Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332 |
Resumo: | Este texto propõe uma reflexão sobre as datas comemorativas no planejamento escolar. O caminho escolhido é o da formulação de questões sobre essa prática conduzida pela tese de que o trabalho com as datas comemorativas coloca em pauta conceitos de tempo, de história e de cultura. Que relações o calendário escolar com suas datas comemorativas convencionadas dialoga com o calendário da vida social e cultural mais ampla? Em que medida essa relação fertiliza o diálogo entre escola e cultura? Em que medida esteriliza aspectos da cultura ao reduzi-los a conteúdo escolar? Santo Agostinho, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-MarieGagnebin, Sonia Kramer e Luciana Ostetto, entre outros autores, ajudam a fundamentar as indagações aqui compartilhadas. |
id |
VERACRUZ-0_acdf2e94648d964caf445253de400388 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/332 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolarWhen the calendar turns into a clock: commemorative dates in school planningplanejamento escolar; datas comemorativas; tempo; história; cultura.School planning; Commemorative dates; Time; History; CultureEste texto propõe uma reflexão sobre as datas comemorativas no planejamento escolar. O caminho escolhido é o da formulação de questões sobre essa prática conduzida pela tese de que o trabalho com as datas comemorativas coloca em pauta conceitos de tempo, de história e de cultura. Que relações o calendário escolar com suas datas comemorativas convencionadas dialoga com o calendário da vida social e cultural mais ampla? Em que medida essa relação fertiliza o diálogo entre escola e cultura? Em que medida esteriliza aspectos da cultura ao reduzi-los a conteúdo escolar? Santo Agostinho, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-MarieGagnebin, Sonia Kramer e Luciana Ostetto, entre outros autores, ajudam a fundamentar as indagações aqui compartilhadas.This text proposes a reflection about commemorative dates in school planning calendar. We make some questions about this practice, driven by the thesis that working with commemorative dates establishes time, history, and cultural concepts. What relations does the school calendar, with its conventional commemorative dates, establish with a broader social and cultural calendar? Furthermore, how does this relationship enhance the dialogue between school and culture? And above all, to what extent does it reduce the cultural aspects by limiting them to school content? Authors such as Saint Augustine, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-Marie Gagnebin, Sonia Kramer, and Luciana Ostetto, among others, help to substantiate the questions shared here.Vera CruzCNPqPereira, Rita Marisa RibesSantos, Núbia de Oliveira2019-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/33210.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art332Veras; v. 8, n. 2 (2018); 1992236-572910.14212/veras.vol8.n2.ano2018reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332/pdfDireitos autorais 2019 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T20:02:01ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar When the calendar turns into a clock: commemorative dates in school planning |
title |
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar |
spellingShingle |
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar Pereira, Rita Marisa Ribes planejamento escolar; datas comemorativas; tempo; história; cultura. School planning; Commemorative dates; Time; History; Culture |
title_short |
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar |
title_full |
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar |
title_fullStr |
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar |
title_full_unstemmed |
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar |
title_sort |
Quando o calendário se transforma em relógio: as datas comemorativas no planejamento escolar |
author |
Pereira, Rita Marisa Ribes |
author_facet |
Pereira, Rita Marisa Ribes Santos, Núbia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Núbia de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rita Marisa Ribes Santos, Núbia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
planejamento escolar; datas comemorativas; tempo; história; cultura. School planning; Commemorative dates; Time; History; Culture |
topic |
planejamento escolar; datas comemorativas; tempo; história; cultura. School planning; Commemorative dates; Time; History; Culture |
description |
Este texto propõe uma reflexão sobre as datas comemorativas no planejamento escolar. O caminho escolhido é o da formulação de questões sobre essa prática conduzida pela tese de que o trabalho com as datas comemorativas coloca em pauta conceitos de tempo, de história e de cultura. Que relações o calendário escolar com suas datas comemorativas convencionadas dialoga com o calendário da vida social e cultural mais ampla? Em que medida essa relação fertiliza o diálogo entre escola e cultura? Em que medida esteriliza aspectos da cultura ao reduzi-los a conteúdo escolar? Santo Agostinho, Walter Benjamin, Edward Hall, Caroline Queiroz, Jeanne-MarieGagnebin, Sonia Kramer e Luciana Ostetto, entre outros autores, ajudam a fundamentar as indagações aqui compartilhadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332 10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art332 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/332/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 8, n. 2 (2018); 199 2236-5729 10.14212/veras.vol8.n2.ano2018 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792089632768 |