Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rita Marisa Ribes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Núbia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332
Resumo: Este texto propõe uma reflexão sobre as datas comemorativas no planejamento escolar. O caminho escolhido é o da formulação de questões sobre essa prática conduzida pela tese de que o trabalho com as datas comemorativas coloca em pauta conceitos de tempo, de história e de cultura. Que relações o calendário escolar com suas datas comemorativas convencionadas dialoga com o calendário da vida social e cultural mais ampla? Em que medida essa relação fertiliza o diálogo entre escola e cultura? Em que medida esteriliza aspectos da cultura ao reduzi-los a conteúdo escolar? Santo Agostinho, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-MarieGagnebin, Sonia Kramer e Luciana Ostetto, entre outros autores, ajudam a fundamentar as indagações aqui compartilhadas.
id VERACRUZ-0_acdf2e94648d964caf445253de400388
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/332
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolarWhen the calendar turns into a clock: commemorative dates in school planningplanejamento escolar; datas comemorativas; tempo; história; cultura.School planning; Commemorative dates; Time; History; CultureEste texto propõe uma reflexão sobre as datas comemorativas no planejamento escolar. O caminho escolhido é o da formulação de questões sobre essa prática conduzida pela tese de que o trabalho com as datas comemorativas coloca em pauta conceitos de tempo, de história e de cultura. Que relações o calendário escolar com suas datas comemorativas convencionadas dialoga com o calendário da vida social e cultural mais ampla? Em que medida essa relação fertiliza o diálogo entre escola e cultura? Em que medida esteriliza aspectos da cultura ao reduzi-los a conteúdo escolar? Santo Agostinho, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-MarieGagnebin, Sonia Kramer e Luciana Ostetto, entre outros autores, ajudam a fundamentar as indagações aqui compartilhadas.This text proposes a reflection about commemorative dates in school planning calendar. We make some questions about this practice, driven by the thesis that working with commemorative dates establishes time, history, and cultural concepts. What relations does the school calendar, with its conventional commemorative dates, establish with a broader social and cultural calendar? Furthermore, how does this relationship enhance the dialogue between school and culture? And above all, to what extent does it reduce the cultural aspects by limiting them to school content? Authors such as Saint Augustine, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-Marie Gagnebin, Sonia Kramer, and Luciana Ostetto, among others, help to substantiate the questions shared here.Vera CruzCNPqPereira, Rita Marisa RibesSantos, Núbia de Oliveira2019-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/33210.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art332Veras; v. 8, n. 2 (2018); 1992236-572910.14212/veras.vol8.n2.ano2018reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332/pdfDireitos autorais 2019 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T20:02:01ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
When the calendar turns into a clock: commemorative dates in school planning
title Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
spellingShingle Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
Pereira, Rita Marisa Ribes
planejamento escolar; datas comemorativas; tempo; história; cultura.
School planning; Commemorative dates; Time; History; Culture
title_short Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
title_full Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
title_fullStr Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
title_full_unstemmed Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
title_sort Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
author Pereira, Rita Marisa Ribes
author_facet Pereira, Rita Marisa Ribes
Santos, Núbia de Oliveira
author_role author
author2 Santos, Núbia de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq

dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rita Marisa Ribes
Santos, Núbia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv planejamento escolar; datas comemorativas; tempo; história; cultura.
School planning; Commemorative dates; Time; History; Culture
topic planejamento escolar; datas comemorativas; tempo; história; cultura.
School planning; Commemorative dates; Time; History; Culture
description Este texto propõe uma reflexão sobre as datas comemorativas no planejamento escolar. O caminho escolhido é o da formulação de questões sobre essa prática conduzida pela tese de que o trabalho com as datas comemorativas coloca em pauta conceitos de tempo, de história e de cultura. Que relações o calendário escolar com suas datas comemorativas convencionadas dialoga com o calendário da vida social e cultural mais ampla? Em que medida essa relação fertiliza o diálogo entre escola e cultura? Em que medida esteriliza aspectos da cultura ao reduzi-los a conteúdo escolar? Santo Agostinho, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-MarieGagnebin, Sonia Kramer e Luciana Ostetto, entre outros autores, ajudam a fundamentar as indagações aqui compartilhadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332
10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art332
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 8, n. 2 (2018); 199
2236-5729
10.14212/veras.vol8.n2.ano2018
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792089632768