Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rodolfo Brito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Chirla Miranda da, Raposo, Elinete Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi identificar junto aos alunos de ciências Naturais as potencialidades do ensino de ciências em espaços não formais, mais especificamente o Rio Caeté, Pará, por mediações da fotografia. Esta pesquisa é resultante de trabalhos ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado I. Os dados analisados foram apresentações de seminários e transcrição das socializações. A partir do que pudemos observar e considerando as questões levantadas sobre os espaços selecionados, ao se lançarem às reflexões por meio da leitura das fotos, os discentes puderam perceber diversas dimensões no que diz respeito a aspectos ambientais, (evidenciando a degradação), sociais, econômicos, históricos entre outros, de modo a mobilizar a reflexão e uma compreensão crítica do contexto em que estão inseridos.
id VERACRUZ-0_d3ebab2a2bcb073c16b75fe24e9dde20
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10456
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photographyBacia Hidrográfica do Rio CaetéEnsino de ciênciasEspaços Não formaisFotografia.O objetivo geral deste trabalho foi identificar junto aos alunos de ciências Naturais as potencialidades do ensino de ciências em espaços não formais, mais especificamente o Rio Caeté, Pará, por mediações da fotografia. Esta pesquisa é resultante de trabalhos ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado I. Os dados analisados foram apresentações de seminários e transcrição das socializações. A partir do que pudemos observar e considerando as questões levantadas sobre os espaços selecionados, ao se lançarem às reflexões por meio da leitura das fotos, os discentes puderam perceber diversas dimensões no que diz respeito a aspectos ambientais, (evidenciando a degradação), sociais, econômicos, históricos entre outros, de modo a mobilizar a reflexão e uma compreensão crítica do contexto em que estão inseridos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1045610.34117/bjdv6n5-454Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29994-30016Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29994-30016Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29994-300162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456/8744Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rodolfo BritoCosta, Chirla Miranda daRaposo, Elinete Oliveira2020-06-09T13:25:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10456Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:45.068521Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography
title Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography
spellingShingle Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography
Lima, Rodolfo Brito
Bacia Hidrográfica do Rio Caeté
Ensino de ciências
Espaços Não formais
Fotografia.
title_short Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography
title_full Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography
title_fullStr Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography
title_full_unstemmed Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography
title_sort Espaços não formais na formação de professores de ciências: possibilidades pela fotografia / Non-formal spaces in the training of science teachers: possibilities through photography
author Lima, Rodolfo Brito
author_facet Lima, Rodolfo Brito
Costa, Chirla Miranda da
Raposo, Elinete Oliveira
author_role author
author2 Costa, Chirla Miranda da
Raposo, Elinete Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rodolfo Brito
Costa, Chirla Miranda da
Raposo, Elinete Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Bacia Hidrográfica do Rio Caeté
Ensino de ciências
Espaços Não formais
Fotografia.
topic Bacia Hidrográfica do Rio Caeté
Ensino de ciências
Espaços Não formais
Fotografia.
description O objetivo geral deste trabalho foi identificar junto aos alunos de ciências Naturais as potencialidades do ensino de ciências em espaços não formais, mais especificamente o Rio Caeté, Pará, por mediações da fotografia. Esta pesquisa é resultante de trabalhos ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado I. Os dados analisados foram apresentações de seminários e transcrição das socializações. A partir do que pudemos observar e considerando as questões levantadas sobre os espaços selecionados, ao se lançarem às reflexões por meio da leitura das fotos, os discentes puderam perceber diversas dimensões no que diz respeito a aspectos ambientais, (evidenciando a degradação), sociais, econômicos, históricos entre outros, de modo a mobilizar a reflexão e uma compreensão crítica do contexto em que estão inseridos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456
10.34117/bjdv6n5-454
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10456/8744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29994-30016
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29994-30016
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29994-30016
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645453394182144