Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43624 |
Resumo: | O artigo propõe uma análise do Projeto Maratona do Conhecimento, política pública educacional estabelecida na rede municipal de ensino da cidade de Pato Branco, Paraná, para a melhoria da qualidade na educação. Partindo do contexto de influência oriundo das reformas educacionais, destaca características do Projeto como padronização, competição, comparação, meritocracia e responsabilização pelos resultados, elementos centrados na esfera do trabalho docente e presentes no discurso neoliberal. Discute a constituição da identidade e do trabalho docente como processual e social, constituídos nas relações, nas experiências e práticas cotidianas que envolvem premissas teóricas, contexto individual, relações com outros professores situados num cenário social e político mais amplo. Conclui apontando a necessidade de estruturação de um projeto de educação que contribua para a consolidação de um novo tipo de cidadão e escola, mais emancipados ou para além das exigências do mercado. |
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Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon projectPolíticas públicasProjeto Maratona do ConhecimentoTrabalho docente.O artigo propõe uma análise do Projeto Maratona do Conhecimento, política pública educacional estabelecida na rede municipal de ensino da cidade de Pato Branco, Paraná, para a melhoria da qualidade na educação. Partindo do contexto de influência oriundo das reformas educacionais, destaca características do Projeto como padronização, competição, comparação, meritocracia e responsabilização pelos resultados, elementos centrados na esfera do trabalho docente e presentes no discurso neoliberal. Discute a constituição da identidade e do trabalho docente como processual e social, constituídos nas relações, nas experiências e práticas cotidianas que envolvem premissas teóricas, contexto individual, relações com outros professores situados num cenário social e político mais amplo. Conclui apontando a necessidade de estruturação de um projeto de educação que contribua para a consolidação de um novo tipo de cidadão e escola, mais emancipados ou para além das exigências do mercado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4362410.34117/bjdv8n2-026Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 8806-8826Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 8806-8826Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 8806-88262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43624/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilverio, Layla Consuelo ConstantinopolosComar, Sueli Ribeiro2022-03-02T14:26:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43624Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:23.853755Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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