Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinaldi, Maria Aldinete de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha, Bruna Sayumi Ueno, Giordani, Annecy Tojeiro, Mazur, Silvane Marcela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574
Resumo: Estudo objetivou analisar os resultados da aplicação de um Curso de Formação Docente para professores do Ensino Profissional em uma Escola Técnica Estadual localizada no interior paulista, ofertado a 20 professores, dentre os quais, 7 bacharéis em Enfermagem sem formação didático-pedagógica para o exercício da docência e foco deste estudo. O Curso constituiu-se de dois módulos, o primeiro sobre Saberes docentes e Abordagens metodológicas de ensino e o segundo sobre Avaliação da aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de dois questionários aplicados antes a após a proposta pedagógica e, cujas respostas foram analisadas em consonância com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores cursistas não utiliza a metodologia de ensino abordada no Curso e que suas principais dificuldades em sala de aula são: desmotivação dos alunos com consequente falta de interesse nas atividades propostas e, o uso de celular como distração durante as aulas. Os participantes manifestaram mudanças em suas concepções anteriores sobre o ensino e a metodologia ativa proposta e, demostraram interesse e satisfação por terem participado da capacitação pedagógica. Depreende-se que esta oferta de formação continuada foi bem aceita pelos participantes da pesquisa, oportunizando lhes importantes reflexões para melhoria da sua prática docente no Curso Técnico em Enfermagem.
id VERACRUZ-0_c53b000fa30a95d51cce95a113780c9d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33574
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in NursingEnsino TécnicoProfessorEnfermagemFormação Continuada.Estudo objetivou analisar os resultados da aplicação de um Curso de Formação Docente para professores do Ensino Profissional em uma Escola Técnica Estadual localizada no interior paulista, ofertado a 20 professores, dentre os quais, 7 bacharéis em Enfermagem sem formação didático-pedagógica para o exercício da docência e foco deste estudo. O Curso constituiu-se de dois módulos, o primeiro sobre Saberes docentes e Abordagens metodológicas de ensino e o segundo sobre Avaliação da aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de dois questionários aplicados antes a após a proposta pedagógica e, cujas respostas foram analisadas em consonância com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores cursistas não utiliza a metodologia de ensino abordada no Curso e que suas principais dificuldades em sala de aula são: desmotivação dos alunos com consequente falta de interesse nas atividades propostas e, o uso de celular como distração durante as aulas. Os participantes manifestaram mudanças em suas concepções anteriores sobre o ensino e a metodologia ativa proposta e, demostraram interesse e satisfação por terem participado da capacitação pedagógica. Depreende-se que esta oferta de formação continuada foi bem aceita pelos participantes da pesquisa, oportunizando lhes importantes reflexões para melhoria da sua prática docente no Curso Técnico em Enfermagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3357410.34117/bjdv7n7-605Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75042-75058Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75042-75058Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75042-750582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReinaldi, Maria Aldinete de AlmeidaRocha, Bruna Sayumi UenoGiordani, Annecy TojeiroMazur, Silvane Marcela2021-09-14T13:00:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33574Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:39.562299Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing
title Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing
spellingShingle Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing
Reinaldi, Maria Aldinete de Almeida
Ensino Técnico
Professor
Enfermagem
Formação Continuada.
title_short Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing
title_full Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing
title_fullStr Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing
title_full_unstemmed Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing
title_sort Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing
author Reinaldi, Maria Aldinete de Almeida
author_facet Reinaldi, Maria Aldinete de Almeida
Rocha, Bruna Sayumi Ueno
Giordani, Annecy Tojeiro
Mazur, Silvane Marcela
author_role author
author2 Rocha, Bruna Sayumi Ueno
Giordani, Annecy Tojeiro
Mazur, Silvane Marcela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinaldi, Maria Aldinete de Almeida
Rocha, Bruna Sayumi Ueno
Giordani, Annecy Tojeiro
Mazur, Silvane Marcela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Técnico
Professor
Enfermagem
Formação Continuada.
topic Ensino Técnico
Professor
Enfermagem
Formação Continuada.
description Estudo objetivou analisar os resultados da aplicação de um Curso de Formação Docente para professores do Ensino Profissional em uma Escola Técnica Estadual localizada no interior paulista, ofertado a 20 professores, dentre os quais, 7 bacharéis em Enfermagem sem formação didático-pedagógica para o exercício da docência e foco deste estudo. O Curso constituiu-se de dois módulos, o primeiro sobre Saberes docentes e Abordagens metodológicas de ensino e o segundo sobre Avaliação da aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de dois questionários aplicados antes a após a proposta pedagógica e, cujas respostas foram analisadas em consonância com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores cursistas não utiliza a metodologia de ensino abordada no Curso e que suas principais dificuldades em sala de aula são: desmotivação dos alunos com consequente falta de interesse nas atividades propostas e, o uso de celular como distração durante as aulas. Os participantes manifestaram mudanças em suas concepções anteriores sobre o ensino e a metodologia ativa proposta e, demostraram interesse e satisfação por terem participado da capacitação pedagógica. Depreende-se que esta oferta de formação continuada foi bem aceita pelos participantes da pesquisa, oportunizando lhes importantes reflexões para melhoria da sua prática docente no Curso Técnico em Enfermagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574
10.34117/bjdv7n7-605
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75042-75058
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75042-75058
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75042-75058
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645549002293248