Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silverio, Layla Consuelo Constantinopolos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Comar, Sueli Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43624
Resumo: O artigo propõe uma análise do Projeto Maratona do Conhecimento, política pública educacional estabelecida na rede municipal de ensino da cidade de Pato Branco, Paraná, para a melhoria da qualidade na educação. Partindo do contexto de influência oriundo das reformas educacionais, destaca características do Projeto como padronização, competição, comparação, meritocracia e responsabilização pelos resultados, elementos centrados na esfera do trabalho docente e presentes no discurso neoliberal. Discute a constituição da identidade e do trabalho docente como processual e social, constituídos nas relações, nas experiências e práticas cotidianas que envolvem premissas teóricas, contexto individual, relações com outros professores situados num cenário social e político mais amplo. Conclui apontando a necessidade de estruturação de um projeto de educação que contribua para a consolidação de um novo tipo de cidadão e escola, mais emancipados ou para além das exigências do mercado.
id VERACRUZ-0_e91ea07111c6ab4914a07f7b56b45e04
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43624
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon projectPolíticas públicasProjeto Maratona do ConhecimentoTrabalho docente.O artigo propõe uma análise do Projeto Maratona do Conhecimento, política pública educacional estabelecida na rede municipal de ensino da cidade de Pato Branco, Paraná, para a melhoria da qualidade na educação. Partindo do contexto de influência oriundo das reformas educacionais, destaca características do Projeto como padronização, competição, comparação, meritocracia e responsabilização pelos resultados, elementos centrados na esfera do trabalho docente e presentes no discurso neoliberal. Discute a constituição da identidade e do trabalho docente como processual e social, constituídos nas relações, nas experiências e práticas cotidianas que envolvem premissas teóricas, contexto individual, relações com outros professores situados num cenário social e político mais amplo. Conclui apontando a necessidade de estruturação de um projeto de educação que contribua para a consolidação de um novo tipo de cidadão e escola, mais emancipados ou para além das exigências do mercado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4362410.34117/bjdv8n2-026Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 8806-8826Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 8806-8826Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 8806-88262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43624/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilverio, Layla Consuelo ConstantinopolosComar, Sueli Ribeiro2022-03-02T14:26:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43624Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:23.853755Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project
title Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project
spellingShingle Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project
Silverio, Layla Consuelo Constantinopolos
Políticas públicas
Projeto Maratona do Conhecimento
Trabalho docente.
title_short Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project
title_full Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project
title_fullStr Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project
title_full_unstemmed Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project
title_sort Perfil profissional e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento / Professional profile and teaching work facing the knowledge marathon project
author Silverio, Layla Consuelo Constantinopolos
author_facet Silverio, Layla Consuelo Constantinopolos
Comar, Sueli Ribeiro
author_role author
author2 Comar, Sueli Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silverio, Layla Consuelo Constantinopolos
Comar, Sueli Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Projeto Maratona do Conhecimento
Trabalho docente.
topic Políticas públicas
Projeto Maratona do Conhecimento
Trabalho docente.
description O artigo propõe uma análise do Projeto Maratona do Conhecimento, política pública educacional estabelecida na rede municipal de ensino da cidade de Pato Branco, Paraná, para a melhoria da qualidade na educação. Partindo do contexto de influência oriundo das reformas educacionais, destaca características do Projeto como padronização, competição, comparação, meritocracia e responsabilização pelos resultados, elementos centrados na esfera do trabalho docente e presentes no discurso neoliberal. Discute a constituição da identidade e do trabalho docente como processual e social, constituídos nas relações, nas experiências e práticas cotidianas que envolvem premissas teóricas, contexto individual, relações com outros professores situados num cenário social e político mais amplo. Conclui apontando a necessidade de estruturação de um projeto de educação que contribua para a consolidação de um novo tipo de cidadão e escola, mais emancipados ou para além das exigências do mercado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43624
10.34117/bjdv8n2-026
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43624
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43624/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 8806-8826
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 8806-8826
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 8806-8826
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645581536460800