Práticas inclusivas / Inclusive practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é promover reflexões sobre algumas práticas promotoras da inclusão escolar, destacando possibilidades de avaliação na perspectiva inclusiva. Entre os procedimentos metodológicos adotados para a construção do texto destacam-se: a seleção do referencial teórico, leitura, discussão e fichamento dos textos selecionados. Em seguida houve a escolha das categorias adotadas neste trabalho. As reflexões e debates acerca das diversas possibilidades de estratégias diferenciadas que podem ser adotadas por professores demonstram que existem possibilidades reais de realizar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. Podemos destacar que as práticas pedagógicas e avaliativas norteadas por princípios inclusivos, fazem a transformação no cotidiano das escolas e respeita as diferenças individuais de cada estudante garantindo o direito de ser, pertencer e aprender. |
id |
VERACRUZ-0_d0ea15514910ed7e275e6dde15dadcf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45737 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas inclusivas / Inclusive practicesinclusãopráticasPEInecessidades educacionais especiais.O objetivo do trabalho é promover reflexões sobre algumas práticas promotoras da inclusão escolar, destacando possibilidades de avaliação na perspectiva inclusiva. Entre os procedimentos metodológicos adotados para a construção do texto destacam-se: a seleção do referencial teórico, leitura, discussão e fichamento dos textos selecionados. Em seguida houve a escolha das categorias adotadas neste trabalho. As reflexões e debates acerca das diversas possibilidades de estratégias diferenciadas que podem ser adotadas por professores demonstram que existem possibilidades reais de realizar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. Podemos destacar que as práticas pedagógicas e avaliativas norteadas por princípios inclusivos, fazem a transformação no cotidiano das escolas e respeita as diferenças individuais de cada estudante garantindo o direito de ser, pertencer e aprender.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4573710.34117/bjdv8n3-376Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21437-21449Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21437-21449Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21437-214492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Monica DiasRedig, Annie Gomes2022-05-12T18:39:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45737Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:10.543554Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas inclusivas / Inclusive practices |
title |
Práticas inclusivas / Inclusive practices |
spellingShingle |
Práticas inclusivas / Inclusive practices de Araújo, Monica Dias inclusão práticas PEI necessidades educacionais especiais. |
title_short |
Práticas inclusivas / Inclusive practices |
title_full |
Práticas inclusivas / Inclusive practices |
title_fullStr |
Práticas inclusivas / Inclusive practices |
title_full_unstemmed |
Práticas inclusivas / Inclusive practices |
title_sort |
Práticas inclusivas / Inclusive practices |
author |
de Araújo, Monica Dias |
author_facet |
de Araújo, Monica Dias Redig, Annie Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Redig, Annie Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo, Monica Dias Redig, Annie Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão práticas PEI necessidades educacionais especiais. |
topic |
inclusão práticas PEI necessidades educacionais especiais. |
description |
O objetivo do trabalho é promover reflexões sobre algumas práticas promotoras da inclusão escolar, destacando possibilidades de avaliação na perspectiva inclusiva. Entre os procedimentos metodológicos adotados para a construção do texto destacam-se: a seleção do referencial teórico, leitura, discussão e fichamento dos textos selecionados. Em seguida houve a escolha das categorias adotadas neste trabalho. As reflexões e debates acerca das diversas possibilidades de estratégias diferenciadas que podem ser adotadas por professores demonstram que existem possibilidades reais de realizar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. Podemos destacar que as práticas pedagógicas e avaliativas norteadas por princípios inclusivos, fazem a transformação no cotidiano das escolas e respeita as diferenças individuais de cada estudante garantindo o direito de ser, pertencer e aprender. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737 10.34117/bjdv8n3-376 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45737/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 21437-21449 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 21437-21449 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 21437-21449 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645588676214784 |