Práticas inclusivas / Inclusive practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Monica Dias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Redig, Annie Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737
Resumo: O objetivo do trabalho é promover reflexões sobre algumas práticas promotoras da inclusão escolar, destacando possibilidades de avaliação na perspectiva inclusiva. Entre os procedimentos metodológicos adotados para a construção do texto destacam-se: a seleção do referencial teórico, leitura, discussão e fichamento dos textos selecionados. Em seguida houve a escolha das categorias adotadas neste trabalho. As reflexões e debates acerca das diversas possibilidades de estratégias diferenciadas que podem ser adotadas por professores demonstram que existem possibilidades reais de realizar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. Podemos destacar que as práticas pedagógicas e avaliativas norteadas por princípios inclusivos, fazem a transformação no cotidiano das escolas e respeita as diferenças individuais de cada estudante garantindo o direito de ser, pertencer e aprender.
id VERACRUZ-0_d0ea15514910ed7e275e6dde15dadcf4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45737
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Práticas inclusivas / Inclusive practicesinclusãopráticasPEInecessidades educacionais especiais.O objetivo do trabalho é promover reflexões sobre algumas práticas promotoras da inclusão escolar, destacando possibilidades de avaliação na perspectiva inclusiva. Entre os procedimentos metodológicos adotados para a construção do texto destacam-se: a seleção do referencial teórico, leitura, discussão e fichamento dos textos selecionados. Em seguida houve a escolha das categorias adotadas neste trabalho. As reflexões e debates acerca das diversas possibilidades de estratégias diferenciadas que podem ser adotadas por professores demonstram que existem possibilidades reais de realizar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. Podemos destacar que as práticas pedagógicas e avaliativas norteadas por princípios inclusivos, fazem a transformação no cotidiano das escolas e respeita as diferenças individuais de cada estudante garantindo o direito de ser, pertencer e aprender.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4573710.34117/bjdv8n3-376Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21437-21449Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21437-21449Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21437-214492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Monica DiasRedig, Annie Gomes2022-05-12T18:39:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45737Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:10.543554Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas inclusivas / Inclusive practices
title Práticas inclusivas / Inclusive practices
spellingShingle Práticas inclusivas / Inclusive practices
de Araújo, Monica Dias
inclusão
práticas
PEI
necessidades educacionais especiais.
title_short Práticas inclusivas / Inclusive practices
title_full Práticas inclusivas / Inclusive practices
title_fullStr Práticas inclusivas / Inclusive practices
title_full_unstemmed Práticas inclusivas / Inclusive practices
title_sort Práticas inclusivas / Inclusive practices
author de Araújo, Monica Dias
author_facet de Araújo, Monica Dias
Redig, Annie Gomes
author_role author
author2 Redig, Annie Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Monica Dias
Redig, Annie Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
práticas
PEI
necessidades educacionais especiais.
topic inclusão
práticas
PEI
necessidades educacionais especiais.
description O objetivo do trabalho é promover reflexões sobre algumas práticas promotoras da inclusão escolar, destacando possibilidades de avaliação na perspectiva inclusiva. Entre os procedimentos metodológicos adotados para a construção do texto destacam-se: a seleção do referencial teórico, leitura, discussão e fichamento dos textos selecionados. Em seguida houve a escolha das categorias adotadas neste trabalho. As reflexões e debates acerca das diversas possibilidades de estratégias diferenciadas que podem ser adotadas por professores demonstram que existem possibilidades reais de realizar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. Podemos destacar que as práticas pedagógicas e avaliativas norteadas por princípios inclusivos, fazem a transformação no cotidiano das escolas e respeita as diferenças individuais de cada estudante garantindo o direito de ser, pertencer e aprender.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737
10.34117/bjdv8n3-376
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-376
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21437-21449
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21437-21449
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21437-21449
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645588676214784