Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851 |
Resumo: | A presente pesquisa investiga a importância da interdisciplinaridade curricular na formação e nas práxis docente, para tal, foram entrevistados professores das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, RJ. Assim, os cinco entrevistados responderam que cursaram a disciplina currículo no processo formativo de forma complementar e diversa, expressando a real importância em sua formação. Foi analisada algumas literaturas existentes sobre o assunto que apontam a interdisciplinaridade como uma opção para superação da fragmentação do saber e seu reflexo na práxis docente, apontando que as demais ciências juntamente com trabalho, a partir das possibilidades do estudante, é de fundamental importância e enriquece o processo formativo. |
id |
VERACRUZ-0_ba822d6da4c8ede0044cc40573989401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47851 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxiscurrículointerdisciplinaridadeformaçãopráxis.A presente pesquisa investiga a importância da interdisciplinaridade curricular na formação e nas práxis docente, para tal, foram entrevistados professores das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, RJ. Assim, os cinco entrevistados responderam que cursaram a disciplina currículo no processo formativo de forma complementar e diversa, expressando a real importância em sua formação. Foi analisada algumas literaturas existentes sobre o assunto que apontam a interdisciplinaridade como uma opção para superação da fragmentação do saber e seu reflexo na práxis docente, apontando que as demais ciências juntamente com trabalho, a partir das possibilidades do estudante, é de fundamental importância e enriquece o processo formativo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4785110.34117/bjdv8n5-233Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36261-36271Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36261-36271Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36261-362712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jéssica AzevêdoMocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre2022-06-01T11:49:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47851Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:05.200358Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis |
title |
Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis Silva, Jéssica Azevêdo currículo interdisciplinaridade formação práxis. |
title_short |
Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis |
title_full |
Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis |
title_sort |
Interdisciplinaridade curricular na formação e na práxis docente / Curricular interdisciplinarity in training and teaching práxis |
author |
Silva, Jéssica Azevêdo |
author_facet |
Silva, Jéssica Azevêdo Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre |
author_role |
author |
author2 |
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jéssica Azevêdo Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo interdisciplinaridade formação práxis. |
topic |
currículo interdisciplinaridade formação práxis. |
description |
A presente pesquisa investiga a importância da interdisciplinaridade curricular na formação e nas práxis docente, para tal, foram entrevistados professores das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, RJ. Assim, os cinco entrevistados responderam que cursaram a disciplina currículo no processo formativo de forma complementar e diversa, expressando a real importância em sua formação. Foi analisada algumas literaturas existentes sobre o assunto que apontam a interdisciplinaridade como uma opção para superação da fragmentação do saber e seu reflexo na práxis docente, apontando que as demais ciências juntamente com trabalho, a partir das possibilidades do estudante, é de fundamental importância e enriquece o processo formativo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851 10.34117/bjdv8n5-233 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47851/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36261-36271 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36261-36271 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36261-36271 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645596401074176 |