Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho foi identificar junto aos alunos de ciências Naturais as potencialidades do ensino de ciências em espaços não formais, mais especificamente o Rio Caeté, Pará, por mediações da fotografia. Esta pesquisa é resultante de trabalhos ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado I. Os dados analisados foram apresentações de seminários e transcrição das socializações. A partir do que pudemos observar e considerando as questões levantadas sobre os espaços selecionados, ao se lançarem às reflexões por meio da leitura das fotos, os discentes puderam perceber diversas dimensões no que diz respeito a aspectos ambientais, (evidenciando a degradação), sociais, econômicos, históricos entre outros, de modo a mobilizar a reflexão e uma compreensão crítica do contexto em que estão inseridos. |
id |
VERACRUZ-0_d3ebab2a2bcb073c16b75fe24e9dde20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10456 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photographyBacia Hidrográfica do Rio CaetéEnsino de ciênciasEspaços Não formaisFotografia.O objetivo geral deste trabalho foi identificar junto aos alunos de ciências Naturais as potencialidades do ensino de ciências em espaços não formais, mais especificamente o Rio Caeté, Pará, por mediações da fotografia. Esta pesquisa é resultante de trabalhos ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado I. Os dados analisados foram apresentações de seminários e transcrição das socializações. A partir do que pudemos observar e considerando as questões levantadas sobre os espaços selecionados, ao se lançarem às reflexões por meio da leitura das fotos, os discentes puderam perceber diversas dimensões no que diz respeito a aspectos ambientais, (evidenciando a degradação), sociais, econômicos, históricos entre outros, de modo a mobilizar a reflexão e uma compreensão crítica do contexto em que estão inseridos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1045610.34117/bjdv6n5-454Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29994-30016Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29994-30016Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29994-300162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456/8744Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rodolfo BritoCosta, Chirla Miranda daRaposo, Elinete Oliveira2020-06-09T13:25:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10456Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:45.068521Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography |
title |
Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography |
spellingShingle |
Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography Lima, Rodolfo Brito Bacia Hidrográfica do Rio Caeté Ensino de ciências Espaços Não formais Fotografia. |
title_short |
Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography |
title_full |
Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography |
title_fullStr |
Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography |
title_full_unstemmed |
Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography |
title_sort |
Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography |
author |
Lima, Rodolfo Brito |
author_facet |
Lima, Rodolfo Brito Costa, Chirla Miranda da Raposo, Elinete Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Chirla Miranda da Raposo, Elinete Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rodolfo Brito Costa, Chirla Miranda da Raposo, Elinete Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bacia Hidrográfica do Rio Caeté Ensino de ciências Espaços Não formais Fotografia. |
topic |
Bacia Hidrográfica do Rio Caeté Ensino de ciências Espaços Não formais Fotografia. |
description |
O objetivo geral deste trabalho foi identificar junto aos alunos de ciências Naturais as potencialidades do ensino de ciências em espaços não formais, mais especificamente o Rio Caeté, Pará, por mediações da fotografia. Esta pesquisa é resultante de trabalhos ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado I. Os dados analisados foram apresentações de seminários e transcrição das socializações. A partir do que pudemos observar e considerando as questões levantadas sobre os espaços selecionados, ao se lançarem às reflexões por meio da leitura das fotos, os discentes puderam perceber diversas dimensões no que diz respeito a aspectos ambientais, (evidenciando a degradação), sociais, econômicos, históricos entre outros, de modo a mobilizar a reflexão e uma compreensão crítica do contexto em que estão inseridos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456 10.34117/bjdv6n5-454 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456/8744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29994-30016 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29994-30016 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29994-30016 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645453394182144 |