Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Alexsandro Crispim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha, Emerson Antônio, dos Santos, Arlete Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440
Resumo: O município de Arataca tem no Assentamento Terra Vista (ATV), espaço para o desenvolvimento de políticas e ações de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A educação do campo é uma condição idealizada por membros do MST. O Centro Integrado Florestan Fernandes (CIFF), escola inserida no ATV, foi instituído em 1997 por membros do MST e se tornou um exemplo concreto da luta do povo no campo, na Bahia e no Brasil. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem na escola do campo, apresenta várias dificuldades para a sua efetivação e consequentemente apresenta uma deficiência na formação de sujeitos críticos e conhecedores de suas realidades que possam transformar o meio em que vivem. Sendo assim, um relato de observações, apontam os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem com os alunos da escola CIFF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, focada na técnica de observação e vivência, visando analisar o cotidiano escolar, sob a ótica de um discente/docente em uma escola do campo no Sul da Bahia. Problemas de locomoção, material didático utilizado e desmotivação quanto aos trabalhos desenvolvidos, são aspectos agravantes na dificuldade do processo de aprendizagem dos alunos e não é raro encontrar professores que desconhecem a realidade do local, do movimento social e às vezes sem formação específica para exercer tal cargo. Embora ainda seja muito tímido, o modelo de alternância, com vivência na comunidade do assentamento, é uma opção para que o processo de ensino e aprendizagem flua naturalmente.
id VERACRUZ-0_f0bdd058352853ec1e2bdb8d52a63b37
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36440
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BAEducação do CampoMovimento SocialObservaçãoEnsino-Aprendizagem.O município de Arataca tem no Assentamento Terra Vista (ATV), espaço para o desenvolvimento de políticas e ações de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A educação do campo é uma condição idealizada por membros do MST. O Centro Integrado Florestan Fernandes (CIFF), escola inserida no ATV, foi instituído em 1997 por membros do MST e se tornou um exemplo concreto da luta do povo no campo, na Bahia e no Brasil. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem na escola do campo, apresenta várias dificuldades para a sua efetivação e consequentemente apresenta uma deficiência na formação de sujeitos críticos e conhecedores de suas realidades que possam transformar o meio em que vivem. Sendo assim, um relato de observações, apontam os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem com os alunos da escola CIFF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, focada na técnica de observação e vivência, visando analisar o cotidiano escolar, sob a ótica de um discente/docente em uma escola do campo no Sul da Bahia. Problemas de locomoção, material didático utilizado e desmotivação quanto aos trabalhos desenvolvidos, são aspectos agravantes na dificuldade do processo de aprendizagem dos alunos e não é raro encontrar professores que desconhecem a realidade do local, do movimento social e às vezes sem formação específica para exercer tal cargo. Embora ainda seja muito tímido, o modelo de alternância, com vivência na comunidade do assentamento, é uma opção para que o processo de ensino e aprendizagem flua naturalmente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3644010.34117/bjdv7n9-438Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92699-92726Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92699-92726Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92699-927262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Alexsandro CrispimRocha, Emerson Antôniodos Santos, Arlete Ramos2022-06-02T12:31:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36440Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:52.882999Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
title Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
spellingShingle Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
de Almeida, Alexsandro Crispim
Educação do Campo
Movimento Social
Observação
Ensino-Aprendizagem.
title_short Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
title_full Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
title_fullStr Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
title_full_unstemmed Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
title_sort Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
author de Almeida, Alexsandro Crispim
author_facet de Almeida, Alexsandro Crispim
Rocha, Emerson Antônio
dos Santos, Arlete Ramos
author_role author
author2 Rocha, Emerson Antônio
dos Santos, Arlete Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Alexsandro Crispim
Rocha, Emerson Antônio
dos Santos, Arlete Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Movimento Social
Observação
Ensino-Aprendizagem.
topic Educação do Campo
Movimento Social
Observação
Ensino-Aprendizagem.
description O município de Arataca tem no Assentamento Terra Vista (ATV), espaço para o desenvolvimento de políticas e ações de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A educação do campo é uma condição idealizada por membros do MST. O Centro Integrado Florestan Fernandes (CIFF), escola inserida no ATV, foi instituído em 1997 por membros do MST e se tornou um exemplo concreto da luta do povo no campo, na Bahia e no Brasil. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem na escola do campo, apresenta várias dificuldades para a sua efetivação e consequentemente apresenta uma deficiência na formação de sujeitos críticos e conhecedores de suas realidades que possam transformar o meio em que vivem. Sendo assim, um relato de observações, apontam os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem com os alunos da escola CIFF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, focada na técnica de observação e vivência, visando analisar o cotidiano escolar, sob a ótica de um discente/docente em uma escola do campo no Sul da Bahia. Problemas de locomoção, material didático utilizado e desmotivação quanto aos trabalhos desenvolvidos, são aspectos agravantes na dificuldade do processo de aprendizagem dos alunos e não é raro encontrar professores que desconhecem a realidade do local, do movimento social e às vezes sem formação específica para exercer tal cargo. Embora ainda seja muito tímido, o modelo de alternância, com vivência na comunidade do assentamento, é uma opção para que o processo de ensino e aprendizagem flua naturalmente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440
10.34117/bjdv7n9-438
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92699-92726
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92699-92726
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92699-92726
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645559289872384