFuncionalidades.O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o importante papel das escolas no processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em sua funcionalidade nas atividades práticas do dia a dia.  A necessidade de tratar deste tema surge a partir da prática profissional das autoras e do relacionamento destas com pessoas com a Síndrome em tela, bem como seus familiares. Pautada em um referencial bibliográfico, a pesquisa apresenta uma breve caracterização da Síndrome de Sotos como forma de esclarecer quanto às suas especificidades e potencialidades, revisita teóricos que tratam dos aspectos relacionados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem dos indivíduos e que são balizadores do trabalho pedagógico como Piaget e Vigotski com seu importante conceito de mediação. Sendo a deficiência/impedimento intelectual uma das comorbidades que podem estar associadas à Síndrome de Sotos, serão abordados os paradigmas abordados pela AAIDD – American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento) assim como, conceitos de suporte, capacidades adaptativas e funcionalidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3574010.34117/bjdv7n9-156Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88585-88597Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88585-88597Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88585-885972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Vânia de MattosFernandes, Edicléa Mascarenhas2022-06-02T12:31:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35740Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:36.612531Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports
title O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports
spellingShingle O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports
Azevedo, Vânia de Mattos
Processo de aprendizagem
Síndrome de Sotos
Deficiência Intelectual
Capacidades adaptativas
Funcionalidades.
title_short O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports
title_full O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports
title_fullStr O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports
title_full_unstemmed O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports
title_sort O importante papel da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes / The important role of the school in the process of learning and developing cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive abilities, features and supports
author Azevedo, Vânia de Mattos
author_facet Azevedo, Vânia de Mattos
Fernandes, Edicléa Mascarenhas
author_role author
author2 Fernandes, Edicléa Mascarenhas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Vânia de Mattos
Fernandes, Edicléa Mascarenhas
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de aprendizagem
Síndrome de Sotos
Deficiência Intelectual
Capacidades adaptativas
Funcionalidades.
topic Processo de aprendizagem
Síndrome de Sotos
Deficiência Intelectual
Capacidades adaptativas
Funcionalidades.
description O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o importante papel das escolas no processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em sua funcionalidade nas atividades práticas do dia a dia.  A necessidade de tratar deste tema surge a partir da prática profissional das autoras e do relacionamento destas com pessoas com a Síndrome em tela, bem como seus familiares. Pautada em um referencial bibliográfico, a pesquisa apresenta uma breve caracterização da Síndrome de Sotos como forma de esclarecer quanto às suas especificidades e potencialidades, revisita teóricos que tratam dos aspectos relacionados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem dos indivíduos e que são balizadores do trabalho pedagógico como Piaget e Vigotski com seu importante conceito de mediação. Sendo a deficiência/impedimento intelectual uma das comorbidades que podem estar associadas à Síndrome de Sotos, serão abordados os paradigmas abordados pela AAIDD – American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento) assim como, conceitos de suporte, capacidades adaptativas e funcionalidades. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740
10.34117/bjdv7n9-156
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35740/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88585-88597
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88585-88597
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88585-88597
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645556912750592