Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574 |
Resumo: | Estudo objetivou analisar os resultados da aplicação de um Curso de Formação Docente para professores do Ensino Profissional em uma Escola Técnica Estadual localizada no interior paulista, ofertado a 20 professores, dentre os quais, 7 bacharéis em Enfermagem sem formação didático-pedagógica para o exercício da docência e foco deste estudo. O Curso constituiu-se de dois módulos, o primeiro sobre Saberes docentes e Abordagens metodológicas de ensino e o segundo sobre Avaliação da aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de dois questionários aplicados antes a após a proposta pedagógica e, cujas respostas foram analisadas em consonância com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores cursistas não utiliza a metodologia de ensino abordada no Curso e que suas principais dificuldades em sala de aula são: desmotivação dos alunos com consequente falta de interesse nas atividades propostas e, o uso de celular como distração durante as aulas. Os participantes manifestaram mudanças em suas concepções anteriores sobre o ensino e a metodologia ativa proposta e, demostraram interesse e satisfação por terem participado da capacitação pedagógica. Depreende-se que esta oferta de formação continuada foi bem aceita pelos participantes da pesquisa, oportunizando lhes importantes reflexões para melhoria da sua prática docente no Curso Técnico em Enfermagem. |
id |
VERACRUZ-0_c53b000fa30a95d51cce95a113780c9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33574 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in NursingEnsino TécnicoProfessorEnfermagemFormação Continuada.Estudo objetivou analisar os resultados da aplicação de um Curso de Formação Docente para professores do Ensino Profissional em uma Escola Técnica Estadual localizada no interior paulista, ofertado a 20 professores, dentre os quais, 7 bacharéis em Enfermagem sem formação didático-pedagógica para o exercício da docência e foco deste estudo. O Curso constituiu-se de dois módulos, o primeiro sobre Saberes docentes e Abordagens metodológicas de ensino e o segundo sobre Avaliação da aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de dois questionários aplicados antes a após a proposta pedagógica e, cujas respostas foram analisadas em consonância com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores cursistas não utiliza a metodologia de ensino abordada no Curso e que suas principais dificuldades em sala de aula são: desmotivação dos alunos com consequente falta de interesse nas atividades propostas e, o uso de celular como distração durante as aulas. Os participantes manifestaram mudanças em suas concepções anteriores sobre o ensino e a metodologia ativa proposta e, demostraram interesse e satisfação por terem participado da capacitação pedagógica. Depreende-se que esta oferta de formação continuada foi bem aceita pelos participantes da pesquisa, oportunizando lhes importantes reflexões para melhoria da sua prática docente no Curso Técnico em Enfermagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3357410.34117/bjdv7n7-605Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75042-75058Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75042-75058Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75042-750582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReinaldi, Maria Aldinete de AlmeidaRocha, Bruna Sayumi UenoGiordani, Annecy TojeiroMazur, Silvane Marcela2021-09-14T13:00:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33574Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:39.562299Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing |
title |
Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing |
spellingShingle |
Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing Reinaldi, Maria Aldinete de Almeida Ensino Técnico Professor Enfermagem Formação Continuada. |
title_short |
Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing |
title_full |
Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing |
title_fullStr |
Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing |
title_full_unstemmed |
Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing |
title_sort |
Formação continuada para professores de Curso Técnico em Enfermagem / Continuing education for teachers of a Technical Course in Nursing |
author |
Reinaldi, Maria Aldinete de Almeida |
author_facet |
Reinaldi, Maria Aldinete de Almeida Rocha, Bruna Sayumi Ueno Giordani, Annecy Tojeiro Mazur, Silvane Marcela |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Bruna Sayumi Ueno Giordani, Annecy Tojeiro Mazur, Silvane Marcela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reinaldi, Maria Aldinete de Almeida Rocha, Bruna Sayumi Ueno Giordani, Annecy Tojeiro Mazur, Silvane Marcela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Técnico Professor Enfermagem Formação Continuada. |
topic |
Ensino Técnico Professor Enfermagem Formação Continuada. |
description |
Estudo objetivou analisar os resultados da aplicação de um Curso de Formação Docente para professores do Ensino Profissional em uma Escola Técnica Estadual localizada no interior paulista, ofertado a 20 professores, dentre os quais, 7 bacharéis em Enfermagem sem formação didático-pedagógica para o exercício da docência e foco deste estudo. O Curso constituiu-se de dois módulos, o primeiro sobre Saberes docentes e Abordagens metodológicas de ensino e o segundo sobre Avaliação da aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de dois questionários aplicados antes a após a proposta pedagógica e, cujas respostas foram analisadas em consonância com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a maioria dos professores cursistas não utiliza a metodologia de ensino abordada no Curso e que suas principais dificuldades em sala de aula são: desmotivação dos alunos com consequente falta de interesse nas atividades propostas e, o uso de celular como distração durante as aulas. Os participantes manifestaram mudanças em suas concepções anteriores sobre o ensino e a metodologia ativa proposta e, demostraram interesse e satisfação por terem participado da capacitação pedagógica. Depreende-se que esta oferta de formação continuada foi bem aceita pelos participantes da pesquisa, oportunizando lhes importantes reflexões para melhoria da sua prática docente no Curso Técnico em Enfermagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574 10.34117/bjdv7n7-605 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33574/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75042-75058 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75042-75058 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75042-75058 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645549002293248 |