Proposta curricular por complexos de estudo das escolas itinerantes do paraná e base nacional comum curricular (BNCC): uma análise sobre diferentes currículos para a formação escolar: Curricular proposal by study complexes of the itinerant schools of paraná and the national common curricular base (BNCC): an analysis on different curricula for school education
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53321 |
Resumo: | O artigo representa uma análise baseada nos resultados de uma pesquisa de mestrado em educação. A pesquisa desenvolveu uma análise acerca de duas propostas curriculares, tendo como objetivo principal compreender como as propostas dos Complexos de Estudo das Escolas Itinerantes do Paraná e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se diferenciam como currículo para a formação escolar. O artigo analisa, mais especificamente, os elementos que representam a centralidade do currículo na atual política curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando como base as mudanças no cenário educacional brasileiro. Buscou-se, portanto, a partir destes elementos, contextualizar o cenário sobre o qual se principia a criação da BNCC, para posteriormente compreender a estrutura desta proposta. Como orientação para melhor discutir as questões ora colocadas, partiu-se da seguinte indagação, na qual entende-se como sendo essencial para realização das análises aqui propostas: Como e por que a proposta curricular dos Complexos de Estudo e da BNCC se diferenciam como currículo para a formação escolar? Por isso, o trabalho procura trazer reflexões importantes em relação ao currículo, a partir da análise das especificidades curriculares da BNCC, como representante daquela concepção hegemônica de educação, e a da proposta curricular por Complexos de Estudo, como proposta autônoma e emancipadora das Escolas Itinerantes e também de fortalecimento da Educação do Campo. O trabalho de pesquisa foi realizado a partir do levantamento de dados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os documentos utilizados como fonte de dados foram: o documento referente à proposta curricular oficial BNCC (2018) dos anos finais do Ensino Fundamental para o sistema educacional brasileiro e o documento Plano de Estudos (2013), que apresenta a proposta curricular por Complexos de Estudo, anos finais do Ensino Fundamental, para as Escolas Itinerantes do MST no Paraná. As análises concluíram que as concepções curriculares e os contextos sociais e educacionais se movimentaram e movimentam, tanto a política curricular de construção da BNCC, como a proposta autônoma dos Complexos de Estudo. Assim, considerou a BNCC representante de uma educação vinculada ao pensamento educacional hegemônico a partir de um ideal de qualidade do ensino que não corresponde às reais necessidades de formação dos sujeitos do campo, como os filhos dos trabalhadores em geral. |
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Proposta curricular por complexos de estudo das escolas itinerantes do paraná e base nacional comum curricular (BNCC): uma análise sobre diferentes currículos para a formação escolar: Curricular proposal by study complexes of the itinerant schools of paraná and the national common curricular base (BNCC): an analysis on different curricula for school educationcurrículo escolarbase nacional comum curricularpolítica curricularO artigo representa uma análise baseada nos resultados de uma pesquisa de mestrado em educação. A pesquisa desenvolveu uma análise acerca de duas propostas curriculares, tendo como objetivo principal compreender como as propostas dos Complexos de Estudo das Escolas Itinerantes do Paraná e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se diferenciam como currículo para a formação escolar. O artigo analisa, mais especificamente, os elementos que representam a centralidade do currículo na atual política curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando como base as mudanças no cenário educacional brasileiro. Buscou-se, portanto, a partir destes elementos, contextualizar o cenário sobre o qual se principia a criação da BNCC, para posteriormente compreender a estrutura desta proposta. Como orientação para melhor discutir as questões ora colocadas, partiu-se da seguinte indagação, na qual entende-se como sendo essencial para realização das análises aqui propostas: Como e por que a proposta curricular dos Complexos de Estudo e da BNCC se diferenciam como currículo para a formação escolar? Por isso, o trabalho procura trazer reflexões importantes em relação ao currículo, a partir da análise das especificidades curriculares da BNCC, como representante daquela concepção hegemônica de educação, e a da proposta curricular por Complexos de Estudo, como proposta autônoma e emancipadora das Escolas Itinerantes e também de fortalecimento da Educação do Campo. O trabalho de pesquisa foi realizado a partir do levantamento de dados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os documentos utilizados como fonte de dados foram: o documento referente à proposta curricular oficial BNCC (2018) dos anos finais do Ensino Fundamental para o sistema educacional brasileiro e o documento Plano de Estudos (2013), que apresenta a proposta curricular por Complexos de Estudo, anos finais do Ensino Fundamental, para as Escolas Itinerantes do MST no Paraná. As análises concluíram que as concepções curriculares e os contextos sociais e educacionais se movimentaram e movimentam, tanto a política curricular de construção da BNCC, como a proposta autônoma dos Complexos de Estudo. Assim, considerou a BNCC representante de uma educação vinculada ao pensamento educacional hegemônico a partir de um ideal de qualidade do ensino que não corresponde às reais necessidades de formação dos sujeitos do campo, como os filhos dos trabalhadores em geral.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5332110.34117/bjdv8n10-225Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 68461-68482Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 68461-68482Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 68461-684822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53321/39645Copyright (c) 2022 Roberto Gonçalves Ferreira, Clésio Acilino Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Roberto GonçalvesAntônio, Clésio Acilino2022-10-28T17:33:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53321Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:03.151885Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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