Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405 |
Resumo: | O presente estudo é fruto da atividade de inserção social do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). A pesquisa encontra-se alicerçada conforme os fenômenos investigativos analogias, metáforas e Aprendizagem Significativa a qual despertou interesse por parte da pesquisadora em alinhar as concepções analógicas e metafóricas com a aprendizagem dos alunos. O percurso metodológico nos levaram a desenvolver uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo com uma abordagem qualitativa. Para os resultados obtidos tecemos uma reflexão mediante aos debates gerados em torno das exemplificações de analogias e metáforas associada aos conteúdos: O que é higiene; O que são micróbios; Quais são os principais transmissores desses micróbios?;Doenças como evitar com esses atos de higiene? assim como a temática “ A importância da higiene na sociedade”. Conforme os autores contemplados no estudo foi possível identificar pontos positivos em utilizar os conectivos de analogias e metáforas como ferramenta para a consolidação da aprendizagem significativa postulada por Ausubel. |
id |
VERACRUZ-0_be23c30b0f7f170d396565857d089063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50405 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health contentanalogiasanalogiasmetáforasmetáforasaprendizagem significativa.aprendizagem significativa.O presente estudo é fruto da atividade de inserção social do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). A pesquisa encontra-se alicerçada conforme os fenômenos investigativos analogias, metáforas e Aprendizagem Significativa a qual despertou interesse por parte da pesquisadora em alinhar as concepções analógicas e metafóricas com a aprendizagem dos alunos. O percurso metodológico nos levaram a desenvolver uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo com uma abordagem qualitativa. Para os resultados obtidos tecemos uma reflexão mediante aos debates gerados em torno das exemplificações de analogias e metáforas associada aos conteúdos: O que é higiene; O que são micróbios; Quais são os principais transmissores desses micróbios?;Doenças como evitar com esses atos de higiene? assim como a temática “ A importância da higiene na sociedade”. Conforme os autores contemplados no estudo foi possível identificar pontos positivos em utilizar os conectivos de analogias e metáforas como ferramenta para a consolidação da aprendizagem significativa postulada por Ausubel.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5040510.34117/bjdv8n7-224Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52078-52092Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52078-52092Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52078-520922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Natana dos SantosAlmeida, Whasgthon Aguiar de2022-07-27T18:37:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50405Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:02.684709Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content |
title |
Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content |
spellingShingle |
Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content Castro, Natana dos Santos analogias analogias metáforas metáforas aprendizagem significativa. aprendizagem significativa. |
title_short |
Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content |
title_full |
Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content |
title_fullStr |
Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content |
title_full_unstemmed |
Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content |
title_sort |
Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content |
author |
Castro, Natana dos Santos |
author_facet |
Castro, Natana dos Santos Almeida, Whasgthon Aguiar de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Whasgthon Aguiar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Natana dos Santos Almeida, Whasgthon Aguiar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
analogias analogias metáforas metáforas aprendizagem significativa. aprendizagem significativa. |
topic |
analogias analogias metáforas metáforas aprendizagem significativa. aprendizagem significativa. |
description |
O presente estudo é fruto da atividade de inserção social do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). A pesquisa encontra-se alicerçada conforme os fenômenos investigativos analogias, metáforas e Aprendizagem Significativa a qual despertou interesse por parte da pesquisadora em alinhar as concepções analógicas e metafóricas com a aprendizagem dos alunos. O percurso metodológico nos levaram a desenvolver uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo com uma abordagem qualitativa. Para os resultados obtidos tecemos uma reflexão mediante aos debates gerados em torno das exemplificações de analogias e metáforas associada aos conteúdos: O que é higiene; O que são micróbios; Quais são os principais transmissores desses micróbios?;Doenças como evitar com esses atos de higiene? assim como a temática “ A importância da higiene na sociedade”. Conforme os autores contemplados no estudo foi possível identificar pontos positivos em utilizar os conectivos de analogias e metáforas como ferramenta para a consolidação da aprendizagem significativa postulada por Ausubel. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405 10.34117/bjdv8n7-224 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52078-52092 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52078-52092 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52078-52092 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645605590794240 |