Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Natana dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Whasgthon Aguiar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405
Resumo: O presente estudo é fruto da atividade de inserção social do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). A pesquisa encontra-se alicerçada conforme os fenômenos investigativos analogias, metáforas e Aprendizagem Significativa a qual despertou interesse por parte da pesquisadora em alinhar as concepções analógicas e metafóricas com a aprendizagem dos alunos. O percurso metodológico nos levaram a desenvolver uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo com uma abordagem qualitativa. Para os resultados obtidos tecemos uma reflexão mediante aos debates gerados em torno das exemplificações de analogias e metáforas associada aos conteúdos: O que é higiene; O que são micróbios; Quais são os principais transmissores desses micróbios?;Doenças como evitar com esses atos de higiene? assim como a temática “ A importância da higiene na sociedade”. Conforme os autores contemplados no estudo foi possível identificar pontos positivos em utilizar os conectivos de analogias e metáforas como ferramenta para a consolidação da aprendizagem significativa postulada por Ausubel.
id VERACRUZ-0_be23c30b0f7f170d396565857d089063
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50405
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health contentanalogiasanalogiasmetáforasmetáforasaprendizagem significativa.aprendizagem significativa.O presente estudo é fruto da atividade de inserção social do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). A pesquisa encontra-se alicerçada conforme os fenômenos investigativos analogias, metáforas e Aprendizagem Significativa a qual despertou interesse por parte da pesquisadora em alinhar as concepções analógicas e metafóricas com a aprendizagem dos alunos. O percurso metodológico nos levaram a desenvolver uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo com uma abordagem qualitativa. Para os resultados obtidos tecemos uma reflexão mediante aos debates gerados em torno das exemplificações de analogias e metáforas associada aos conteúdos: O que é higiene; O que são micróbios; Quais são os principais transmissores desses micróbios?;Doenças como evitar com esses atos de higiene? assim como a temática “ A importância da higiene na sociedade”. Conforme os autores contemplados no estudo foi possível identificar pontos positivos em utilizar os conectivos de analogias e metáforas como ferramenta para a consolidação da aprendizagem significativa postulada por Ausubel.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5040510.34117/bjdv8n7-224Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52078-52092Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52078-52092Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52078-520922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Natana dos SantosAlmeida, Whasgthon Aguiar de2022-07-27T18:37:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50405Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:02.684709Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content
title Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content
spellingShingle Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content
Castro, Natana dos Santos
analogias
analogias
metáforas
metáforas
aprendizagem significativa.
aprendizagem significativa.
title_short Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content
title_full Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content
title_fullStr Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content
title_full_unstemmed Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content
title_sort Tecendo a aprendizagem significativa no uso de exemplificações de analogias e metáforas no conteúdo higiene e saúde / Weaving meaningful learning into the use of analogies and metaphors in hygiene and health content
author Castro, Natana dos Santos
author_facet Castro, Natana dos Santos
Almeida, Whasgthon Aguiar de
author_role author
author2 Almeida, Whasgthon Aguiar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Natana dos Santos
Almeida, Whasgthon Aguiar de
dc.subject.por.fl_str_mv analogias
analogias
metáforas
metáforas
aprendizagem significativa.
aprendizagem significativa.
topic analogias
analogias
metáforas
metáforas
aprendizagem significativa.
aprendizagem significativa.
description O presente estudo é fruto da atividade de inserção social do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). A pesquisa encontra-se alicerçada conforme os fenômenos investigativos analogias, metáforas e Aprendizagem Significativa a qual despertou interesse por parte da pesquisadora em alinhar as concepções analógicas e metafóricas com a aprendizagem dos alunos. O percurso metodológico nos levaram a desenvolver uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo com uma abordagem qualitativa. Para os resultados obtidos tecemos uma reflexão mediante aos debates gerados em torno das exemplificações de analogias e metáforas associada aos conteúdos: O que é higiene; O que são micróbios; Quais são os principais transmissores desses micróbios?;Doenças como evitar com esses atos de higiene? assim como a temática “ A importância da higiene na sociedade”. Conforme os autores contemplados no estudo foi possível identificar pontos positivos em utilizar os conectivos de analogias e metáforas como ferramenta para a consolidação da aprendizagem significativa postulada por Ausubel.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405
10.34117/bjdv8n7-224
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50405/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52078-52092
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52078-52092
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52078-52092
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645605590794240