Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vitória de Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Batista, Cristiano da Silva, Galvão, Maria José de Souza, de Oliveira, Abmael Rodrigues, da Silva, Jane Meire S., de Melo, Kelma Gomes, Paschoal, Cinthia Marques Magalhães, Granjeiro, Michel Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9860
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir os resultados das ações realizadas por alunos da Licenciatura em Física no Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Este projeto teve como público alvo alunos do Ensino Médio, mais precisamente da Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó, localizada em Redenção-CE, no decorrer de 2019. Percebe-se que o ensino e popularização da Astronomia é bastante escasso nas escolas. Apesar dessa defasagem, é uma ciência que chama bastante atenção das pessoas, desde os fenômenos astronômicos mais simples, como as fases da lua e a passagem do dia para a noite, aos mais fascinantes, como chuvas de meteoros, eclipse, dentre outros. Deste modo, pensando em ima alternativa para a falta de divulgação, foi proposta a realização de um projeto de ensino de Astronomia no qual teve como principal objetivo a popularização da área e de maneira secundária possibilitar uma contribuição no desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A atividade também pretendia preparar os alunos para atender a uma das fases da OBA, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Outro problema que motivou este trabalho encontra-se no fato de que os dados de avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que avaliam, entre outros, as habilidades de ciências exatas, tem revelado o fato de que cada vez mais o número de adolescentes que saem do Ensino Médio com dificuldades nas operações básicas está em crescimento. Então, foi realizado um aulão do ENEM com o objetivo que sanar algumas dúvidas e revisar conteúdos importantes. A experiência no PRP foi satisfatória para todos os envolvidos, sendo também muito importante na formação dos bolsistas/futuros professores. 
id VERACRUZ-0_ad807dd522bfbaedbd068dd21b8de61d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9860
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CEEnsino de Física. Intervenções. Programa Residência Pedagógica.Este artigo tem como objetivo discutir os resultados das ações realizadas por alunos da Licenciatura em Física no Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Este projeto teve como público alvo alunos do Ensino Médio, mais precisamente da Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó, localizada em Redenção-CE, no decorrer de 2019. Percebe-se que o ensino e popularização da Astronomia é bastante escasso nas escolas. Apesar dessa defasagem, é uma ciência que chama bastante atenção das pessoas, desde os fenômenos astronômicos mais simples, como as fases da lua e a passagem do dia para a noite, aos mais fascinantes, como chuvas de meteoros, eclipse, dentre outros. Deste modo, pensando em ima alternativa para a falta de divulgação, foi proposta a realização de um projeto de ensino de Astronomia no qual teve como principal objetivo a popularização da área e de maneira secundária possibilitar uma contribuição no desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A atividade também pretendia preparar os alunos para atender a uma das fases da OBA, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Outro problema que motivou este trabalho encontra-se no fato de que os dados de avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que avaliam, entre outros, as habilidades de ciências exatas, tem revelado o fato de que cada vez mais o número de adolescentes que saem do Ensino Médio com dificuldades nas operações básicas está em crescimento. Então, foi realizado um aulão do ENEM com o objetivo que sanar algumas dúvidas e revisar conteúdos importantes. A experiência no PRP foi satisfatória para todos os envolvidos, sendo também muito importante na formação dos bolsistas/futuros professores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/986010.34117/bjdv6n5-199Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26521-26533Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26521-26533Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26521-265332525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9860/8722Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vitória de FreitasBatista, Cristiano da SilvaGalvão, Maria José de Souzade Oliveira, Abmael Rodriguesda Silva, Jane Meire S.de Melo, Kelma GomesPaschoal, Cinthia Marques MagalhãesGranjeiro, Michel Lopes2020-06-09T13:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9860Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:28.848577Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE
title Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE
spellingShingle Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE
Souza, Vitória de Freitas
Ensino de Física. Intervenções. Programa Residência Pedagógica.
title_short Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE
title_full Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE
title_fullStr Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE
title_full_unstemmed Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE
title_sort Experiências na formação de professores de física pelo programa residência pedagógica em uma escola de Redenção-CE / Experiences in the training of physics teachers by the Pedagogical Residency Program in a school of Redenção-CE
author Souza, Vitória de Freitas
author_facet Souza, Vitória de Freitas
Batista, Cristiano da Silva
Galvão, Maria José de Souza
de Oliveira, Abmael Rodrigues
da Silva, Jane Meire S.
de Melo, Kelma Gomes
Paschoal, Cinthia Marques Magalhães
Granjeiro, Michel Lopes
author_role author
author2 Batista, Cristiano da Silva
Galvão, Maria José de Souza
de Oliveira, Abmael Rodrigues
da Silva, Jane Meire S.
de Melo, Kelma Gomes
Paschoal, Cinthia Marques Magalhães
Granjeiro, Michel Lopes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vitória de Freitas
Batista, Cristiano da Silva
Galvão, Maria José de Souza
de Oliveira, Abmael Rodrigues
da Silva, Jane Meire S.
de Melo, Kelma Gomes
Paschoal, Cinthia Marques Magalhães
Granjeiro, Michel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física. Intervenções. Programa Residência Pedagógica.
topic Ensino de Física. Intervenções. Programa Residência Pedagógica.
description Este artigo tem como objetivo discutir os resultados das ações realizadas por alunos da Licenciatura em Física no Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Este projeto teve como público alvo alunos do Ensino Médio, mais precisamente da Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó, localizada em Redenção-CE, no decorrer de 2019. Percebe-se que o ensino e popularização da Astronomia é bastante escasso nas escolas. Apesar dessa defasagem, é uma ciência que chama bastante atenção das pessoas, desde os fenômenos astronômicos mais simples, como as fases da lua e a passagem do dia para a noite, aos mais fascinantes, como chuvas de meteoros, eclipse, dentre outros. Deste modo, pensando em ima alternativa para a falta de divulgação, foi proposta a realização de um projeto de ensino de Astronomia no qual teve como principal objetivo a popularização da área e de maneira secundária possibilitar uma contribuição no desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A atividade também pretendia preparar os alunos para atender a uma das fases da OBA, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Outro problema que motivou este trabalho encontra-se no fato de que os dados de avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que avaliam, entre outros, as habilidades de ciências exatas, tem revelado o fato de que cada vez mais o número de adolescentes que saem do Ensino Médio com dificuldades nas operações básicas está em crescimento. Então, foi realizado um aulão do ENEM com o objetivo que sanar algumas dúvidas e revisar conteúdos importantes. A experiência no PRP foi satisfatória para todos os envolvidos, sendo também muito importante na formação dos bolsistas/futuros professores. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9860
10.34117/bjdv6n5-199
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9860
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9860/8722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26521-26533
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26521-26533
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26521-26533
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645450739187712