Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440 |
Resumo: | O município de Arataca tem no Assentamento Terra Vista (ATV), espaço para o desenvolvimento de políticas e ações de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A educação do campo é uma condição idealizada por membros do MST. O Centro Integrado Florestan Fernandes (CIFF), escola inserida no ATV, foi instituído em 1997 por membros do MST e se tornou um exemplo concreto da luta do povo no campo, na Bahia e no Brasil. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem na escola do campo, apresenta várias dificuldades para a sua efetivação e consequentemente apresenta uma deficiência na formação de sujeitos críticos e conhecedores de suas realidades que possam transformar o meio em que vivem. Sendo assim, um relato de observações, apontam os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem com os alunos da escola CIFF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, focada na técnica de observação e vivência, visando analisar o cotidiano escolar, sob a ótica de um discente/docente em uma escola do campo no Sul da Bahia. Problemas de locomoção, material didático utilizado e desmotivação quanto aos trabalhos desenvolvidos, são aspectos agravantes na dificuldade do processo de aprendizagem dos alunos e não é raro encontrar professores que desconhecem a realidade do local, do movimento social e às vezes sem formação específica para exercer tal cargo. Embora ainda seja muito tímido, o modelo de alternância, com vivência na comunidade do assentamento, é uma opção para que o processo de ensino e aprendizagem flua naturalmente. |
id |
VERACRUZ-0_f0bdd058352853ec1e2bdb8d52a63b37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36440 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BAEducação do CampoMovimento SocialObservaçãoEnsino-Aprendizagem.O município de Arataca tem no Assentamento Terra Vista (ATV), espaço para o desenvolvimento de políticas e ações de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A educação do campo é uma condição idealizada por membros do MST. O Centro Integrado Florestan Fernandes (CIFF), escola inserida no ATV, foi instituído em 1997 por membros do MST e se tornou um exemplo concreto da luta do povo no campo, na Bahia e no Brasil. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem na escola do campo, apresenta várias dificuldades para a sua efetivação e consequentemente apresenta uma deficiência na formação de sujeitos críticos e conhecedores de suas realidades que possam transformar o meio em que vivem. Sendo assim, um relato de observações, apontam os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem com os alunos da escola CIFF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, focada na técnica de observação e vivência, visando analisar o cotidiano escolar, sob a ótica de um discente/docente em uma escola do campo no Sul da Bahia. Problemas de locomoção, material didático utilizado e desmotivação quanto aos trabalhos desenvolvidos, são aspectos agravantes na dificuldade do processo de aprendizagem dos alunos e não é raro encontrar professores que desconhecem a realidade do local, do movimento social e às vezes sem formação específica para exercer tal cargo. Embora ainda seja muito tímido, o modelo de alternância, com vivência na comunidade do assentamento, é uma opção para que o processo de ensino e aprendizagem flua naturalmente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3644010.34117/bjdv7n9-438Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92699-92726Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92699-92726Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92699-927262525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Alexsandro CrispimRocha, Emerson Antôniodos Santos, Arlete Ramos2022-06-02T12:31:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36440Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:52.882999Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA |
title |
Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA |
spellingShingle |
Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA de Almeida, Alexsandro Crispim Educação do Campo Movimento Social Observação Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA |
title_full |
Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA |
title_fullStr |
Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA |
title_full_unstemmed |
Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA |
title_sort |
Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca – BA / field education: report of analysis of factors that interfere the teaching and learning process in the Florestan Fernandes school in Arataca – BA |
author |
de Almeida, Alexsandro Crispim |
author_facet |
de Almeida, Alexsandro Crispim Rocha, Emerson Antônio dos Santos, Arlete Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Emerson Antônio dos Santos, Arlete Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Alexsandro Crispim Rocha, Emerson Antônio dos Santos, Arlete Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Movimento Social Observação Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Educação do Campo Movimento Social Observação Ensino-Aprendizagem. |
description |
O município de Arataca tem no Assentamento Terra Vista (ATV), espaço para o desenvolvimento de políticas e ações de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A educação do campo é uma condição idealizada por membros do MST. O Centro Integrado Florestan Fernandes (CIFF), escola inserida no ATV, foi instituído em 1997 por membros do MST e se tornou um exemplo concreto da luta do povo no campo, na Bahia e no Brasil. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem na escola do campo, apresenta várias dificuldades para a sua efetivação e consequentemente apresenta uma deficiência na formação de sujeitos críticos e conhecedores de suas realidades que possam transformar o meio em que vivem. Sendo assim, um relato de observações, apontam os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem com os alunos da escola CIFF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, focada na técnica de observação e vivência, visando analisar o cotidiano escolar, sob a ótica de um discente/docente em uma escola do campo no Sul da Bahia. Problemas de locomoção, material didático utilizado e desmotivação quanto aos trabalhos desenvolvidos, são aspectos agravantes na dificuldade do processo de aprendizagem dos alunos e não é raro encontrar professores que desconhecem a realidade do local, do movimento social e às vezes sem formação específica para exercer tal cargo. Embora ainda seja muito tímido, o modelo de alternância, com vivência na comunidade do assentamento, é uma opção para que o processo de ensino e aprendizagem flua naturalmente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440 10.34117/bjdv7n9-438 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36440/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92699-92726 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92699-92726 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92699-92726 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645559289872384 |