Para uma educação libertadora: a disciplina e (in) disciplina em questão / Towards a liberating education: discipline and (in)discipline in question
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28412 |
Resumo: | Nesse trabalho, compreendemos que as questões disciplinares se fazem presentes em todas as etapas de ensino, inclusive na Educação Infantil, e que os distintos entendimentos sobre a disciplina e indisciplina presente nos âmbitos educacionais orientam as práticas educativas no enfrentamento à problemática, delineando o tipo de intervenção, de mediação e de relações estabelecidas junto as crianças, assim como a disciplina a ser almejada e constituída. Temos como pressuposto que a Educação Infantil, em função do atendimento às crianças pequenas, é revestida por particularidades condizentes com a especificidade dos sujeitos que a compõe, e que a educação como prática de liberdade é favorável as necessidades de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Desse modo, assumimos como objetivo desse trabalho refletir sobre a relação estabelecida entre as diferentes concepções de disciplina e indisciplina e a educação libertadora a partir do referêncial teórico de Paulo Freire e demais autores, utilizando para isso uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados demosntraram a relação estreita entre a disciplina como forma de controle e a educação para opressão, bem como, a da disciplina como instrumento de liberdade e a educação para libertação, colocando em evidência o papel determinante que tais percepções assumem na construção da relação pedagógica, que a depender da sua configuração, pode vir a favorecer a autonomia ou submissão. |
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