A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcanjo, Ana Natália Vasconcelos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcante, Amanda de Andrade, Lima, Maria Clara Holanda, Rocha, Fabíola de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17758
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção e a prática da ética no ambiente de atuação dos monitores do Laboratório de Habilidades III no curso de Medicina da UNIFOR durante o seu ano de exercício da monitoria, a partir da aplicação de formulários eletrônicos padronizados com indagações que os façam identificar e julgar quais condutas seriam tomadas pelos próprios monitores, a partir da sua própria compreensão, visando a reflexão por parte dos mesmos sobre a prática da ética no contexto da monitoria.A  pesquisa foi realizada com 25 monitores, para os quais, foi aplicado um formulário online com o objetivo de avaliar o julgamento dos participantes diante do tema. Com os resultados obtidos, observou-se que apesar dos monitores possuírem um conhecimento parcial sobre o assunto, ainda há muito para ser implementado e incentivado por parte das universidades para os graduandos em geral.
id VERACRUZ-0_e2b5f8525e3a0141edfb0117cccd308e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17758
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills LaboratoryÉticaMedicinaMonitoriaO presente estudo tem como objetivo analisar a percepção e a prática da ética no ambiente de atuação dos monitores do Laboratório de Habilidades III no curso de Medicina da UNIFOR durante o seu ano de exercício da monitoria, a partir da aplicação de formulários eletrônicos padronizados com indagações que os façam identificar e julgar quais condutas seriam tomadas pelos próprios monitores, a partir da sua própria compreensão, visando a reflexão por parte dos mesmos sobre a prática da ética no contexto da monitoria.A  pesquisa foi realizada com 25 monitores, para os quais, foi aplicado um formulário online com o objetivo de avaliar o julgamento dos participantes diante do tema. Com os resultados obtidos, observou-se que apesar dos monitores possuírem um conhecimento parcial sobre o assunto, ainda há muito para ser implementado e incentivado por parte das universidades para os graduandos em geral.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1775810.34117/bjdv6n10-072Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75076-75080Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75076-75080Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75076-750802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17758/14400Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessArcanjo, Ana Natália VasconcelosCavalcante, Amanda de AndradeLima, Maria Clara HolandaRocha, Fabíola de Castro2021-02-04T12:50:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17758Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:13.453385Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory
title A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory
spellingShingle A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory
Arcanjo, Ana Natália Vasconcelos
Ética
Medicina
Monitoria
title_short A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory
title_full A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory
title_fullStr A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory
title_full_unstemmed A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory
title_sort A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory
author Arcanjo, Ana Natália Vasconcelos
author_facet Arcanjo, Ana Natália Vasconcelos
Cavalcante, Amanda de Andrade
Lima, Maria Clara Holanda
Rocha, Fabíola de Castro
author_role author
author2 Cavalcante, Amanda de Andrade
Lima, Maria Clara Holanda
Rocha, Fabíola de Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcanjo, Ana Natália Vasconcelos
Cavalcante, Amanda de Andrade
Lima, Maria Clara Holanda
Rocha, Fabíola de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Medicina
Monitoria
topic Ética
Medicina
Monitoria
description O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção e a prática da ética no ambiente de atuação dos monitores do Laboratório de Habilidades III no curso de Medicina da UNIFOR durante o seu ano de exercício da monitoria, a partir da aplicação de formulários eletrônicos padronizados com indagações que os façam identificar e julgar quais condutas seriam tomadas pelos próprios monitores, a partir da sua própria compreensão, visando a reflexão por parte dos mesmos sobre a prática da ética no contexto da monitoria.A  pesquisa foi realizada com 25 monitores, para os quais, foi aplicado um formulário online com o objetivo de avaliar o julgamento dos participantes diante do tema. Com os resultados obtidos, observou-se que apesar dos monitores possuírem um conhecimento parcial sobre o assunto, ainda há muito para ser implementado e incentivado por parte das universidades para os graduandos em geral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17758
10.34117/bjdv6n10-072
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17758
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17758/14400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75076-75080
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75076-75080
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75076-75080
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645482871750656