Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Azevêdo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851
Resumo: A presente pesquisa investiga a importância da interdisciplinaridade curricular na formação e nas práxis docente, para tal, foram entrevistados professores das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, RJ. Assim, os cinco entrevistados responderam que cursaram a disciplina currículo no processo formativo de forma complementar e diversa, expressando a real importância em sua formação. Foi analisada algumas literaturas existentes sobre o assunto que apontam a interdisciplinaridade como uma opção para superação da fragmentação do saber e seu reflexo na práxis docente, apontando que as demais ciências juntamente com trabalho, a partir das possibilidades do estudante, é de fundamental importância e enriquece o processo formativo.
id VERACRUZ-0_ba822d6da4c8ede0044cc40573989401
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47851
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxiscurrículointerdisciplinaridadeformaçãopráxis.A presente pesquisa investiga a importância da interdisciplinaridade curricular na formação e nas práxis docente, para tal, foram entrevistados professores das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, RJ. Assim, os cinco entrevistados responderam que cursaram a disciplina currículo no processo formativo de forma complementar e diversa, expressando a real importância em sua formação. Foi analisada algumas literaturas existentes sobre o assunto que apontam a interdisciplinaridade como uma opção para superação da fragmentação do saber e seu reflexo na práxis docente, apontando que as demais ciências juntamente com trabalho, a partir das possibilidades do estudante, é de fundamental importância e enriquece o processo formativo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4785110.34117/bjdv8n5-233Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36261-36271Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36261-36271Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36261-362712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jéssica AzevêdoMocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre2022-06-01T11:49:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47851Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:05.200358Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis
title Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis
spellingShingle Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis
Silva, Jéssica Azevêdo
currículo
interdisciplinaridade
formação
práxis.
title_short Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis
title_full Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis
title_fullStr Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis
title_sort Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis
author Silva, Jéssica Azevêdo
author_facet Silva, Jéssica Azevêdo
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
author_role author
author2 Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Azevêdo
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
interdisciplinaridade
formação
práxis.
topic currículo
interdisciplinaridade
formação
práxis.
description A presente pesquisa investiga a importância da interdisciplinaridade curricular na formação e nas práxis docente, para tal, foram entrevistados professores das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, RJ. Assim, os cinco entrevistados responderam que cursaram a disciplina currículo no processo formativo de forma complementar e diversa, expressando a real importância em sua formação. Foi analisada algumas literaturas existentes sobre o assunto que apontam a interdisciplinaridade como uma opção para superação da fragmentação do saber e seu reflexo na práxis docente, apontando que as demais ciências juntamente com trabalho, a partir das possibilidades do estudante, é de fundamental importância e enriquece o processo formativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851
10.34117/bjdv8n5-233
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36261-36271
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36261-36271
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36261-36271
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645596401074176