Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385 |
Resumo: | O programa de monitoria é uma ferramenta através da qual o estudante desenvolve habilidades referentes à docência e ao campo da pesquisa, contribuindo também com o processo de aprendizagem de outros alunos. O objetivo deste trabalho é descrever o programa de monitoria acadêmica na Universidade Federal de Goiás e retratar a percepção do monitor quanto ao aprendizado, troca de conhecimentos e interação com o docente e alunos atendidos na monitoria. Trata-se de um relato de experiência de dois acadêmicos, ambos monitores nas disciplinas de Clínica em Reumatologia e Geriatria e Fisioterapia Aplicada a Reumatologia e Geriatria. Durante a experiência, foi possível conquistar uma boa relação com os alunos, que resultou em desfechos satisfatórios tratando-se de seu desempenho. Além disso, o maior contato com a disciplina por meio do acompanhamento das aulas, auxílio durante os processos de estruturação do conteúdo, avaliações e atividades de reforço para os acadêmicos, fez com que abrangêssemos nosso conhecimento sobre os conteúdos, contribuindo para um melhor futuro como profissional nesta área. Foi perceptível a relevância da monitoria no desenvolvimento teórico e prático dos alunos, facilitando o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das ações disciplinares. |
id |
VERACRUZ-0_efdac9639554197bc01a951e61dd07d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4385 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generationEnsino. Fisioterapia. Geriatria. Reumatologia.O programa de monitoria é uma ferramenta através da qual o estudante desenvolve habilidades referentes à docência e ao campo da pesquisa, contribuindo também com o processo de aprendizagem de outros alunos. O objetivo deste trabalho é descrever o programa de monitoria acadêmica na Universidade Federal de Goiás e retratar a percepção do monitor quanto ao aprendizado, troca de conhecimentos e interação com o docente e alunos atendidos na monitoria. Trata-se de um relato de experiência de dois acadêmicos, ambos monitores nas disciplinas de Clínica em Reumatologia e Geriatria e Fisioterapia Aplicada a Reumatologia e Geriatria. Durante a experiência, foi possível conquistar uma boa relação com os alunos, que resultou em desfechos satisfatórios tratando-se de seu desempenho. Além disso, o maior contato com a disciplina por meio do acompanhamento das aulas, auxílio durante os processos de estruturação do conteúdo, avaliações e atividades de reforço para os acadêmicos, fez com que abrangêssemos nosso conhecimento sobre os conteúdos, contribuindo para um melhor futuro como profissional nesta área. Foi perceptível a relevância da monitoria no desenvolvimento teórico e prático dos alunos, facilitando o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das ações disciplinares. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/438510.34117/bjdv5n11-064Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23539-23545Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23539-23545Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23539-235452525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385/4110Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Gustavo CarrijoMoraes, Tamine Vitória PereiraCarlos, Ana Flávia MagalhãesMoraes, Franciane AssisSantana, Kássia FerreiraCampos, Maristela Lúcia SoaresLeal, Leandra AparecidaCrucioli, Marcela RamosVilela, Daisy de Araújo2021-02-15T12:36:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4385Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:46.843731Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation |
title |
Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation |
spellingShingle |
Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation Barbosa, Gustavo Carrijo Ensino. Fisioterapia. Geriatria. Reumatologia. |
title_short |
Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation |
title_full |
Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation |
title_fullStr |
Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation |
title_sort |
Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation |
author |
Barbosa, Gustavo Carrijo |
author_facet |
Barbosa, Gustavo Carrijo Moraes, Tamine Vitória Pereira Carlos, Ana Flávia Magalhães Moraes, Franciane Assis Santana, Kássia Ferreira Campos, Maristela Lúcia Soares Leal, Leandra Aparecida Crucioli, Marcela Ramos Vilela, Daisy de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Tamine Vitória Pereira Carlos, Ana Flávia Magalhães Moraes, Franciane Assis Santana, Kássia Ferreira Campos, Maristela Lúcia Soares Leal, Leandra Aparecida Crucioli, Marcela Ramos Vilela, Daisy de Araújo |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Gustavo Carrijo Moraes, Tamine Vitória Pereira Carlos, Ana Flávia Magalhães Moraes, Franciane Assis Santana, Kássia Ferreira Campos, Maristela Lúcia Soares Leal, Leandra Aparecida Crucioli, Marcela Ramos Vilela, Daisy de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Fisioterapia. Geriatria. Reumatologia. |
topic |
Ensino. Fisioterapia. Geriatria. Reumatologia. |
description |
O programa de monitoria é uma ferramenta através da qual o estudante desenvolve habilidades referentes à docência e ao campo da pesquisa, contribuindo também com o processo de aprendizagem de outros alunos. O objetivo deste trabalho é descrever o programa de monitoria acadêmica na Universidade Federal de Goiás e retratar a percepção do monitor quanto ao aprendizado, troca de conhecimentos e interação com o docente e alunos atendidos na monitoria. Trata-se de um relato de experiência de dois acadêmicos, ambos monitores nas disciplinas de Clínica em Reumatologia e Geriatria e Fisioterapia Aplicada a Reumatologia e Geriatria. Durante a experiência, foi possível conquistar uma boa relação com os alunos, que resultou em desfechos satisfatórios tratando-se de seu desempenho. Além disso, o maior contato com a disciplina por meio do acompanhamento das aulas, auxílio durante os processos de estruturação do conteúdo, avaliações e atividades de reforço para os acadêmicos, fez com que abrangêssemos nosso conhecimento sobre os conteúdos, contribuindo para um melhor futuro como profissional nesta área. Foi perceptível a relevância da monitoria no desenvolvimento teórico e prático dos alunos, facilitando o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das ações disciplinares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385 10.34117/bjdv5n11-064 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385/4110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23539-23545 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23539-23545 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23539-23545 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645428907835392 |