Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22678 |
Resumo: | Este texto discute a influência da afetividade e da motivação na atividade pedagógica partindo do pressuposto de que os afetos estão presentes no processo de construção de sentidos, fator primordial para que os alunos estabeleçam vínculos com atividades que propiciem a construção dos significados do currículo escolar. Objetiva analisar a importância do processo de vinculação do aluno à atividade pedagógica, evidenciando as conexões entre afeto, sentido e significado, mediante a apresentação e discussão destes conceitos. O artigo se fundamente em estudos sobre a concepção leontieviana de atividade e sobre o papel da afetividade para a aprendizagem. Conclui que o planejamento de atividades de ensino fundamentado nas relações entre afetos, sentidos e significados é de fundamental importância para o engajamento do aluno em atividades de aprendizagem que objetivam a apropriação dos conteúdos curriculares. |
id |
VERACRUZ-0_f8d14a0375eb5509b8d6e38039a04441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22678 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activityafetividadesentido/significadoatividade pedagógica.Este texto discute a influência da afetividade e da motivação na atividade pedagógica partindo do pressuposto de que os afetos estão presentes no processo de construção de sentidos, fator primordial para que os alunos estabeleçam vínculos com atividades que propiciem a construção dos significados do currículo escolar. Objetiva analisar a importância do processo de vinculação do aluno à atividade pedagógica, evidenciando as conexões entre afeto, sentido e significado, mediante a apresentação e discussão destes conceitos. O artigo se fundamente em estudos sobre a concepção leontieviana de atividade e sobre o papel da afetividade para a aprendizagem. Conclui que o planejamento de atividades de ensino fundamentado nas relações entre afetos, sentidos e significados é de fundamental importância para o engajamento do aluno em atividades de aprendizagem que objetivam a apropriação dos conteúdos curriculares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2267810.34117/bjdv7n1-099Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1444-1454Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1444-1454Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1444-14542525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22678/18172Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Ana Gabriella DiasAlves, Bruna MariaDias, EdnaMedeiros, Valmira Lúcia Matias de2021-09-21T10:44:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22678Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:32.698322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity |
title |
Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity |
spellingShingle |
Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity Reis, Ana Gabriella Dias afetividade sentido/significado atividade pedagógica. |
title_short |
Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity |
title_full |
Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity |
title_fullStr |
Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity |
title_full_unstemmed |
Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity |
title_sort |
Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity |
author |
Reis, Ana Gabriella Dias |
author_facet |
Reis, Ana Gabriella Dias Alves, Bruna Maria Dias, Edna Medeiros, Valmira Lúcia Matias de |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Bruna Maria Dias, Edna Medeiros, Valmira Lúcia Matias de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ana Gabriella Dias Alves, Bruna Maria Dias, Edna Medeiros, Valmira Lúcia Matias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
afetividade sentido/significado atividade pedagógica. |
topic |
afetividade sentido/significado atividade pedagógica. |
description |
Este texto discute a influência da afetividade e da motivação na atividade pedagógica partindo do pressuposto de que os afetos estão presentes no processo de construção de sentidos, fator primordial para que os alunos estabeleçam vínculos com atividades que propiciem a construção dos significados do currículo escolar. Objetiva analisar a importância do processo de vinculação do aluno à atividade pedagógica, evidenciando as conexões entre afeto, sentido e significado, mediante a apresentação e discussão destes conceitos. O artigo se fundamente em estudos sobre a concepção leontieviana de atividade e sobre o papel da afetividade para a aprendizagem. Conclui que o planejamento de atividades de ensino fundamentado nas relações entre afetos, sentidos e significados é de fundamental importância para o engajamento do aluno em atividades de aprendizagem que objetivam a apropriação dos conteúdos curriculares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22678 10.34117/bjdv7n1-099 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22678 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22678/18172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1444-1454 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1444-1454 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1444-1454 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645503351488512 |