Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gustavo Carrijo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moraes, Tamine Vitória Pereira, Carlos, Ana Flávia Magalhães, Moraes, Franciane Assis, Santana, Kássia Ferreira, Campos, Maristela Lúcia Soares, Leal, Leandra Aparecida, Crucioli, Marcela Ramos, Vilela, Daisy de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385
Resumo: O programa de monitoria é uma ferramenta através da qual o estudante desenvolve habilidades referentes à docência e ao campo da pesquisa, contribuindo também com o processo de aprendizagem de outros alunos. O objetivo deste trabalho é descrever o programa de monitoria acadêmica na Universidade Federal de Goiás e retratar a percepção do monitor quanto ao aprendizado, troca de conhecimentos e interação com o docente e alunos atendidos na monitoria. Trata-se de um relato de experiência de dois acadêmicos, ambos monitores nas disciplinas de Clínica em Reumatologia e Geriatria e Fisioterapia Aplicada a Reumatologia e Geriatria. Durante a experiência, foi possível conquistar uma boa relação com os alunos, que resultou em desfechos satisfatórios tratando-se de seu desempenho. Além disso, o maior contato com a disciplina por meio do acompanhamento das aulas, auxílio durante os processos de estruturação do conteúdo, avaliações e atividades de reforço para os acadêmicos, fez com que abrangêssemos nosso conhecimento sobre os conteúdos, contribuindo para um melhor futuro como profissional nesta área. Foi perceptível a relevância da monitoria no desenvolvimento teórico e prático dos alunos, facilitando o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das ações disciplinares.  
id VERACRUZ-0_efdac9639554197bc01a951e61dd07d9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4385
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generationEnsino. Fisioterapia. Geriatria. Reumatologia.O programa de monitoria é uma ferramenta através da qual o estudante desenvolve habilidades referentes à docência e ao campo da pesquisa, contribuindo também com o processo de aprendizagem de outros alunos. O objetivo deste trabalho é descrever o programa de monitoria acadêmica na Universidade Federal de Goiás e retratar a percepção do monitor quanto ao aprendizado, troca de conhecimentos e interação com o docente e alunos atendidos na monitoria. Trata-se de um relato de experiência de dois acadêmicos, ambos monitores nas disciplinas de Clínica em Reumatologia e Geriatria e Fisioterapia Aplicada a Reumatologia e Geriatria. Durante a experiência, foi possível conquistar uma boa relação com os alunos, que resultou em desfechos satisfatórios tratando-se de seu desempenho. Além disso, o maior contato com a disciplina por meio do acompanhamento das aulas, auxílio durante os processos de estruturação do conteúdo, avaliações e atividades de reforço para os acadêmicos, fez com que abrangêssemos nosso conhecimento sobre os conteúdos, contribuindo para um melhor futuro como profissional nesta área. Foi perceptível a relevância da monitoria no desenvolvimento teórico e prático dos alunos, facilitando o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das ações disciplinares.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/438510.34117/bjdv5n11-064Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23539-23545Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23539-23545Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23539-235452525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385/4110Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Gustavo CarrijoMoraes, Tamine Vitória PereiraCarlos, Ana Flávia MagalhãesMoraes, Franciane AssisSantana, Kássia FerreiraCampos, Maristela Lúcia SoaresLeal, Leandra AparecidaCrucioli, Marcela RamosVilela, Daisy de Araújo2021-02-15T12:36:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4385Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:46.843731Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation
title Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation
spellingShingle Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation
Barbosa, Gustavo Carrijo
Ensino. Fisioterapia. Geriatria. Reumatologia.
title_short Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation
title_full Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation
title_fullStr Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation
title_full_unstemmed Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation
title_sort Relato de experiência no seguimento disciplinar teórico-prático de reumatologia e geriatria / Disciplinary follow-up experience report theoretical and practice of reumatology and generation
author Barbosa, Gustavo Carrijo
author_facet Barbosa, Gustavo Carrijo
Moraes, Tamine Vitória Pereira
Carlos, Ana Flávia Magalhães
Moraes, Franciane Assis
Santana, Kássia Ferreira
Campos, Maristela Lúcia Soares
Leal, Leandra Aparecida
Crucioli, Marcela Ramos
Vilela, Daisy de Araújo
author_role author
author2 Moraes, Tamine Vitória Pereira
Carlos, Ana Flávia Magalhães
Moraes, Franciane Assis
Santana, Kássia Ferreira
Campos, Maristela Lúcia Soares
Leal, Leandra Aparecida
Crucioli, Marcela Ramos
Vilela, Daisy de Araújo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Gustavo Carrijo
Moraes, Tamine Vitória Pereira
Carlos, Ana Flávia Magalhães
Moraes, Franciane Assis
Santana, Kássia Ferreira
Campos, Maristela Lúcia Soares
Leal, Leandra Aparecida
Crucioli, Marcela Ramos
Vilela, Daisy de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Fisioterapia. Geriatria. Reumatologia.
topic Ensino. Fisioterapia. Geriatria. Reumatologia.
description O programa de monitoria é uma ferramenta através da qual o estudante desenvolve habilidades referentes à docência e ao campo da pesquisa, contribuindo também com o processo de aprendizagem de outros alunos. O objetivo deste trabalho é descrever o programa de monitoria acadêmica na Universidade Federal de Goiás e retratar a percepção do monitor quanto ao aprendizado, troca de conhecimentos e interação com o docente e alunos atendidos na monitoria. Trata-se de um relato de experiência de dois acadêmicos, ambos monitores nas disciplinas de Clínica em Reumatologia e Geriatria e Fisioterapia Aplicada a Reumatologia e Geriatria. Durante a experiência, foi possível conquistar uma boa relação com os alunos, que resultou em desfechos satisfatórios tratando-se de seu desempenho. Além disso, o maior contato com a disciplina por meio do acompanhamento das aulas, auxílio durante os processos de estruturação do conteúdo, avaliações e atividades de reforço para os acadêmicos, fez com que abrangêssemos nosso conhecimento sobre os conteúdos, contribuindo para um melhor futuro como profissional nesta área. Foi perceptível a relevância da monitoria no desenvolvimento teórico e prático dos alunos, facilitando o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das ações disciplinares.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385
10.34117/bjdv5n11-064
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4385/4110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23539-23545
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23539-23545
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23539-23545
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645428907835392