Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9860 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir os resultados das ações realizadas por alunos da Licenciatura em Física no Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Este projeto teve como público alvo alunos do Ensino Médio, mais precisamente da Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó, localizada em Redenção-CE, no decorrer de 2019. Percebe-se que o ensino e popularização da Astronomia é bastante escasso nas escolas. Apesar dessa defasagem, é uma ciência que chama bastante atenção das pessoas, desde os fenômenos astronômicos mais simples, como as fases da lua e a passagem do dia para a noite, aos mais fascinantes, como chuvas de meteoros, eclipse, dentre outros. Deste modo, pensando em ima alternativa para a falta de divulgação, foi proposta a realização de um projeto de ensino de Astronomia no qual teve como principal objetivo a popularização da área e de maneira secundária possibilitar uma contribuição no desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A atividade também pretendia preparar os alunos para atender a uma das fases da OBA, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Outro problema que motivou este trabalho encontra-se no fato de que os dados de avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que avaliam, entre outros, as habilidades de ciências exatas, tem revelado o fato de que cada vez mais o número de adolescentes que saem do Ensino Médio com dificuldades nas operações básicas está em crescimento. Então, foi realizado um aulão do ENEM com o objetivo que sanar algumas dúvidas e revisar conteúdos importantes. A experiência no PRP foi satisfatória para todos os envolvidos, sendo também muito importante na formação dos bolsistas/futuros professores. |
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Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CEEnsino de Física. Intervenções. Programa Residência Pedagógica.Este artigo tem como objetivo discutir os resultados das ações realizadas por alunos da Licenciatura em Física no Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Este projeto teve como público alvo alunos do Ensino Médio, mais precisamente da Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó, localizada em Redenção-CE, no decorrer de 2019. Percebe-se que o ensino e popularização da Astronomia é bastante escasso nas escolas. Apesar dessa defasagem, é uma ciência que chama bastante atenção das pessoas, desde os fenômenos astronômicos mais simples, como as fases da lua e a passagem do dia para a noite, aos mais fascinantes, como chuvas de meteoros, eclipse, dentre outros. Deste modo, pensando em ima alternativa para a falta de divulgação, foi proposta a realização de um projeto de ensino de Astronomia no qual teve como principal objetivo a popularização da área e de maneira secundária possibilitar uma contribuição no desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A atividade também pretendia preparar os alunos para atender a uma das fases da OBA, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Outro problema que motivou este trabalho encontra-se no fato de que os dados de avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que avaliam, entre outros, as habilidades de ciências exatas, tem revelado o fato de que cada vez mais o número de adolescentes que saem do Ensino Médio com dificuldades nas operações básicas está em crescimento. Então, foi realizado um aulão do ENEM com o objetivo que sanar algumas dúvidas e revisar conteúdos importantes. A experiência no PRP foi satisfatória para todos os envolvidos, sendo também muito importante na formação dos bolsistas/futuros professores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/986010.34117/bjdv6n5-199Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26521-26533Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26521-26533Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26521-265332525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9860/8722Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vitória de FreitasBatista, Cristiano da SilvaGalvão, Maria José de Souzade Oliveira, Abmael Rodriguesda Silva, Jane Meire S.de Melo, Kelma GomesPaschoal, Cinthia Marques MagalhãesGranjeiro, Michel Lopes2020-06-09T13:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9860Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:28.848577Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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