Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under Discussion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Marconde Ávila
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38387
Resumo: Este artigo objetiva analisa a gestão da Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Quilombo dos Palmares e suas ações conceptivas prevalentes em dois instrumentos documentais: o Projeto Político Pedagógico e o Estatuto do Conselho Escolar. Uma análise balizou-se metodologicamente no Materialismo Histórico-dialético enfocando como contradições do objeto mediado por referenciais teórico da literatura especializada. Os resultados revelam que a prática da gestão escolar da escola pública municipal perfaz-se em embates de sujeitos sociais divergentes e contraditórios, contudo, a formatação das ações planificadas nos documentos evidencias aspectos dualista da gestão democrática e gerencial.
id VERACRUZ-0_b3098ab1f612539e41fe7af84013d583
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38387
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under DiscussionGestão EscolarEscola Pública MunicipalProjeto Político PedagógicoEstatuto Do Conselho EscolarEste artigo objetiva analisa a gestão da Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Quilombo dos Palmares e suas ações conceptivas prevalentes em dois instrumentos documentais: o Projeto Político Pedagógico e o Estatuto do Conselho Escolar. Uma análise balizou-se metodologicamente no Materialismo Histórico-dialético enfocando como contradições do objeto mediado por referenciais teórico da literatura especializada. Os resultados revelam que a prática da gestão escolar da escola pública municipal perfaz-se em embates de sujeitos sociais divergentes e contraditórios, contudo, a formatação das ações planificadas nos documentos evidencias aspectos dualista da gestão democrática e gerencial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3838710.34117/bjdv7n10-384Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 100479-100492Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 100479-100492Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 100479-1004922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38387/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBandeira, Marconde Ávila2022-02-03T19:56:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38387Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:23.639185Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under Discussion
title Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under Discussion
spellingShingle Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under Discussion
Bandeira, Marconde Ávila
Gestão Escolar
Escola Pública Municipal
Projeto Político Pedagógico
Estatuto Do Conselho Escolar
title_short Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under Discussion
title_full Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under Discussion
title_fullStr Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under Discussion
title_full_unstemmed Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under Discussion
title_sort Escola Pública Municipal: A Gestão Escolar Em Debate / Municipal Public School: School Management under Discussion
author Bandeira, Marconde Ávila
author_facet Bandeira, Marconde Ávila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Marconde Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar
Escola Pública Municipal
Projeto Político Pedagógico
Estatuto Do Conselho Escolar
topic Gestão Escolar
Escola Pública Municipal
Projeto Político Pedagógico
Estatuto Do Conselho Escolar
description Este artigo objetiva analisa a gestão da Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Quilombo dos Palmares e suas ações conceptivas prevalentes em dois instrumentos documentais: o Projeto Político Pedagógico e o Estatuto do Conselho Escolar. Uma análise balizou-se metodologicamente no Materialismo Histórico-dialético enfocando como contradições do objeto mediado por referenciais teórico da literatura especializada. Os resultados revelam que a prática da gestão escolar da escola pública municipal perfaz-se em embates de sujeitos sociais divergentes e contraditórios, contudo, a formatação das ações planificadas nos documentos evidencias aspectos dualista da gestão democrática e gerencial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38387
10.34117/bjdv7n10-384
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38387
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n10-384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38387/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 100479-100492
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 100479-100492
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 100479-100492
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645563861663744